Wilhelm Wundt estabeleceu o primeiro laboratório experimental de psicologia em Leipzig, Alemanha, dedicado ao estudo do estruturalismo. O evento é considerado o ponto de partida da psicologia como uma ciência separada.
Herman Ebbinghaus publica seu seminal "Über das Gedächtnis" ("Sobre a Memória") no qual ele descreve os experimentos de aprendizado e memória que conduziu em si mesmo.
Sigmund Freud Começa a oferecer terapia para pacientes em Viena, na Áustria.
James McKeen Cattell se torna o primeiro professor de psicologia da Universidade da Pensilvânia. Ele publicaria mais tarde "Testes Mentais e Medidas", marcando o advento da avaliação psicológica.
William James publica "Princípios da Psicologia". Sir Francis Galton estabelece técnicas de correlação para entender melhor as relações entre variáveis em estudos de inteligência.
Alfred Binet forma o primeiro laboratório de psicologia dedicado ao psicodiagnóstico.
Sigmund Freud publica seu marco "Interpretação dos Sonhos".
Ivan Pavlov publica suas descobertas sobre o condicionamento clássico.
Edward Thorndike publica "Animal Intelligence", que leva ao desenvolvimento da teoria do condicionamento operante.
Carl Jung começa a afastar-se das visões freudianas e desenvolve suas próprias teorias, às quais ele se refere como psicologia analítica
Sigmund Freud publica trabalho sobre repressão.
Jean Piaget se torna o principal teórico cognitivo com a publicação de sua obra "The Moral Judgment of Children".
Carl Rogers desenvolve a prática da terapia centrada no cliente, que incentiva o respeito e a consideração positiva pelos pacientes.
Burrhus Frederic Skinner publica o livro "Ciência e Comportamento Humano"
Abraham Maslow publica "Motivação e Personalidade", descrevendo sua teoria de uma hierarquia de necessidades. Ele está entre os fundadores da psicologia humanista.
Albert Bandura conduz seu agora famoso experimento com João Bobo, no qual o comportamento infantil é descrito como uma construção de observação, imitação e modelagem.
Stanley Milgram publica "Obediência à Autoridade", que descreve as descobertas de seus famosos experimentos de obediência.
Steven Pinker publica um artigo apresentando suas teorias sobre como as crianças adquirem a linguagem que publicou no livro "The Language Instinct".
John O'Keefe, May-Britt Moser e Edvard Moser dividiram o Prêmio Nobel por sua descoberta de células que constituem um sistema de posicionamento na chave do cérebro para a memória.