-
Mussolini fundou o movimento fascista em 23 de março de 1919, numa reunião feita na cidade de Milão.
-
Em 1921, os fascistas passaram a desenvolver um programa que exigia a república, que exigia a separação da igreja do estado.
-
O mesmo é introduzido ao cargo de ministro da Itália.
-
Benito Mussolini governa de forma conciliatória, não se sobrepondo ao poder do rei, ao mesmo tempo, dá aos fascistas mais poder com a criação das Milícias de Voluntários.
-
Em julho de 1923, uma nova lei eleitoral ter dificultado a constituição de uma maioria parlamentar fascista.
-
Começa a usar o título Il Duce desde 1925, onde abandonou qualquer estética democrática do seu governo e estabeleceu sua ditadura totalitária.
-
Com o apoio do rei, dos empresários e do Exército, Mussolini promove uma ampla perseguição política, impondo o Partido Nacional Fascista como partido único.
-
Os sindicatos dos trabalhadores passam a ser controlados pelo Estado; é criado um tribunal especial para julgar crimes considerados ofensivos à segurança do Estado; a censura é instaurada; os partidos de oposição são dissolvidos; milhares de pessoas são presas e outras expulsas do país.
-
Os movimentos de oposição tinham sido declarado ilegais.
-
É estimado que tribunais de crimes políticos condenaram sete pessoas a morte, 257 a dez ou mais anos de prisão, 1360 a outras penas e um grande número não quantificado de exílios.
-
Benito Mussolini, num discurso proferido na Câmara dos Deputados, disse a seguinte frase: "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado".
-
A eleição ao parlamento era restrita a candidatos aprovados pelos fascistas.
-
Estado italiano e a Santa Sé, pelo qual ao Papa foi concedida a soberania sobre a Cidade do Vaticano e recebeu a garantia do livre exercício do catolicismo como a única religião do estado em toda a Itália em retorno da sua aceitação da soberania italiana sobre os anteriores domínios do Papa.
-
Sob o regime de Mussolini
-
Os sindicatos e associações foram divididos em 22 corporações fascistas combinando trabalhadores e empregadores por setor econômico
-
Iniciando a segunda Guerra Ítalo-Etíope
-
As primeiras leis anti-semitas foram passadas em 1938.