Políticas De Saúde No Brasil: Um Século De Luta Pelo Direito Á Saúde.
-
-
7 de setembro - Independência ou morte!: O Brasil declara a Independência de Portugal.
-
Epidemias de diversas doenças como: febre amarela, varíola, cólera, malária e peste nas principais cidades.
A população pobre dispunha de atendimento de saúde nos hospitais de caridade mantidos pela igreja. -
Em 1901, Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor Geral de Saúde Pública. No combate a febre amarela implantou medidas sanitárias iniciando com 85 homens, os famosos ‘mata – mosquitos’, com o emblema de uma cruz nos bonés. Eles percorriam quintais, jardins, sótãos e porões, aplicando inseticidas. Lacravam caixas-d'água, jogavam petróleo nos alagados e removiam os doentes para hospitais de isolamento.
-
RJ: Vacinação obrigatória imposta pelo governo contra varíola. Medida muito criticada pelos jornais da época e pelo congresso, que protestaram. Foi organizada a ‘Liga contra a vacinação obrigatória’, que culminou com a ‘revolta da vacina’, com a rebelião da população.
SP: Dr. Emilio Ribas mora com doentes de febre amarela para provar que a doença não é contagiosa, em Santos as obras de saneamento dirigidas pelo Dr. Emilio Ribas termina, tornando o porto de Santos mais limpo e sem epidemias. -
-
Diante de toda essa situação explode a revolta dos tenentes que tomam o forte de Copacabana.
-
O levante teve como motivação buscar a queda da República Velha, cujas características oligárquicas atreladas ao latifúndio e ao poderio dos fazendeiros se opunham ao ideal democrático vislumbrado por setores das forças armadas, em especial de baixa patente como tenentes, sargentos, cabos e soldados.
-
O Decreto n° 4.682, de 24 de janeiro de 1923, determinou a criação de Caixa de Aposentadoria e Pensões para os empregados de empresas ferroviárias. É considerada o ponto de partida, no Brasil, da Previdência Social propriamente dita.
Em São Paulo, Dr. Geraldo Paulo Sousa chega dos EUA onde fez o curso de saúde pública, e iniciando obras no centro de saúde, sendo esta social e educativa como a substituição dos guardas, inspetores e delegado pelo médico sanitarista e educador sanitarista. -
São Paulo é bombardeada pelos tenentes que querem reformar o país. A Revolução Paulista de 1924 foi o maior conflito armado, que aconteceu na história da cidade de São Paulo.
A revolta teve baixíssima participação popular, pois os tenentistas não tinham como objetivo a participação do povo no movimento. -
Os revoltosos chegam ao Rio de Janeiro havendo grande conflito.\
Getúlio Vargas decreta que está centralizando e uniformizando as estruturas da saúde do Brasil. -
São Paulo se levanta em armas contra Getúlio e exige constituição prometida em 1930.
Getulio Vargas planeja a constituinte de 1934, cria o Instituto de Aposentadorias e Pensões (IAPS) onde é descontado um pequeno valor dos salários dos operários, no entanto os recursos do IAPS foram aplicados pelo governo no financiamento da industrialização do país. -
O comunista Luiz Carlos Preste disfarçado de Aliança Libertadora Nacional tenta um levante militar para derrubar Getulio Vargas do poder, mas não consegue
-
Getúlio Vargas decreta estado de sítio, cancelamento das eleições presidenciais, fechamento do Congresso e anunciou o advento do estado novo e a criação do Ministério do Trabalho.
Parte dos recursos dos IAPS vai para o (SESP) Serviço de Saúde Pública, criado por acordo entre o Brasil e Estados Unidos, é responsável pela implantação de infra- estrutura, médico- sanitarista de controle da malária e de outras doenças na Amazônia, e em apoio ao processo de exploração da borracha. -
O Brasil adotou o modelo de atenção a saúde dos Estados Unidos, baseado em grandes hospitais, médicos de todas as especialidades, e grande quantidade de equipamentos.
-
Eleito pelo voto popular.
Criação do Ministério da Saúde, fortalecendo as ações de saúde pública e a medicina preventiva. -
-
Serviços de saúde estão ficando sem verbas, programas como saneamento básico estão sendo abandonados.
Nesse mesmo período foi unificado todos os órgãos o SINPAS, INAMPS e INPS agora chamado de IAPAS que mostrou ser mais falho em fiscalizações, levando assim ao falimento do sistema de previdências.
Trabalhadores rurais terão direito a previdência e acesso a aposentadoria e assistência médica.
Epidemia de Meningite censurada. -
Movimentos pela saúde se tornam fortes, buscando por reformas, conseguindo assim a 8º Conferência Nacional de Saúde com a aprovação na Constituição a criação do SUS.
-
Os princípios do SUS são universalidade, integridade e equidade, nesse novo sistema de saúde se tem a participação popular, e aparece como direito de todos com ou sem carteira assinada sendo rico ou pobre.
-
A Constituição de 1988 foi um marco na história da saúde pública brasileira, ao definir saúde como "direito de todos e dever do Estado"
-
Atendimento domiciliar a população.
-
SUS é a mais importante e avançada política social em vigência no Brasil.