40911 1

Invençoes das guerras

  • Absorvente Intimus

    Absorvente Intimus
    Eram vendidos em caixas com seis unidades. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), enfermeiras francesas observaram que as faixas utilizadas para curativos poderiam ser úteis para a absorção do sangue menstrual, porque continham celulose, material com características mais absorventes que o algodão.
  • Localizador acústico

    Localizador acústico
    Grandes alto-falantes que amplificavam sons a quilômetros de distância. Monitorados por receptores, permitiam direcionar a plataforma para identificar aviões inimigos.
  • Gerador

    Gerador
    Um gerador de bicicleta para alimentar uma estação de rádio, produzindo energia para a comunicação por meio da antiga invenção da roda.
  • Veículo blindado

    Veículo blindado
    A Cruz Vermelha fez uma incursão com um veículo experimental blindado. O experimento fracassou: as rodas estreitas e a carroceria muito baixa o fizeram atolar nos fronts enlameados.
  • Forno de Microondas

        Forno de Microondas
    Um legítimo produto que surgiu na engenharia militar. Durante o início da Guerra Fria, em 1945, o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares, mais precisamente na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas (magnetrons). Durante as muitas horas dedicadas ao serviço, Spencer percebeu que uma barra de chocolates em seu bolso havia derretido. Nisso o engenheiro chegou à conclusão de que o chocolate havia sido aquecido pelo micro-ondas.
  • Gps

    Uma tecnologia que deriva de projetos criados com fins militares e para o uso em guerras. A implantação do GPS é baseada, parcialmente, em sistemas de navegação via rádio. Antes restrito aos militares, o GPS está agora disponível no bolso de muitos civis. Porém, como o sistema é de criação do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e atende tanto a militares quanto a civis, a prioridade no uso do GPS é sempre das forças armadas daquele país.