-
Reforma Oswaldo Cruz, que criou o Serviço de Profilaxia da Febre Amarela e a Inspetoria de Isolamento e Desinfecção Revolta da Vacina. Choques com a polícia, greves, barricadas, quebra-quebra, tiroteios nas ruas, a população se levantou contra o governo.
-
A Lei Eloy Chaves cria as Caixas de Aposentadorias e Pensões
(CAP). Em um contexto de rápido processo de industrialização
e acelerada urbanização, a lei vem apenas conferir estatuto legal. -
Surgiu o ensino e a pesquisa científica no campo da administração, com a criação do Instituto de Organização Racional do Trabalho (Idort). Na década de 1930, outro passo importante na racionalização da Administração Pública foi a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp).
-
Os IAPs foram criados no Estado Novo de Getúlio Vargas. Os
institutos podem ser vistos como resposta, por parte do Estado,
às lutas e reivindicações dos trabalhadores no contexto de
consolidação dos processos de industrialização e urbanização
brasileiros -
Criação do Ministério da Saúde, regulamentado pelo Decreto nº 34.596, de 16 de novembro de 1953 (Lei nº 1.920, de 25/7/1953).
-
Criação da Campanha de Erradicação da Varíola (CEV), também subordinada diretamente ao Ministério da Saúde, dirigida por pessoal dos quadros da Fundação Sesp (Decreto nº 59.153, de 31/8/1966).
-
Em 1977 foi criado o Sistema Nacional de Assistência e
Previdência Social (SINPAS), e, dentro dele, o Instituto
Nacional de Assistência Médica da Previdência Social
(INAMPS), criado em 1974 e que passa a ser o grande órgão
governamental prestador da assistência médica. -
A Criação do Sistema Único de Saúde (SUS) se deu através da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, que “dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes”.