-
Em 1947, por meio da Resolução 181, a ONU cria o Estado de Israel e o Estado da Palestina, dividindo as terras da região.
A divisão foi feita desse modo: 56,6% para os judeus e 42,9% para os mulçumanos. -
Em 14 de maio de 1948, um dia antes do mandato britânico sobre a Palestina expirar, o líder israelense declara a independência de Israel.
-
Guerra entre judeus e árabes, mais da metade da população dos palestinos que viviam na região foram expulsos. Al Nakba (catástrofe).
-
Os diversos grupos que lutavam pelos direitos dos palestinos se unem em 1964 e criam, na Jordânia, a OLP.
-
A guerra, como o nome diz, durou 6 dias e tem duas versões. Para Israel, ela foi um ataque preventivo, pois o Egito já vinha dando mostras de que um ataque a Israel era iminente.
Os países árabes, alegam que o ataque foi covarde e injustificado. -
A OLP em 1970 tenta assumir o controle da Jordânia.
-
Em 1972, uma ala radical da OLP, conhecida como Setembro Negro, vai às Olimpíadas de Munique e toma como reféns 11 atletas israelenses. Sequestradores e reféns acabam mortos.
-
Egito e Síria atacam Israel durante o Yom Kippur, sem declaração de guerra. Israel perde a Península do Sinai e as Colinas de Golã.
Mesmo sem ter conseguido tomar de volta nenhum território perdido na Guerra dos Seis Dias, os árabes se dão por satisfeitos, porque sentiram-se vingados. -
Declaração da liga Árabe de que a OLP era a única representante legítima do povo palestino;
Reconhecimento da Assembleia Geral da ONU que a OLP seria a entidade competente em qualquer assunto que diga respeito à Palestina. -
Acordo de Camp David, mediados pelos Estados Unidos, Israel e Egito se comprometem em estabelecer a paz.
-
A Primeira Intifada foi a rebelião popular palestina na Faixa de Gaza e na Cisjordânia contra as forças de ocupação israelenses. Foi um rancor acumulado em mais de 40 anos de conflitos.
-
Acordo de paz, foi assinado entre Yasser Arafat e Yitzak Rabin
-
A OLP passou a ser chamada de Autoridade Nacional Palestina. Israel e a Autoridade Nacional Palestina passam se comprometem a negociar a criação dos dois estados.
A Autoridade Nacional Palestina ganha autonomia na Faixa de Gaza e em Jerusalém Ocidental. A Cisjordânia é dividida em 3 áreas. -
Na segunda Intifada o exército israelense mata ainda mais palestinos do que na primeira. A segunda Intifada acaba quando o primeiro-ministro israelense, determina a retirada das suas tropas da Faixa de Gaza.
-
É um projeto do governo israelense que começou a ser executado no ano de 2002. Sua intenção é dividir o território do país com o da Cisjordânia, pertencente à Palestina.
O motivo para a construção do muro, segundo os seus idealizadores, é servir como meio de defesa contra os ataques terroristas palestinos. -
-