-
Nesse período, o Brasil ainda era colônia de Portugal e era um agrário em função de pequenos comércios. Dessa forma, a metrópole não aceitava a implantação de indústrias e a produção tinha regime artesanal.
-
Nessa época, o café era muito exportado para a Europa e EUA, tornando-se uma fonte de renda essencial para o surgimento de cidades, imigrantes e maior infraestrutura (porto de Santos e linhas de trem).
-
Foi no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros na industria, por causa da queda da exporação do café. Isso aconteceu pois a Europa e os EUA, seus principais importadores, estavam em guerra e crise, fazendo que não comprassem mais o café.
-
Foi nesse péríodo que começaram a chegar as primeiras indúsrias, as automobilísticas. Os motivos que fizeram elas virem para o Brasil foi o mercado consumidor, mão-de-obra barata e grande quantidade de matéria-prima. Mas essas indústrias, que são a Ford e Volkwagen, não produziam tudo que um carro precisava, gerando o surgimento de novas indústris, o que acelerou o processo de industrialização.
-
Foi nesse período que começaram a criar companhias que foram muito importantes para a industrialização, como a CNS, já que produzia aço, algo de extrema importância para a construção de máquinas.
-
Nesse período também foi criada a companhia Vale do Rio Doce, atualmente chamada de Vale. Essa companhia era resposável por extrair minérios e vende-los como matéria-prima.
-
A Petrobrás foi uma indústria criada, que ainda existe, para a extração de petróleo e transformação do mesmo.
-
A partir de 1950, o Brasil já era considerado um país industrializado, por já possuir várias indústrias. Atualmente, as industrias estão concentradas no sudeste. Isso acontece pois, no sudeste, há mão de obra qualificada, há mais comércios e serviços e foi onde começou a industrialização.