Mapa de egito de bandeira e da libra egípcia 74457738

Projeto enquanto isso: Egito Medieval

  • 476

    476 - O Domínio Bizantino

    476 - O Domínio Bizantino
    Quando Odoacro depôs o último imperador do Império Romano do Ocidente, Romulo Augusto, O império oriental, com a capital em Constantinopla, conseguiu manter as províncias da Grécia, dos Balcãs, da Palestina, da Síria e do Egito, estes três últimos os mais ricos que abasteciam o resto.
  • Period: 476 to 1517

    Egito Medieval

  • 486

    Alexandria, uma cidade importante

    Alexandria, uma cidade importante
    Durante o domínio Bizantino, Antioquia e Alexandria foram as cidades mais importantes, com um comércio florescente e artesãos dedicados à criação de objetos de luxo para uma aristocracia que possuía a terra e suas rendas, pois houve a acentuação da criação do latifúndio como resultado da crise do terceiro século neste período com grandes concentrações de terra. As escolas proliferaram em Alexandria, e os filósofos cristãos e pagãos eram discutidos em sua biblioteca.
  • 570

    Nascimento de Maomé

    Nascimento de Maomé
    Nascia em Meca Maomé, líder religioso, político e militar árabe fundador do Islã._____________________________________ Para melhor entendimento
    [https://www.youtube.com/watch?v=EvT15mqsMJw]
    [https://www.youtube.com/watch?v=YtwRj4qV2Sg]
  • 590

    Inicio do reinado de Cosroes II Xá sassânida da Pérsia

    Inicio do reinado de Cosroes II Xá sassânida da Pérsia
    Cosroes II, chamado de PARVEZ ( o sempre vitorioso), foi o vigésimo Xá sassânida da Pérsia, reinando dos anos de 590 a 628.
    Foi o responsável pelo breve domínio do Egito pelo Império Sassânida.
  • 618

    Dinastia Sassânida

    Dinastia Sassânida
    No ano de 618, o então Xa persa Cosroes II, invade o Egito, que estava sobre domínio Bizantino, toma a Babilônia ( antigo Cairo), Alexandria e chaga ate a Etiópia.
    O Egito permaneceria nas mãos dos persas por dez anos, governada a partir de Alexandria pelo general Charbaraz.
  • 629

    Heráclio derrota os Persas, Egito nas mãos Bizantinas

    Heráclio, o Jovem, reinou como imperador bizantino de 5 de outubro de 610 a 11 de fevereiro de 641, reconquistar o território tomado pelos persas e no ano de 629 o Egito volta a um breve domínio Bizantino, que durará até Omar ibn al-Khattab iniciar uma serie de conquistas em 639 na chamada expansão Árabe.
  • 639

    Amr Ibn Al- As: O Inicio do Domínio Omíada

    Amr Ibn Al- As: O Inicio do Domínio Omíada
    Em Dezembro de 639, Amr Ibn Al- as, invade o Egito com um pequeno exercito.
  • 640

    Amr Ibn Al- As vence os bizantinos

    Amr, recebe reforços , e os árabes vencem os bizantinos em Heliópolis, Egito, no ano de 640, onde fundou Fostate, antecessora do atual Cairo como capital provincial.
    Além de ser um militar brilhante, Amr também destacou-se como um político astuto e influente, organizou o governo do Egito, especificou o sistema de impostos e de justiça.
  • 641

    O Cairo se rende a invasão de Amr

    O Cairo se rende a invasão de Amr
    Apos a invasão, em 641 acontece a queda da fortaleza de Babilônia do Egito nas proximidades da atual cidade do cairo.
  • 642

    Alexandria se rende

    Em setembro de 642, após uma resistência de cinco meses, Alexandria se rende ao domíno de Amr Ibn Al-As
  • 642

    Amr constrói a Primeira mesquita do Egito

    Amr constrói a Primeira mesquita do Egito
    Apos instalar a capital do Egito em Fostate, onde tinha existido uma fortaleza romana chamada Babilônia. Em 642, Amr ibn Al-As, ordena a Construção de uma Mesquita no centro da nova cidade, que posteriormente seria conhecida como Mesquita de Amr
  • 650

