-
Nasceu no Rio de Janeiro, na Rua Sá Freire no bairro Imperial de São Cristóvão no Rio de Janeiro era filho do General Euclides de Oliveira Figueiredo e Valentina Figueiredo.
-
Mudou-se com a família para o Rio Grande do Sul e aos 5 anos já estava matriculado no Colégio Santa Terezinha das irmãs espanholas.
-
Depois foi para o Colégio Nilo Peçanha, ocasião em que seu pai foi transferido para Alegrete como Comandante da Segunda Divisão de Cavalaria. João Figueiredo deixou o colégio e prosseguiu seus estudos em casa.
-
Em 1927 matriculou-se como interno no Colégio Marista e dois anos mais tarde obteve o primeiro lugar num concurso para o Colégio Militar.
-
Em 1930, seu pai se opôs à Revolução que pretendia derrubar do poder o Presidente Washington Luís e por esse motivo foi preso em Santana do Livramento no Rio Grande do Sul. Nesse mesmo ano a família Figueiredo voltou para o Rio de Janeiro.
-
Em 1932 seu pai foi libertado e saiu comandando a Revolução Constitucionalista. Ele pretendia derrubar a ditadura de Vargas. Derrotado o movimento Constitucionalista, Euclides de Figueiredo foi preso e exilado.
-
Viveu no exílio na Argentina entre 1932 e 1934, pois seu pai comandara a Revolução Constitucionalista de 1932 no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo.
-
João Batista foi para a Academia de Realengo como Praça considerado o melhor aluno.
-
Declarado Aspirante em 22 de novembro de 1937, adquiriu o primeiro lugar na turma Andrade Neves.
-
Recebeu a Patente de Primeiro Tenente
-
Contraiu matrimônio com a jovem Dulce Maria de Guimarães Castro, que conhecera no Bairro da Tijuca no Rio de Janeiro.
-
Nessa data recebeu a primeira patente de Capitão.
-
Apontado pelo presidente Ernesto Geisel como seu sucessor em 31 de dezembro de 1977, Figueiredo foi eleito Presidente da República pelo Colégio Eleitoral em 15 de outubro de 1978 como candidato da ARENA pelo escore de 355 votos