-
Cinco primeiros casos de Aids confirmados na Universidade da Califórnia, EUA. As vítimas eram homossexuais de classe média alta. Vários países da África sofrem estado de calamidade pública. O Conselho de Segurança da ONU começa a trabalhar com a possibilidade de a epidemia representar uma ameaça à segurança mundial. (Fonte: Fiocruz e Dr Dráuzio Varella)
-
Confirmação do primeiro caso de Aids no Brasil e identificação da transmissão por transfusão sanguínea. (Fonte: Fiocruz)
-
O Ministério da Saúde do Brasil funda o Programa Nacional de DST e Aids. (Fonte: Fiocruz)
-
Foi aprovado o AZT, a primeira droga com atividade contra o vírus. (Fonte: Dr Dráuzio Varella)
-
Morre o cantor Cazuza aos 32 anos. O Brasil já registra 6 mil casos da doença no país. (Fonte: Fiocruz)
-
Início da distribuição gratuita de antirretrovirais no Brasil. A OMS anuncia que 10 milhões de pessoas estão infectadas pelo HIV no mundo. No Brasil, 11.805 casos são notificados. (Fonte: Fiocruz)
-
EUA aprova nova classe de medicamentos antirretrovirais Surge no mercado os inibidores de protease. (Fonte: Dr. Dráuzio Varella)
-
Brasil divulga redução em 50% de mortes e em 80% de infecções oportunistas, em função do uso do coquetel anti-aids. O Ministério da Saúde disponibiliza 15 medicamentos antirretrovirais. (Fonte: Ministério da Saúde)
-
Com o acúmulo 220 mil casos da doença, o Brasil ameaça quebrar patentes e consegue reduzir o preço de medicamentos antirretrovirais. É aprovada a Lei 10.205, que regulamenta a coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e derivados e proíbe o comércio destes materiais. (Fonte: Fiocruz)
-
Criação do Fundo Global para o Combate a Aids, Tuberculose e Malária, para captação e distribuição de recursos em países em desenvolvimento para o controle das três doenças infecciosas que mais matam no mundo.
-
O total de contaminados em todo o planeta já chega a 37,8 milhões, dos quais 66% estão na África Subsaariana
-
Médicos de uma clínica na Alemanha conseguiram curar um paciente com AIDS/SIDA e leucemia. (Fonte: Revista Época)
-
Os novos casos de Aids e óbitos pela doença sofrem queda no Brasil. (Fonte: G1)
-
É disponibilizado no mercado brasileiro um teste rápido para detectar o vírus da AIDS, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). (Fonte: Ministério da Saúde)
-
O Ministério da Saúde unifica o tratamento das pessoas que passaram por alguma situação de risco de contágio do vírus hiv. Coquetel contra aids é oferecido a todos que tiveram risco de contágio, além de ser oferecido gratuitamente nas unidades públicas de saúde do Brasil. (Fonte: Fiocruz)