-
Depois de Sócrates e Platão, outros pensadores, como Aristóteles, também contribuíram para o
desenvolvimento das ideias sobre o comportamento e a mente. Mesmo sem os métodos científicos
atuais, esses filósofos abriram caminhos importantes para o surgimento da Psicologia. -
Santo Agostinho (354-430 d.c.), em seu livro "Confissões" de 400 d.c., inspirado em Platão, dizia que a alma era imortal e que era independente do corpo. Dizia também que além de ser a sede da razão ela era uma manifestação divina no homem. Ele a considerava imortal porque era o que ligava o homem a Deus.
-
São Tomás (1225-1275 d.c.) em sua obra de 1255 "O Ente e a Essência" ele apresenta suas ideias sobre a existência da essência, dizendo que o ser humano, em sua essência, buscava a perfeição por meio da existência. Nisso ele introduz o pensamento de que a busca pela perfeição do homem era a busca por Deus, pois somente Deus conseguiria unir essência e existência de forma equilibrada.
-
O termo psicologia (Ψυχολογια) aparece pela primeira vez como título de uma obra publicada em 1590. Tratava-se de um livro escrito por Rudolf Goclenius (1547- 1628), um professor da Universidade de Marburgo reconhecido por suas contribuições à terminologia filosófica.
-
Descartes propõe o dualismo mente-corpo em sua obra "Meditações sobre Filosofia Primeira" de 1641, ideia essa que foi fundamnetal para que a ciência pudesse ser constituida.
-
John Locke (1632-1704) apresenta em sua obra "Ensaio acerca do Entendimento Humano" (An Essay Concerning Human Understanding), publicado em 1690 a teoria do empirismo e da mente como “tábula rasa”, fundamental para
a psicologia experimental. -
David Hume (1711-1776) contribuiu para a compreensão da mente humana através do empirismo
e do ceticismo, publicando sua obra "Tratado da Natureza Humana". -
Publicação da Encyclopédie que foi um compilado das ideias iluministas, incluindo
conhecimentos sobre a natureza humana e ciência. -
Immanuel Kant (1724-1804) destaca a importância da razão e autonomia do sujeito em sua obra "Fundamentação da Metafísica dos Costumes publicado em 1785, ideias essas que influenciaram
a psicologia filosófica. -
A inauguração do primeiro hospital psiquiátrico em 1853, o Hospício Pedro II, marcou o fortalecimento da psiquiatria organicista, com cursos nas faculdades de medicina focados em psiquiatria higiênica, clínica e doenças mentais, influenciados pela psiquiatria francesa, que defendia o internamento e tratamentos rigorosos para doenças mentais.
-
Apesar da psicologia científica ainda não estar formalmente estabelecida, em 1854 foi publicado o livro “Investigações em Psicologia” pelo Dr. Eduardo Ferreira França, um dos primeiros com a palavra psicologia no título nas Américas.
-
Wilhelm Wundt, conhecido como um dos pioneiros da psicologia científica, estabeleceu um
laboratório para conduzir investigações sobre a consciência humana de maneira
experimental. A criação desse laboratório simbolizou a transição da psicologia de uma área
filosófica para uma disciplina científica, com ênfase na pesquisa empírica do
comportamento humano. -
Odilon Goulart escreveu o primeiro trabalho de psicologia clínica no Brasil, "Estudo Psicoclínico da Afasia" .
-
José Estelita Tapajós defendeu a tese "Psicofisiologia da Percepção e das Representações" , mostrando a influência da psicologia experimental no Brasil.
-
Lightner Witmer funda a primeira clínica psicológica nos Estados Unidos, na Universidade da Pensilvânia.
-
Henrique Roxo defendeu a tese "Duração dos Atos Psíquicos" , propondo que a psiquiatria tivesse por propedêutica a psicologia científica.
-
Nesse período, as primeiras
referências à psicologia começaram a surgir em cursos de filosofia e pedagogia nas
universidades. -
Freud publicou ´´A interpretação dos sonhos`` que foi considerado o marco inicial da psicanalise. O livro trouxe à tona os conceitos mais relevantes com os quais Freud trabalharia por uma vida inteira: o Inconsciente, o Complexo de Édipo, o trabalho clínico pela escuta, os mecanismos de defesa da mente, a simbologia dos sonhos e o método da Associação Livre.
