-
As indústrias no Brasil se desenvolveram a partir de mudanças estruturais de caráter econômico, social e político, que ocorreram principalmente nos últimos trinta anos do século XIX.
-
A extrema concentração agraria herdada do processo de colonização. As péssimas condições de vida existentes na zona rural, em função da estrutura agraria bastante concentrada, dos baixos salários, da falta de apoio aos pequenos agricultores, do arcaísmo, das técnicas de cultivo, etc, aparecem como grandes agentes motivadores da migração campo-cidade
-
Aspectos positivos:
Brasil --> Se tornou independente das exportações agrícolas, Os salários nas regiões urbanas se tornaram mais atraentes do que nas regiões rurais, a industria impulsionou a economia brasileira e os preços dos produtos passaram a ficar mais barato. -
Esse crescimento do meio urbano, maior do que o do meio rural recebe o nome de Urbanização e no Brasil se iniciou no século XIX, intensificando-se a partir de 1920.
-
Alguns dos motivos foram:
- O êxodo rural, a passagem das pessoas da zona rural para as cidades.
-Criação de máquinas nas atividades rurais, substituindo a mão de obra humana, que sem trabalho migrou para as grandes cidades.
-Concentração de terras na mãos de poucos proprietários, que tinham como comprar as máquinas e produtos agrícolas.
-Migração de proprietários de terras para as cidades em busca de trabalho nas indústrias.
-Crescimento da população brasileira, que cresceu muito nesse período. -
O primeiro governo de Getúlio Vargas foi decisivo para a industrialização brasileira. Conseguiu tecnologia e financiamento dos Estados Unidos para a construção da Companhia Siderúrgica Nacional que só começou a produzir em 1947.
-
Percebe-se no Brasil uma concentração da atividade industrial na Região Sudeste. Após a Segunda Guerra Mundial, o crescimento industrial de São Paulo ocorreu no chamado ABCD paulista.
-
Negatividade: Aumentou o êxodo rural e assim fez uma alta concentração nas grandes cidades, gerando problemas sociais, aumentou o nível de poluição do ar e O uso cada vez mais maior de máquinas e equipamentos tecnológicos fez aumentar o desemprego nas indústrias.
-
Atualmente o Brasil possui uma boa base industrial, produzindo diversos produtos como, por exemplo, automóveis, máquinas, roupas, aviões, equipamentos, produtos alimentícios industrializados, eletrodomésticos.