-
A escola iniciou seu funcionamento em 4 casas da Fundação das Casas Populares, à Rua Expedicionário Francisco Teles, n. 311. Colaboradores para a criação da escola: Diretora Helena Sales Fiúza.
-
Foi autorizado o uso de 4 salas da Escola Nossa Senhora das Vitórias, no bairro Prado, BH, até fevereiro de 1959. Nesse prédio, a escola já contava com 895 alunos, e por isso foi construído um novo prédio, anexo, no estilo "almoxarifado".
-
Pelo Decreto nº 6.457, a instituição passa a se chamar Escola Estadual Professor Francisco Brant, em homenagem ao reitor da UFMG.
-
O BNH doa um terreno de 9 mil metros quadrados para a construção da nova sede da escola, à Avenida Antônio Peixoto Guimarães, no bairro Caiçara.
-
A primeira diretora Helena Sales Fiúza aposenta-se, sendo eleita e empossada a diretora Arlene Borges da Cunha, que permanece no cargo até 2000.
-
A escola recebe do governo o Prêmio de Gestão Escolar, ficando em 1º lugar na capital mineira e no 8º lugar do estado de Minas Gerais
-
Em 1999, com os esforços da diretora Arlene Borges da Cunha, a quadra poliesportiva do Brant é construída.
-
Em 2000, toma posse a professora Telmelita Pereira Braga como diretora, nomeada para quatro anos. Nesta gestão, acontece a implantação de vários projetos.
-
Em 2004 após nova eleição, a professora Arlene Borges da Cunha é novamente eleita, permanecendo no cargo até 2015 e dando continuidade aos projetos anteriores.
-
Em 2015, Cacilda Belose Sobreira toma posse como diretora da escola, que, junto à comunidade escolar, tem trabalhado para a construção de uma escola mais moderna, eficiente e participativa.