    O Egito se converte ao islam

    O Egito se converte ao islam
    Ao longo dos séculos seguintes, após Amr dominar o Egito, a população que o habitava converteu-se ao islã e adotou como língua o árabe.
    O domínio Omíada durou de 639 ate 750.
  • Jan 6, 664

    morte de Amr

    Amr morreu no dia 6 de janeiro de 664, em fostate, como governador do Egito.
  • 750

    Egito e o domínio Abássida

    Egito e o domínio Abássida
    No ano de 750, os Omíadas sobrem um derrota e acabam por ser dominados pelos Abássidas._______________________________
    Dica de leitura (http://www.klepsidra.net/klepsidra8/arabes7.html)
  • 762

    Os Abássida e a nova capital

    Por motivos de segurança, Al-Saffah havia transferido a capital do Califado de Damasco para Bagdá, mas foi Abu Ja'far Abdallah ibn Muhammad al-Mansur, segundo Califa Abássida, o responsável pela construção dessa nova capital que se tornaria famosa na historia dos Abássidas a atual Bagdá. Durante este período, o mundo islâmico se tornou um centro intelectual para ciência, filosofia, medicina e a educação, pois os abássidas abraçaram a causa do conhecimento e criaram a Casa da Sabedoria.
  • 826

    Agitações no Egito abássida

    Por volta de 826 a 837, o império começou a sofre pequenas agitações e revoltas de caráter social, estas agitações perturbaram a paz interna no reino.
  • Sep 15, 868

    Dinastias Tulúnida

    Dinastias Tulúnida
    Aḥmad ibn Ṭūlūn foi o fundador da dinastia, governou o Egito e Síria entre 868 e 905. inicialmente era um soldado escravo turco, que foi nomeado pelo então califa abássida Almutaz como governador do Egito.
  • May 10, 884

    Morte de Ahmad: O Fundador da dinastia

    Ahmad, desempenhou tão bem sua missão e adquiriu grande prestigio junto as tropas e a população que se tornou praticamente independente do Califado.
    Morreu em 884 e foi substituído por seu filho Chumarauai,que durante seu reinado, expandiu-se à fronteira bizantina e da Mesopotâmia Superior à Núbia. E em 893, renovou acordos com o novo califa abássida, Almutadide, selado com o casamento de sua filha Qatr al-Nada com o califa.
  • Jan 18, 896

    Chumarauai

    Chumarauai foi morto em 18 de janeiro de 896 por um de seus serventes, que havia mantido um caso com sua esposa favorita Quando Chumarauai soube disso, o servo temeu por sua vida, e organizou uma conspiração que retirou a vida do governante. Seu filho Jaixe, assume o poder, mas acaba sendo deposto e morto em novembro, seu irmão mais novo Harune acende ao trono. Porém o Estado Tulúnida entrou um período de tumulto e fraqueza, fato aproveitado pelo Califa abássida para recuperar a sua soberania
  • 905

    Egito é reincorporado ao Estado Abássida

    Em 905, al-Muktafi (reinou de 902 a 908), sucessor de Almutadide invadiu o Egito e reincorporou o país ao Estado Abássida.
  • Aug 29, 935

    A dinastia Ikhchídida: Ibne Tugeje

    A dinastia Ikhchídida: Ibne Tugeje
    Em 935, Maomé ibne Tugeje al-Ikchída (ou somente Ibne Tugeje) foi nomeado novo governador do Egito e Síria. Seu reinado marca um período raro de paz doméstica, estabilidade e bom governo.
    Em 938, o califa Abássida Arradi atribuiu a este o título de Ikchída (título principesco dos governantes). Os descendentes de Ibne Tugeje governaram o Egito até 969, quando os fatímidas colocaram um fim na dinastia Ikhchídida.
  • Jul 1, 969

    Egito e o Dominio Fatímida

    Egito e o Dominio Fatímida
    Al Muizz, quarto califa fatímida e o décimo-quarto imam ismaelita, conquistou sem dificuldades o Egito no ano de 969. Durante o seu governo o califa mudou a capital para a cidade do Cairo ("Vitória"), mudando assim o centro do poder fatímida da Ifríquia (território do norte do Norte de África que corresponde à atual Tunísia noroeste da Líbia e nordeste da Argélia) para o Egito.
  • 975