-
Freud fundou a Sociedade Psicológica das Quartas - Feiras, que foi criada para realizar debates e experimentação teórica. Os debates abordavam os fundamento da teoria psicanalítica, incluindo tópicos como o inconsciente, os sonhos, as neuroses e a sexualidade, temas centrais do pensamento freudiano.
-
Ivan Pavlov publica seu trabalho sobre condicionamento clássico , que mais tarde influenciaria o desenvolvimento do behaviorismo.
-
O primeiro laboratório foi inaugurado no Rio de Janeiro em 1906, liderado por Manoel Bomfim, que estudou o uso de testes mentais na educação.
-
Em 1913, a Escola Normal de São Paulo criou outro laboratório, focado em pesquisas sobre raciocínio, memória e tipos intelectuais em crianças, inicialmente dirigido pelo italiano Hugo Pizzoli e, depois, por Lourenço Filho e Noemi Silveira, que desenvolveram testes para avaliar a maturidade para leitura e escrita.
-
John B. Watson publica seu artigo "Psychology as the Behaviorist Views It" que foi considerado o manifesto behaviorista.
-
Na década de 1920, a psicologia ganhou espaço nas universidades brasileiras com apoio de cientistas franceses, que introduziram psicologia, ciências sociais e antropologia nas universidades do Rio de Janeiro (1920) e São Paulo (1934).
-
Inspirado por pensadores como John Dewey (filósofo e pedagogo) e
Jean Piaget (psicólogo do desenvolvimento), o movimento da Escola Nova defendia
uma educação centrada na criança, respeitando seu ritmo e interesses. -
Em 1929, Helena Antipoff fundou um laboratório em Belo Horizonte, promovendo a psicologia educacional como fundamental para entender e ajudar crianças e adolescentes.
-
B. F. Skinner começa a desenvolver sua teoria sobre o condicionamento operante que se tornou uma das principais abordagens do behaviorismo. Inicialmente ele fez experimentos e observações com animais, especialmente em sua " Caixa de Skinner " . Ele observou as consequências das punições que eram realizadas e como elas influenciavam o comportamento dos animais.
-
-
A psicologia começou a ser ensinada nas escolas normais, que formavam
professores. O objetivo era ajudar os educadores a entender como as crianças
aprendem e se desenvolvem.A psicologia começou a ser ensinada nas escolas normais, que formavam
professores. -
Em 1931 Noemi Silveira dirigiu um serviço de psicologia aplicada em São Paulo, promovendo a psicologia educacional como fundamental para entender e ajudar crianças e adolescentes.
-
Houve a criação do INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos), que
promovia pesquisas e aplicava a psicologia na formulação de políticas públicas
educacionais. -
Skinner publicou seu livro ´´ The Behavior of Organisms ``, o livro relata sua teoria sobre o condicionamento operante.
-
Em 1939, foi criado o primeiro Laboratório de Psicologia Experimental da USP, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL)
-
A American Psychological Association (APA) cria a Divisão de Psicologia Clínica , que se torna uma das principais organizações profissionais para psicólogos clínicos.
-
Na década de 1940, a psicologia aplicada consolidou-se com a criação de cursos e cargos universitários, combinando conhecimentos da psiquiatria e da educação para tratar transtornos psicológicos e promover a adaptação social de crianças com dificuldades cognitivas.
-
Criação do NIMH (National Institute of Mental Health) nos EUA, impulsionando pesquisas em saúde mental
-
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) começa a se desenvolver, com trabalhos de psicólogos como Albert Ellis e Aaron Beck. A (TCC) sugere que uma mesma situação possa ser compreendida sob diversos pontos de vista, desafiando os pensamentos ou convicções criadas a partir de crenças e verdades que assumimos diante de situações diversas.
