-
Conferência realizada a cada dez anos no palácio de Lambeth, em Londres, onde são debatidas resoluções que irão pesar sobre a Doutrina anglicana em todo o mundo, sendo esta assembleia de caráter colaborativo e consultivo, uma vez que a Comunhão é uma associação de províncias autônomas.
-
Início intencional da igreja anglicana voltada especialmente para os brasileiros, com celebração do primeiro culto em Porto Alegre.
-
William Cabell Brown estabeleceu a igreja no Rio de Janeiro, capital do país na época.
-
Com a sagração do Revmo. Athalício Theodoro Pithan, a IEAB teve seu primeiro bispo com nacionalidade brasileira.
-
Na metade do século XX, deu-se o início ao processo que resultou na divisão do distrito em três dioceses: Diocese Meridional, com sé em Porto Alegre (RS); Diocese Sul-Ocidental, com sé em Santa Maria (RS); e Diocese Central, com sé na ex-capital federal.
-
Já com três dioceses, deu-se o primeiro Sínodo, reunido em Porto Alegre.
-
Na década de sessenta, veio a autonomia administrativa, quando a Igreja brasileira se transformou na décima nona Província da Comunhão Anglicana e elegeu o seu primeiro bispo primaz na pessoa do Revmo. Bispo Egmont Machado Krischke.
-
O processo de emancipação da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil se completou com a independência financeira adquirida na década de oitenta.
-
Mulheres começaram a ser ordenadas após a decisão favorável à ordenação feminina do Sínodo de 1984.
-
É fundada a Diocese Anglicana da Amazônia em Belém, capital do Estado do Pará.