    Al-Aziz

    O prestigio dos Fatímidas atinge o seu apogeu sob a influência de Al-Aziz. Sua prestígio estendia-se desde o litoral atlântico até Hadramaut (região ao sul da península arábica) e as montanhas do Tauro, incluindo o Egito.
  • 980

    Fatímidas e sua influências

    Os califas Fatímidas exerceram uma verdadeira influência atraindo sábios para as bibliotecas e estimulando a literatura e arte, nora-se que o Cairo despertava nesta época grande admiração e entusiasmos entre os viajantes.
  • 988

    988 é fundada Al-Azhar a Segunda universidade do Mundo

    988 é fundada Al-Azhar a Segunda universidade do Mundo
    Fundada como escola de teologia do Califado Fatímida, a Universidade de Al-Azhar, é a segunda mais antiga universidade do mundo. Inicialmente era um centro de aprendizagem islâmica. Estudam o Alcorão e a lei islâmica, sendo necessário, para admissão, saber de cor o Alcorão ou importantes partes dele. Nacionalizada em 1960, em 1961 disciplinas não-religiosas foram adicionados ao seu currículo,(Medicina, Farmácia, Engenharia e Agricultura). Em 1962 admitiu pela primeira vez estudantes femininas.
  • 989

    Importância econômica e comercial da era Fatímida

    Durante o califado fatímida o Egito conhece uma notável atividade econômica chegando a suplantar Bagdá. com uma posição geográfica favorável à rotas comerciais, tornou-se a principal alternativa de passagem de rotas comerciais entre o Oriente e a Cristandade.
    Alexandria acabou por tornar-se um importantíssimo local de transações comerciais.
  • Jun 13, 1036

    Al- Mustansir: O inicio da decadência do califado

    Al- Mustansir é declarado sucessor de seu pai Ali Azair e passa a governar o califado em 1036, mas este se revelou um governante incapaz, Seu califado durou mais de sessenta anos sendo considerado o mais logo califado islâmico.Durante o seu reinado, o Califado Fatímida caiu numa situação de caos, a chegada dos primeiros cruzados no Egito, retardou por um tempo a queda do poder egípcio perante os turcos.
  • 1160

    Al-Azid: o ultimo califa

    Al-Azid, tornou califa ainda menor de idade, tendo um visir para administrar seus domínios. O reinado dos fatímidas estavam fraco e dividido, que os cruzados puderam iniciar uma invasão ao Egito. Com a ajuda das tropas sírias sob Xircu e Saladino, o vizir egípcio Xauar conseguiu repelir as incursões. Fazendo alianças alternativas o vizir Xauar conseguiu manter-se no poder ate ser derrubado por Xircu, estes morreu após dois meses de governo tornando seu sobrinho, Saladino novo o vizir no Egito.
  • 1171

    A morte do Ultimo Califa

    1171, morre o ultimo califa Fatímida Al-Azid.
    Após a morte do Califa, Saladino, Vizir egipcio, assume o poder de seus domínios.
  • 1171

    Dinastia Aiúbida

    Dinastia  Aiúbida
    A Dinastia Ayyúbida, é uma das mais famosas do mundo Árabe Medieval, tem este nome em homenagem ao pai de Saladino- Ayyub Ben Shadi.____________________________________
    Dica de Documentario: Arquivos Confidenciais - Saladino.
    [https://www.youtube.com/watch?v=GAQppwLxDrM]
  • 1175

    Saladino é nomeado Suldão

    Saladino é nomeado Suldão
    Apos a morte de Nūr ad-Dīn (soberano da dinastia zengida, governando a Síria e o Iraque), Saladino teve sua posição fortalecida perante o califado, este por sua vez lhe concedeu o cargo de SULTÃO DO EGITO, em 1175.
    Saladino reformou a administração do país, reorganizou o exercito impondo sua autoridade ao país prolongou suas fronteiras conquistando a costa da Líbia, o norte do Sudão e o Iêmen
  • 1193

