-
Marie Skłodowska Curie nasceu no dia 7 de Novembro de 1867 em Varsóvia, no então reino da Polônia, parte do Império Russo.
-
Em 1878, ao doze anos, Marie Curie perde sua mãe, Bronisława Skłodowska. Dois anos depois, também falece sua irmã mais velha. Esses eventos fizeram com que Marie Curie se tornasse agnóstica.
-
Em 1883, ao terminar o ginasial, Marie Curie ganha uma medalha de ouro. Em seguida, ela se muda para o interior para viver com seus parentes paternos, provavelmente devido a uma depressão.
-
Era proibido a inclusão de mulheres no ensino superior da Polônia. Frente a esta circunstância, Curie e sua irmã fizeram um pacto, sua irmã ingressaria numa universidade de Paris para estudar medicina, e viveria lá com a ajuda financeira de Marie, que se tornara governanta, para posteriormente o favor ser retribuído. Durante esse período ela estudava ciências de forma independente, e em 1891, ela se mudou para Paris para morar com a irmã, tendo se matriculado na Sorbonne no mesmo ano.
-
Em 1893, conclui uma graduação em Física, e começou a trabalhar no laboratório industrial do professor Gabriel Lippmann.
-
Após se formar em física, prosseguiu seus estudos em matemática na Universidade de Paris, tendo concluído o curso em 1894.
-
Em 1895, Marie Curie conheceu seu futuro marido, Pierre Curie, e um anos depois estavam casados. Pierre Curie trabalhava em pesquisas elétricas e magnéticas.
-
No dia 12 de Setembro de 1897, nasceu a primeira filha de Marie Curie e Pierre Curie, Irène Joliot-Curie. Ela também se tornou química e ganhou um Nobel de Química em 1935. Irène faleceu em 17 de Março de 1956.
-
Em 1896, Marie Curie e seu marido Pierre Curie, passaram a estudar as radiações emitidas pelos sais de urânio, após serem incentivados pelo próprio descobridor Henri Becquerel. Procuravam novos elementos, que acreditavam existir em alguns minérios, e deduziram em 1898 que haveria, na pechblenda, algum componente que liberava radiação mais que urânio. No mesmo ano, anuncia a descoberta do Polônio, nome referente à Polônia, terra natal de Marie Curie.
-
Marie Curie e Pierre Curie, descobriram juntamente com o Polônio, a partir de seus experimentos com a pechblenda, o elemento químico Rádio. O termo radioatividade e radioativo, surgiram em referência a energia liberada espontaneamente por esse novo elemento.
-
"Em reconhecimento aos extraordinários resultados obtidos por suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação, descoberta por Henri Becquerel", Marie e Pierre Curie, ao lado de Becquerel, ganharam o prêmio Nobel em 1903, Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar o prêmio.
-
Em 1903, Marie Curie obteve seu título de doutorado em ciências pela Universidade de Paris, Sorbonne.
-
Em 6 de Dezembro de 1904, nasce a segunda filha do casal Curie. Ève se tornou escritora, instrumentista e crítica musical. Escreveu a biografia mais famosa de sua mãe. Faleceu em 22 de Outubro de 2007.
-
Em 1905, Pierre Curie foi eleito pela Academia Francesa, e assumiu a cátedra de Física na Sorbonne. Mas veio a falecer, após ser atropelado, em 1906. Após o acontecimento, Marie passa a ocupar o cargo dele, e se torna professora. Ela foi a primeira mulher a conseguir tal cargo acadêmico.
-
"Em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, com o descobrimento dos elementos rádio e polônio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento", Marie Curie recebeu o segundo prêmio Nobel, sendo a primeira pessoa a conseguir um segundo Nobel.
-
Em 1911, houve a primeira Conferência de Solvay. Nesta celebração, são discutidos assuntos importantes do campo científico até os dias de hoje. Na primeira conferência, participaram cientistas como Albert Einstein, e Marie Curie foi a única mulher.
-
Em 1926, Marie Curie e sua filha Irène, visitaram o Instituto do Câncer de Belo Horizonte. E palestrou na Faculdade de Medicina sobre radioatividade.
-
Fundou o Instituto do Rádio, em Paris. Atualmente, o Instituto leva seu sobrenome.
-
Marie Curie faleceu em Passy, na França, no dia 4 de julho de 1934. Seus órgãos vitais estavam comprometidos devido a constante exposição ao rádio.