-
Em 1961, o governante da Alemanha Oriental era Walter Ulbricht. Nesse ano, ele solicitou autorização de Moscou – sede do governo soviético – para construir o muro como forma de encerrar a fuga da população. O pedido foi feito em maio e, em junho, a autorização soviética foi concedida, motivada por um discurso do presidente americano a respeito de Berlim.
-
Ficou determinado pela Operação Rosa que o muro seria construído na virada de 12 para 13 de agosto de 1961. Como parte dos preparativos, tanques soviéticos e alemães orientais foram posicionados em locais estratégicos, e soldados foram espalhados por todo o perímetro de Berlim Ocidental.
-
No dia 13, os soldados começaram a implantar o arame farpado ao redor de Berlim Ocidental, marcando o fechamento da fronteira. Nos anos seguintes, foram realizadas outras obras que concretizaram o Muro de Berlim. Foi implantado um altíssimo muro de concreto, além de serem construídas torres de segurança e pistas de corrida para que cães de guarda pudessem perseguir pessoas que tentassem atravessar o muro.
-
Gunter Litfin, 24 anos, estava do lado Oriental e foi morto.
-
John F. Kennedy, então presidente dos EUA, visita Berlim e faz um dicurso dizendo 'Eu sou um berlinense', para enfatizar o apoio de Washington à Alemanha Ocidental.
-
A população do país estava insatisfeita, pois o país enfrentava uma grande crise econômica. A insatisfação era amplificada pela repressão e censura do governo. Protestos espalharam-se pelo país e, quando a Hungria decretou a abertura de sua fronteira com o Ocidente, milhares de cidadãos da Alemanha Oriental tentaram fugir por essa abertura.
-
Ronald Reagan, então presidente dos EUA, visita Berlim e pede que o líder soviético Mikhail Gorbachev destruir o Muro de Berlim.
-
Chris Gueffroy, 20 anos, da Alemanha Oriental, é baleado e morre.
-
Protestos antigoverno ocorrem em Berlim Oriental, Dresden e Leipzig. Líder da Alemanha Oriental Erich Honecker é retirado do cargo.
-
4 de novembro: 500 mil pessoas protestam em Berlim Oriental. 9 de novembro: Milhares de pessoas foram para os postos de fronteira exigindo direito de atravessar para a Alemanha Ocidental por conta de um anúncio equivocado que o governo fez. 10 de novembro: O governo da RDA confirmou a abertura das fronteiras e milhares de pessoas uniram-se para derrubar o Muro de Berlim. 2 milhões de alemães do lado Oriental cruzam para a Alemanha Ocidental.