    Após a morte de Saladino

    Saladino morre em 1193, após ter repartido os seus domínios entre seus filhos e irmão; Othman, sucede seu pai no Egito, aliou-se com seu Tio Al-Adil I contra os outros filhos de Saladino. Porém, Othman morreu em 29 de novembro de 1198 depois de cair de um cavalo e seu filho de apenas nove anos o sucedeu tendo um tutor; o que facilitou para que em 1200 Al-Adil I tomasse o poder.
  • 1200

    Al Adil I

    Al-Adil I, tornou-se Sultão do Egito em 1200, destronando e sucedendo Al-Mansur (filho de Othman), seu reinado durou dezoito anos até a sua morte em 1218 ao adoecer durante a quinta campanha das cruzadas, sendo substituído por Al-Kamil, seu filho.
  • 1218

    Al-kamil e a Quinta cruzada

    Al-kamil e a Quinta cruzada
    Al-Kamil foi o Sultão do Egito após a morte de seu pai Al adil I, liderou as forças defensoras durante o Cerco de Damieta (Egito) contra a Quinta Cruzada, fez diversas ofertas de paz aos cruzados, todas rejeitadas, por conta da influência do legado pontifício, mas tarde os cruzados teriam de abandonar Damieta e aceitar a trégua.
  • 1238

    Al Adil II

    Quando Al-Kamil morre, seu filho Al-Adil II torna-se o novo sultão, porém com um governo totalmente despreparado acaba sendo deposto por seu irmão As-Salih após dois anos de governo.
  • 1240

    As-Salih

    Após derrubar o governo de seu irmão e assumir o controle do Egito, As-Salih tornou-se o sétimo Sutão do Egito, reinando de 1240 a 1248.
  • Jun 8, 1249

    Luís IX invade Damieta

    Luís IX invade Damieta
    No ano de 1249, Luis IX da França, tomou Damieta por ocasião da setima cruzada, Algo curioso aconteceu; As-salih que estava em campanha contra seu tio na Síria, rapidamente retornou e acampou em Almançora, onde morreu após ter sua perna amputada numa tentativa de salvar sua vida após um severo abcesso em novembro de 1248, antes de Luis capturar Damieta, este teve sua morte oculpada pela sua viuva Shajar al-Durr até a chegada de seu herdeiro.
  • 1250

    O filho de AS-Salih

    Turan-chah, filho de As-Salih, ascende ao trono por um breve período 1249 a 1250. O novo soberano acabou sendo assassinado por egípcios descontentes com os favores que o sultão cumulava à seus escravos (mamelucos).
  • May 1, 1250

    Quem eram os Mamelucos

    Quem eram os Mamelucos
    Mamlik significa aquele que é possuidor, isto é escravo em poder do seu senhor.
    Os mamelucos que ascenderam ao trono no Egito eram antigos escravos pertencentes ás guardas do Sultão ou dos Emires (um título de nobreza, equivalente no Ocidente a príncipe, sendo historicamente usado nas nações islâmicas do Médio Oriente e Norte de África. ).
    Apos ocuparem o poder, os mamelucos podem ser distinguírem em duas dinastias: A dinastia dos Bahris (1250-1390) e a dinastia de Burji (1382-1517).
  • May 2, 1250

    A dinastia mameluca dos Bahris

    A dinastia mameluca dos Bahris
    Logo após o assassinato de seu filho O sultão Turansan, os mamelucos decidiram nomear Shajar al-Durr, mãe do falecido Sultão como a nova monarca tendo Aybak como seu atabegue (comandante-chefe).
    Shajar al-Durr casou-se com o chefe dos mamelucos e seu atabegue, Aybak. Esta por sua vez abdicou, e deixou como herança o trono do sultanato para o marido, que reinou até 1257.
  • 1257

    Al Mansur Ali

    Com o assassinato de Aybak, Al-Mansur Ali, seu filho reinou de 1257 a 1259, sob um período turbulento por conta da invasão mongol, liderada por Hulagu.
  • 1259

    Qutuz

    Qutuz, enfrentou os Mongóis de Hulugu comandados pelo general Kitbuqa. Acabou por ser assassinado, pelo seu general Baybars, durante uma caçada.
  • Oct 24, 1260

