Na década de 1950, ao desenhar o computador Mark III, Howard H. Aiken desenvolveu um modo para traduzir em códigos numéricos os comandos em notação matemática preparados por um programador.
O TRADIC, o primeiro computador totalmente transistorizado, foi anunciado pelos laboratórios AT&T Bell e criado para a Força Aérea Americana.
Primeiros modelos de computadores transistorizados chegam ao mercado.
Criação do chip, circuito integrado que permite a miniaturização dos equipamentos eletrônicos.
O governo dos E.U.A. iniciou o desenvolvimento de uma rede de comunicação para fins militares.
A "Arpanet" patrocinou um estudo intitulado "A Competitive Network of Time Sharing Computers" (Rede competitiva com computadores interligados simultaneamente).
Os primeiros planos de redes informáticas sobre os princípios de operatividade foram apresentados em um simpósio da ACM , uma organização científica e educacional dedicada a pesquisas na área de tecnologia da informação.
Criação da Arpanet, rede de informações do Departamento de Defesa norte-americano interligando universidades e empresas, que dará origem à Internet.
A Intel projeta o microprocessador 8080, que origina os microcomputadores.
Os norte-americanos Bill Gates e Paul Alen fundam a Microsoft.
Lançamento do Apple I, primeiro microcomputador comercial, inventado por Steves Jobs e por Steves Woznick.
Na Universidade da Carolina do Norte, Tom Truscott, Jim Ellis e Steve Bellovin criaram a Usenet também utilizando o UUCP. Nessa rede as mensagens, ou artigos, estavam separados em assuntos de interesse. Cada grupo foi chamado de "Newsgroup".