-
A doença é um antigo acompanhante da humanidade, antigamente a concepção magico-religiosa partia do princípio que a doença era resultado da força de pecados ou maldições ou de cólera divina perante o homem.
-
Primeiro registro onde consta que doenças consideradas ''sagradas e divinas'' não passavam de doenças comuns com causas naturais, utilizando a razão e não a crença no diagnóstico.
-
Galeno revisita a teoria humoral e registra que a causa da doença é endógena, ou seja, estaria dentro do próprio homem e em sua constituição física ou hábitos que o levassem ao desequilíbrio.
-
Durante este período, permaneceu a influência religiosa na Europa, onde a concepção Cristã afirma que a doença é resultado do pecado e sua cura é questão de fé. A Igreja administrava os hospitais.
-
O Suíço Paracelsus afirmava que a doença era provocada por agentes externos ao organismo, nesta época a química começava a se desenvolver e influenciar a medicina, primeiros testes com ''remédios'' com compostos químicos.
-
Segundo François Xavier Bichat, o conceito de saúde seria o ''silêncio dos órgãos"
-
Na Alemanha, há o primeiro registro de Intervenção do Estado na área da saúde pública, política médica ou sanitária. Tendo sequência aos demais países.
-
Durante este período os números passaram a ser considerados e estudados (principalmente na Inglaterra), dados sobre a doença em cada país, expondo que a saúde era muito relacionada a condição financeira de cada trabalhador
-
No século XVII Louis Pasteur o microscópio revela a existência de microorganismos causadores de doença e possibilitando a introdução de Vacinas e Soros
-
William Farr e seus reportes anuais evidenciaram a diferença entre distritos ''sadios'' e ''não-sadios'' na Inglaterra, devido ao estudo Edwin Chadwick escreve um relatório sobre as Condições Sanitárias da população trabalhadora da Grã-Bretanha.
-
Em 1850 é criada uma diretoria de saúde nos Estados Unidos após um relato sobre as condições sanitárias em Massachusetts,
-
Criação da OMS no dia 07 de Abril com a definição de saúde: "Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de infermidade"
-
Nossa Constituição Federal afirma que "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação". - Princípio norteador do SUS