    Baibars

    Baibars, assassinou Qutuz e se proclamou sultão em 1260, governou durante 17 anos enfrentando vários inimigos. Foi o primeiro líder a derrotar o Império Mongol, até então invencível, participou da oitava cruzada, morreu em 1277 sendo que a causa de sua morte nunca foi provada.
  • 1277

    Solamish

    Solamish, ainda criança, sucedeu seu pai por um curto período, sendo forçado a abdicar em favor de seu irmão. kulawun, era o seu guardião, tomou o trono para si.
  • 1279

    kulawun

    Kulawum, foi um sultão mameluco da dinastia Bahri que reinou no Egito entre 1279 e 1290. Enfrentou turcos e mongóis e conquistou a fortaleza hospitalária de Margat em 1285. Morreu durante a tentativa de atacar Acre em 10 de novembro de 1290.
  • Nov 10, 1290

    Khalil al Malil Al-Ashraf

    Coube a Khalil al Malil Al-Ashraf, filho e sussessor de Kalawun, conquistar a famosa fortaleza de Acre. Khalil reinou apenas três anos, foi assassinado por um dos seus generais durante a noite, em sua própria tenda real, enquanto planejava destruir o Império Mongol.
  • Dec 14, 1293

    Al Nasir

    Al-Nasir, irmão e sussessor de Al-Khalil, enfrentou os mongóis em sua última tentativa de invadir o Egito, derrotando-os na batalha de Mardj Al-Suffar em 1303, reinou no Egito por três vezes: entre dezembro de 1293 e dezembro de 1294, entre 1299 e 1309 e de 1309 até à sua morte em 1341.
    O longo reinado de Nasir marcou o apogeu do poder mameluco e ponto alto da cultura no Egito desde a Alexandria Ptolemaica. Diversas obras extraordinárias foram iniciadas.
  • 1340

    Declínio da dinastia

    Al-Nasir morre em 1340, oito de seus filhos foram sucessivamente Sultões. Discórdias internas entretanto proporcionaram a revolta que mais tarde colocaria os Burji no poder, liderados por um escravo chamado Burquq.
  • 1382

    A dinastia de Burji

    A dinastia de Burji
    Desde 1341, o Sultanato Mameluco do Cairo era governado pelos descendentes, mas nenhum deles conseguia exercer o poder de maneira efetiva. Barkuk, que era de origem circassiana e havia sido comprado como escravo, tornando-se um mameluco por volta de 1363.
    Em 1366, Barkuk,já pertencia a uma facção que comandava o governo dos sultões,servindo em diversas funções oficiais.
    Em 1382, ele se sentiu capaz de depor o sultão Sale Haji e reivindicar para si o sultanato. Instalando uma nova dinastia.
  • 1389

    O reinado de Barkuk

    O reinado de Barkuk, governou por dois períodos distintos, primeiro entre 1382 e 1389 e depois, entre 1390 e a sua morte, em 1399, caracterizou-se na politica interna pela luta contra rivais e na politica externa pelas boas relações mantidas com os Sultões Otomanos Murad I e Bayazid I, tendo um inimigo em comum Tamerlão.
  • 1453

    jogadas de poder

    A dinastia de Burji se mostrou especialmente turbulenta, com jogadas de poder político designando sultões de curta duração. Ceifadim Inal subiu ao trono em 1453 e manteve relações amistosas com o poderoso Império Otomano, que acabara de tomar Constantinopla no início do mesmo ano.
  • 1463

    Khuscadam

    khuscadam ,subiu ao trono em 1463, o poder do Sultanato começou a perder prestigio, alternando entre sultões egípcios e otomanos até que o Egito terminou totalmente incorporado pelo Império Otomano.
  • Jan 20, 1517

    O fim de um era

    Em 20 de janeiro de 1517,O sultão otomano Selim I derrotou o sultão mameluco Tuman bay II , transferindo o centro de poder para Istambul. O Império Otomano manteve os mamelucos como a classe dominante egípcia. Os mamelucos e a família Burji recuperaram grande parte de sua influência, mas tecnicamente permaneceram vassalos dos otomanos.