Inventos roma portada 2048x1152 1

História de Roma

By margrey
  • Primeira Guerra Púnica
    264 BCE

    Primeira Guerra Púnica

    A primeira guerra púnica começou em consequência da invasão romana na ilha da Sicília, no Cartago. A guerra entre as duas maiores potencias da época durou 23 anos e finalmente resultou na rendição dos cartagineses, concedendo à Roma um grande território envolvendo principalmente o mar mediterrâneo, o nomeado 'Mare Nostrum".
  • Period: 264 BCE to 146 BCE

    Guerras Púnicas

    As Guerras Púnicas fizeram parte do enorme processo de expansão territorial da República Romana, e se iniciaram logo após o domínio da Península Itálica. As Guerras púnicas foram um dos maiores conflitos navais da história, marcada por três guerras consecutivas entre Romanos e Cartaginenses que buscavam a dominação da região do Mar Mediterrâneo.
  • Segunda Guerra Púnica
    218 BCE

    Segunda Guerra Púnica

    Mesmo derrotada, Cartago ainda mantinha importantes domínios com destaque na Península Ibérica. Diante disso, Roma tenta delimitar as áreas de influência, levando à uma reação de ataque dos cartaginenses. Entretanto, Cartago não possuía recursos suficientes uma vez que seu exército se tentava chegar à Roma, e foram derrotados. Sua tentativa de ataque foi sem sucesso.
  • Terceira Guerra Púnica
    149 BCE

    Terceira Guerra Púnica

    A terceiro e último conflito foi iniciado com uma estratégia diplomática que envolvia estimular a invasão no Cartago pelos povos vizinhos, causando uma reação dos cartaginenses e com isso um pretexto para as tropas romanas guerrearem. Nesse terceiro momento, Roma ataca a cidade com o objetivo de total aniquilação. Três anos depois, com o fim da guerra, Roma desacelera sua expansão e ganha o domínio completo do Mediterrâneo Ocidental.
  • Period: 146 BCE to 140 BCE

    As Consequências Deixadas pelo Expansionismo

    A República Romana encontrava-se em seu ápice durante os anos que seguiram sua gigantesca expansão territorial. Como consequência da vinda dos diversos povos dominados, a forma que Roma encontrou de mantê-los controlados foi permitir a própria Cidadania. A expansão também contribuiu para a disseminação da cultura greco-romana por toda sua área de influência. Por fim, o enriquecimento da elite romana seria iminente de acordo com o ritmo e a eficiência do aumento de poder da República.
  • Crise na República
    140 BCE

    Crise na República

    Uma série de revoltas na plebe surge devido ao grande número de escravos. Nesse novo contexto, a mão de obra camponesa era substituída pela escrava, e os grandes fazendeiros tomavam posse das pequenas propriedades e levaram os plebeus à realizar um Êxodo Rural para os centros urbanos. Já os povos dominados começaram a desenvolver uma nova classe social de plebeus comerciantes com dinheiro e posses, porém sem direitos políticos. Assim, a desestabilidade na república começa.
  • Reforma Agrária
    133 BCE

    Reforma Agrária

    Roma, essencialmente agrária, buscava uma resposta para a insatisfação e necessidades da população não-elitizada - a plebe. Nesse momento, os dois irmãos Tibério e Caio Graco desenvolveram o conceito de reforma agrária, que determinada a lei do limite de terra em favorecimento das classes inferiores. Os patrícios porém foram contra a reforma e abafaram essa possibilidade.
    Assim, a população desfavorecida começava a juntar-se no exército como uma possibilidade de uma melhor condição de vida.
  • Period: 133 BCE to 122 BCE

    A necessidade de mudança

    A estruturação do ambiente romano não estava preparado para receber o crescimento acelerado, portanto passou a ser necessário o surgimento de propostas de mudanças e modificações em alguns aspectos da dinâmica socioeconômica da República já demonstrando sinais de instabilidade.
  • O Primeiro Triumvirato
    66 BCE

    O Primeiro Triumvirato

    Diante do risco de desmembramento da República Romana, decidiu-se criar um novo governo romano contendo três pessoas acimas do senado, os cônsules Júlio César, Pompeu e Crasso.
    Neste momento porém, a Revolta de escravos de Spartacus estoura, levando Crasso e seu exército a perder muito prestígio e ser exilado.
  • Conquista da Gália e Ascenção de Júlio César
    52 BCE

