-
Hipócrates via a saúde como o equilíbrio e a organização dos quatro fluídos do ser humano: bile amarela, bile negra, fleuma e sangue.
-
Devido à influência do Cristianismo, a doença passou a ser vista como um castigo divino resultado de algum pecado cometido pela pessoa. E a cura dessa doença seria um sinal de fé em Deus.
-
“Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”. A OMS oficializou a importância do bem-estar mental para se construir uma saúde, ato que pode ter impulsionado a introdução da Psicologia nos hospitais na década de 50.
-
De 1954 a 1957, foram implantados serviços de psicologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
-
No final da década de 60, Psicologia da Saúde surgiu na América Latina com psicólogos ocupando postos no Ministério da Saúde de Cuba.
-
Em 1970, deu-se início a um grupo de trabalho sobre Psicologia da Saúde na Associação Americana de Psicologia.
-
Criou-se a disciplina de Psicologia da Saúde na Universidade da Califórnia.
-
Em Cuba, foi fundada a primeira Sociedade de Psicologia da Saúde do mundo.
-
Em 1978, foi criada a divisão "Health Psychology" na American Psychological Association.
-
Na década de 80, no Brasil, foram abertos vários concursos nas esferas da União, estados e municípios para atividades em hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde, centros de saúde e programas de orientação, prevenção e educação para a saúde. Esses concursos pediam capacitação específica em Psicologia da Saúde.
-
Na década de 80, houve a formação de sociedades como as de psico-oncologia, medicina psicossomática, cuidados paliativos, psicologia hospitalar, neuropsicologia, psicologia pré e perinatal e psicologia da saúde. Psicólogos da Saúde participaram dessas formações.
-
Em 1982, foi publicada pela APA a Health Psychology, a primeira revista especializada na área.
-
-
Em 1986, foi fundada a Sociedade Europeia de Psicologia da Saúde.
-
Em 1987, o Brasil sediou o II Seminário Internacional de Psicologia da Saúde, ocorrido em São Paulo.
-
Inspirado na Lei nº 8080/1990, considera a saúde como uma amplitude do bem-estar e tira o foco da "cura de doenças", com enfoque na promoção da saúde e na vigilância de saúde. Isso pode ter reforçado a importância da Psicologia em outros locais além do hospital e da clínica, e também da atenção às pessoas próximas ao paciente (família, equipe de tratamento etc.).