-
Surgimento dos primeiros cursos de psicologia em universidades, ainda vinculados a
cursos de filosofia e pedagogia, sem uma estrutura formalizada. -
-
Nas décadas de 1950 e 1960, a psicologia norte-americana ganhou destaque com a tradução de livros e manuais, fortalecendo a psicologia comportamental e social, que abordava desigualdades e conflitos sociais brasileiros. Os serviços de psicologia aplicada expandiram-se em centros urbanos, atuando em empresas, escolas e instituições de saúde mental.
-
-
Em 1953, profissionais solicitaram a regulamentação da profissão de psicólogo, que foi oficializada em 1962 pela Lei 4119, autorizando psicólogos a realizar diagnósticos, seleção e orientação profissional, além de aconselhamento psicopedagógico.
-
Criação do primeiro curso de Psicologia na PUC-Rio.
-
-
A Psicologia foi regulamentada como ciência e profissão no dia 27 de agosto de
1962, através da Lei nº 4.119. -
O regime militar assume o poder no Brasil, impondo uma forte repressão e controle sobre a sociedade.
-
A psicologia no Brasil tende a ser mais conservadora e alinhada com os valores do regime militar.
A ditadura militar continua a exercer controle sobre a sociedade e a comunidade acadêmica e profissional de psicologia. A psicologia americana tem uma grande influência no Brasil, com muitos psicólogos brasileiros se inspirando em teorias e práticas norte-americanas. -
-
O Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) foi criado em 1969, através do Decreto Estadual 52.326, que reestruturou a USP, e rapidamente se tornou um centro de referência na área da psicologia no Brasil.
-
Surgem movimentos de resistência e contestação dentro da comunidade acadêmica e profissional de psicologia.
-
-
Alguns psicólogos brasileiros começam a questionar as abordagens tradicionais e a buscar uma psicologia mais crítica e social.
-
Esta lei, promulgada em 20 de dezembro de 1971, regulamentou a profissão de psicólogo e
estabeleceu a organização da área no país. A criação do CFP e dos CRPs foi um resultado
de três encontros nacionais de sociedades de psicologia, que desencadearam o processo
de regulamentação. -
Influência da psicologia crítica e da teoria crítica aumenta no Brasil, com psicólogos questionando estruturas de poder e opressão.
-
Durante essa década, o Conselho Federal de Psicologia - CFP luta por direitos humanos, assumindo posicionamento e práticas visando uma sociedade mais justa, igualitária, democrática e menor sofrimento psicossocial.
-
O regime militar começa a se abrir, permitindo uma maior liberdade de expressão e organização.
-
A TCC se torna uma das principais abordagens terapêuticas, com a publicação de livros e artigos de psicólogos como Beck e Ellis.
-
Já em 1982, o conselho criou a revista “Psicologia: Ciência e Profissão”, que servia como veículo para atualização dos profissionais em todo o país.
-
Psicologia comunitária e social ganha força no Brasil, com psicólogos trabalhando em comunidades e desenvolvendo práticas mais contextualizadas e críticas.
-
Fim da Ditadura Militar no Brasil, marcando o início de uma nova era para a psicologia no país.
-
O Conselho Federal de Psicologia fomenta o lema “ Psicologia e o Compromisso Social”
-
O Conselho Federal de Psicologia defende a inserção da psicologia nas políticas públicas de saúde com a implementação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) com psicólogos atuantes nos CRAS e CREAS na acolhida, escuta e apoio psicossocial de pessoas em situação de vulnerabilidade.
-
Em 2001, é criado o SATEPSI, Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos, um sistema de certificação sobre a qualidade de testes e instrumentos psicológicos.
-
-
Criação dos CREPOPs - Centros de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas, de iniciativa do Conselho Federal de Psicologia, que se traduzem em uma ferramenta de produção, orientação e pesquisa sobre a atuação da psicologia em serviços e programas de políticas públicas. O objetivo é promover a qualificação profissional dos psicólogos que atuam em políticas públicas.
-
A Portaria GM/MS 3.088/2011 Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
-
Criação do primeiro chatboot de Inteligência Artificial, chamado Wysa que oferece suporte emocional, terapia e outros tipos de apoio psicológico.
-
A pandemia da COVID-19 que trouxe uma grande demanda a todos os psicologos e a necessidade de atendimentos online