    Conquista da Gália e Ascenção de Júlio César

    Feito realizado por Júlio César trouxe um prestígio imenso em meio à população romana, ganhando apoio popular e influência sobre o povo. Já o senado sente-se ameaçado pela influencia que Júlio César exerce sob a massa popular, e seu pedido de abdicação ao cargo resulta em uma guerra civil. Júlio César então retorna à Roma de Gália no episódio da travessia do rio rubicão, e entra em atrito com Pompeu, que foge para o Egito. Com o apoio da população, Júlio César marcha sobre Roma como ditador.
  • Conspiração do Senado
    44 BCE

    Conspiração do Senado

    Júlio César acumula tanto poder por meio de sua construção histórica que o senado sente-se em ameaça. Assim, Júlio foi assassinado vítima de uma conspiração para evitar uma transição para um Império. O povo encontra-se enlouquecido.
  • O Segundo Triumvirato
    44 BCE

    O Segundo Triumvirato

    Em meio à comoção popular provocada pela morte de César, houve o Segundo Triumvirato que contava com a administração de Marco Antônio, Lépido e Otávio, porém o equilíbrio não perdurou e Otávio acabou como o único governante de Roma. Assim, foi-lhe concedido o título de Imperador de Roma.
  • Period: 27 BCE to 305

    O Alto Império

    O Alto Império demarcou o apogeu de Roma por meio da conquista de territórios e a base escravista que organizava o Império. O Alto Império garantiu a centralização política do poder, uma vez concentrado nas mãos do imperador, do magistrado e do senado. A manutenção de um exército fortalecido e a possibilidade de emprego para homens livres foram elementos chave para a prosperidade do Alto Império.
  • Satisfação da População
    72

    Satisfação da População

    Um dos destaques do Alto Império foi a política do Pão e Circo, onde a riqueza abundante do Império foi capaz de administrar a insatisfação social. Surgiram espetáculos para deslumbrar e agradar a população, já que a riqueza era distribuída gratuitamente nos espetáculos que geralmente envolviam derramamento de sangue. A diversidade cultural também começa a se mostrar presente por meio da absorção de influências das diferentes partes do Império e da permissão dos cultos à outras religiões.
  • Pax Romana
    101

    Pax Romana

    O período de grande estabilidade política e tranquilidade em Roma foi a Pax Romana, que se estendeu por grande parte do Alto Império. Neste período, Roma cessou a expansão territorial e priorizou a fortificação de suas fronteiras. O exército também foi reduzido e se manteve perto de Roma, contribuindo para a formação de uma estrutura rígida.
  • Difusão e Perseguição do Cristianismo
    285

    Difusão e Perseguição do Cristianismo

    O cristianismo acaba gradualmente se desenvolvendo no campo e a presença de estradas possibilita sua rápida e significativa expansão por meio do missionaríssimo. O crescimento de uma noção pacifista diferente dos romanos atingiu principalmente os plebeus e escravos, que buscavam os ideais de uma vida melhor. Diante do aumento de influência da mais nova união eclesial, o Imperador começa a perseguição.
  • Ruralizarão e Colonato
    290

    Ruralizarão e Colonato

    Diferentemente do Alto Império, as cidades não apresentavam mais oportunidades de trabalho e boas condições de vida para os plebeus. Esses trabalhadores passaram a buscar a vida no campo dominado pelos patrícios, onde o plebeu livre prende-se à terra e trabalha para o patrício na agricultura de forma dependente. Com a possibilidade de emprego, houve um Êxodo Urbano.
  • Period: 300 to 401

    O Baixo Império

    Diferentemente do alto império, no Baixo Império Roma começa a entrar em decadência. Problemas econômicos internos e externos contribuíram para agravar a crise no Império, uma vez que a Pax Romana demandava muitos recursos e diminuía a produção devido a queda do escravismo. Consequentemente, é gerada uma crise econômica, e o aumento do custo de vida. A instabilidade política principalmente de 235 à 284 também escancarou a crise, uma vez que mais de 20 imperadores subiram ao poder em 50 anos.
  • Édito de Milão
    313

    Édito de Milão

    A incorporação do Cristianismo torna-se iminente na sociedade Romana. Com isso, o Imperador Constantino concede liberdade religiosa aos cristãos e põe fim à perseguição e ao massacre.