História da Terra

  • Era Pré-combriana
    500

    Era Pré-combriana

    A era Pré-cambriana, também chamada de Super Éon, é 90% do registro geológico e aconteceu a entre 4,6 bilhões e 542 milhões de anos atrás. A aproximadamente 3,8 bilhões de anos atrás teve os primeiros sinais de vida na porção ocidental da Groenlândia. Essa período também é caracterizado pelo inicio do movimento das placas tectônicas, aparecimento das primeiras células, formação da camada atmosfera e a de ozônio, primeiros animais e vegetais,formação das primeiras rochas na superfície do planeta.
  • Period: 501 to 700

    Era paleozoica

    Aconteceu entre 542 e 241 milhões de anos atrás e é dividida em seis períodos geológicos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano. Nessa era os continentes era agrupados em um só conhecido como Pangeia. Em relação a vida, surgiram os animais com partes minerais como conchas e carapaças, e também animais em exoesqueletos. Essa era também aconteceu a criação das geleiras e das grandes florestas onde dentro desses biomas tinham diversos animais.
  • Cambriano
    550

    Cambriano

    Esse período ocorreu entre 542 e 488 milhões de anos atrás, foi no mesmo onde teve uma grande expansão e uma grande diversificação dos seres vivos e também de mares rasos e de um mega continente
  • Ordoviciano
    600

    Ordoviciano

    Esse período ocorreu entre 488,3 e 443,7 milhões de anos atrás e se caracterizou pelas suas rochas ordovicianas que eram geralmente argilitos escuros, orgânico, com restos de graptolitos, podendo ter sulfeto de ferro, o clima era de temperatura média com uma atmosfera úmida que proporcionou a formação de geleiras e com o surgimento delas, ocorreu a extinção em massa onde 60% de todos os gêneros e 25% dos invertebrados marinhos de todas as famílias foram extintos.
  • Siluriano
    660

    Siluriano

    Esse período aconteceu entre 443 a 416 milhões de anos atrás, ele é caracterizado pelo processo de revitalização da fauna e da flora, onde está ligada com a glaciação. Essa glaciação fez com que alguns territórios ficassem submersos, como a América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. Nesse período também surgiu diversas espécies de invertebrados e também recifes de corais , as primeiras plantas terrestres.
  • Devoniano
    700

    Devoniano

    Ocorreu entre 416 e 359 milhões de anos atrás, também conhecido como o "Período dos peixes". Nesse período teve o aparecimento de plantas de pequeno porte e os corais chegaram até o apogeu. Nele também aconteceu o surgimento dos primeiros anfíbios, licopsídeos e insetos voadores. No meio do período teve o grande desenvolvimento dos insetos e os peixes começando a deixar as águas e trocando as nadadeiras por quatro patas.
  • Carbonífero
    720

    Carbonífero

    Esse período foi marcado pelo surgimento dos Monte Apalaches, pelo choque da Europa e a África com a costa leste dos Estados Unidos e pelo surgimento de grandes florestas e consequentemente formação das grandes jazidas de carvão. No final desse período os repteis conseguiram a habilidade se desenvolver em terra. Ocorrendo entre 359 e 299 milhões de anos atrás.
  • Permiano
    750

    Permiano

    Esse é o último período da era paleozoica ocorrendo entre 299 a 248 milhões de anos atrás. Foi nele que o super continente pangeia se formou e por conta disso aconteceu grandes transformações climáticas que o tornou mais seco. Nesse período teve a queda da abundancia das floresta. Essa era teve, também, como característica a maior extinção de animais invertebrados marinhos, por outro lado os repteis atingiram o topo da cadeia alimentar
  • Era mesozoica
    800

    Era mesozoica

    A era mesozoica, também chamada de idade dos dinossauros, é divida em três períodos; Triássico, Jurássico e Cretáceo. No evento “extinção Permo-Triássica” ocorreu a maior extinção na Terra, dizimando 95% de toda a vida marinha e 70% da vida útil no planeta. Nessa era, os continentes como os conhecemos hoje estavam unidos em uma massa continental denominada Pangeia. Algumas de suas características são: clima quente e árido, alteração da flora e fauna do planeta e extinção dos dinossauros.
  • Triássico
    800

    Triássico

    Esse período é formado por um conjunto de três camadas de rochas (“Trias”): arenito vermelho, calcário marinho e latimos e arenitos terrestres situados no centro-sul da Alemanha.
    Neste período, a área continental superou a área oceânica, possibilitando uma extensiva diversificação das faunas de vertebrados terrestres e diminuindo as comunidades marinhas .No Triássico houve o início da fragmentação do Pangeia e também a origem dos dinossauros. Ele ocorreu entre 248 até 205 milhões de anos atrás.
  • Jurássico
    810

    Jurássico

    O Período Jurássico ocorreu entre 205 a 142 milhões de anos atrás, sendo suas principais características o início da fragmentação da Pangeia e o surgimento dos dinossauros. Nele a elevação dos níveis de águas dos oceanos adentrou os continentes, permitindo assim, o desenvolvimento da vegetação dos mares intra continentais e, consequentemente, dos animais (peixes, anfíbios, aves, répteis, insetos e pequenos mamíferos marsupiais), dos quais se destacam os dinossauros.
  • Cretáceo
    820

    Cretáceo

    Este período foi o mais longo que toda era atual, durando em média, acontecendo de 145 até 65 milhões de anos atrás. Nesse período, os mamíferos eram geralmente pequenos, mas importantes para a fauna, este período também já existiam os metatérios e os eutérios. No final do Cretáceo ocorre outra grande extinção: onde os famosos dinossauros foram extintos juntamente com vários outros grupos, como também repteis marinhos e muitas espécies de plantas, extinguindo cerca de 85% de todas as espécies.
  • Era Cenozoica
    900

    Era Cenozoica

    O Cenozoico é a era geológica que iniciou há 65,5 milhões de anos e que se estende até os dias atuais. Essa era é divida em três períodos: Paleogeno de 65,5 a 23,03 milhões de anos atrás, Neogeno de 23,03 a 2,6 milhões de anos atrás, com as épocas Mioceno e Plioceno e Quaternário de 2,6 milhões de anos atrás até ao presente, com as épocas Pleistoceno e Holoceno.
  • 901

    Paleogeno

    Esse período foi iniciado há 65,5 milhões de anos e encerrado 23,03 milhões de anos atrás. Divide-se nas épocas Paleoceno, Eoceno e Oligoceno. É o período do aparecimento dos mamíferos modernos, com extinção das espécies arcaicas. Verificou-se evolução também das espécies pastadoras. Na gravura, a Terra no Eoceno
  • 910

    Neogeno

    O Neogeno ocorreu há 23,03 milhões de anos e se estende até 2,6 milhões de anos atrás. Ele se divide nas épocas Mioceno e Plioceno. Esse período é o da expansão dos mamíferos de grande porte, embora muitos tenham tenham sido extintos, e do aparecimento dos hominídeos primitivos. Na fase atual do Neogeno, o grupo animal dominante são os mamíferos
  • Quaternário
    990

    Quaternário

    Período inciado há 2,6 milhoes dee anos e que se estende até aos dias de hoje. Nele apareceu o Homo sapiens e na época atual do Quaternário, o Holoceno, o grupo animal dominante são os mamíferos.