Principais acontecimentos da psicologia diante a ciencia

  • 500

    Significado da Psicologia

    Psicologia (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique", "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") "é o estudo do comportamento e dos processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)". O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante.
  • Construção de uma ciência

    No seculo XVII, René Descartes (1596 - 1659). Postulou, que a alma e o corpo poderia se separar. com isso tornou possivel o estudo do corpo humano morto.
  • Bases teóricas da construção de uma ciência

    No século XVIII, o valor atribuído à ciência recebeu um destaque maior. Por este motivo, a Psicologia necessitava superar as especulações filosóficas sobre a mente, uma vez que, as transformações econômicas e políticas ocorridas na sociedade exigiam que os estudos partissem de questionamentos específicos e precisos abordados de modo sistemático e empírico.
  • Surgimento dos psicofisiologistas

    No século XIX, os assuntos antes abordados apenas pela Filosofia passaram a interessar a Fisiologia e a Neurofisiologia. Assim, os fisiologistas dedicados aos fenômenos psicológicos, enquanto fenômenos científicos, ficaram conhecidos como psicofisiologistas. Eles se interessavam em entender como, por exemplo, as sensações corporais influenciavam na conscientização do mundo exterior. E, ainda, se nossas percepções eram reflexos fiéis a realidade propriamente dita.
  • Nascimento da Psicologia Moderna

    Wund Monta na Universidade de Leipzg, o primeiro laboratório para pesquisas em psicologia. Por isso Wundt é considerado fundador dessa nova ciência.
  • "Rompimento da Psicologia com a Filosofia"

    Wundt faz apsicologia romper com a filosofia, delimitando seu campo de estudo. Definindo seus objetos de estudo : O comportamento e a vida psíquica.
  • Enraizamento do BEHAVIORSMO e a PSICANALISE

    O Behaviorismo e a psicanálise assumiram a possição de principais correntes teoricas em psicologia. Sendo usados ate hoje.
  • Reconhecimento como profissão

    No dia 27 de agosto de 1962 foi aprovada a lei nº 4.119, que regulou a profissão de psicologo.
  • O psiquismo. Sigmund Freud (1856-1939).

    Em contraponto ao behaviorismo surge a teoria freudiana segundo a qual o comportamento humano recebe influências de aspectos desconhecidos pela consciência e, assim, as pessoas não possuem um domínio completo de suas atitudes e sentimentos. Logo, a Psicanálise busca explicar nossas motivações, atitudes e até doenças mentais como resultantes de aspectos inconscientes, e não de aspectos neurológicos ou fisiológicos, como se concebia na época.
  • Psicologia e educação

    A psicologia entra na educação para ajudar os professores, a estimular a criativida, desenvolvimento e habilidades e competências, atitudes e valores a esses profissionais.