Linha de Darwin

  • Nascimento

    Charles Robert Darwin (1809-1882) nasceu em Shrewsburv, Inglaterra, no dia 12 de fevereiro de 1809. Filho de médico e neto de poeta, médico e filósofo, desde a infância revelou-se inteligente, arguto e observador, procurando compreender tudo que lhe ensinavam. Gostava de História Natural e fazia coleção de pedras, conchas, moedas, plantas, flores silvestres e ovos de pássaros.
  • 1825

    Com 16 anos, matriculou-se na Universidade de Edimburgo, onde seu irmão também estudava. Sem interesse em muitas aulas, acabou dedicando seu tempo a reuniões com outros estudantes, na Plinian Society, onde se discutiam Ciências Naturais. Apresentou ao grupo pequenas descobertas suas no campo da História Natural. Tinha pretensões de se torna um religioso, foi para Cambridge e depois de três anos, saía bacharel em Artes, continuando seus estudos para ser pastor.
  • Explorações

    Com o geólogo Adam Sedgwick fez uma excursão geológica ao Norte do País de Gales. Recebeu o convite de Henslow para participar como naturalista, sem remuneração, de uma viagem a bordo do bergantim “Beagle”, que deveria durar três anos. A bordo do Beagle, a viagem que durou cinco anos – de dezembro de 1831 a outubro de 1836. Darwin explorou as costas da América do Sul (Brasil, Patagônia, Terra do Fogo, Chile e Peru), e algumas ilhas dos mares do Sul.
  • Casamento

    Em 29 de janeiro de 1839, Darwin casa-se com sua prima, Emma Darwin. Juntos tiveram 10 filhos, dos quais três, morreram prematuramente. Em 1842 mudou-se para Down, pois sua saúde exigia que fosse morar no campo. Nessa época trabalhou com afinco, deixando grande contribuição científica nas suas obras: “A Variação de Animais e Plantas Domesticadas”, “A Descendência do Homem”, “A Formação do Húmus Vegetal pela Ação dos Vermes”, entre outras.
  • Morte

    Charles Darwin morreu de ataque cardíaco, em Downe, no condado de Kent, Inglaterra, no dia 19 de abril de 1882. Seu corpo foi sepultado na Abadia de Westminster, em Londres.