-
Regulamentação da Educação a Distância, pelo decreto 5.622.
É criado o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. -
O Centro de Educação a Distância da UnB é autorizado a receber cursos do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício no Ensino Fundamental e no Ensino Médio (Pró-Licenciatura).
-
É criada a Universidade Virtual Pública do Brasil (UniRede), um consórcio de 70 instituições públicas de ensino superior, cujo objetivo é democratizar o acesso à educação de qualidade por meio da oferta de cursos à distância.
-
Lançamento do Telecurso 2000 para o ensino de 1º e 2º graus, pela Fundação Roberto Marinho e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
1995 tem a formação da Secretária de Educação a Distância e o surgimento do projeto TV Escola, Canal Futura. Um ano mais tarde teve a criação do PROINFO, pelo MEC. -
Criação da Universidade Aberta do Brasil (Lei 403/92); Uma parceria entre o MEC, estados e municípios; integrando cursos, pesquisas e programas de educação superior a distância.
-
Implementação do programa Um Salto para o Futuro – parceria da TVE do Rio de Janeiro com a Secretaria Estadual de Educação para a atualização de docentes.
-
É implantada a rede Europeia de Educação a Distância, baseada na declaração de Budapeste e o relatório da Comissão sobre educação aberta e a distância na Comunidade Europeia
-
Programa consiste em teleaulas das últimas séries do ensino fundamental (antigo 1º grau, ou ginásio) e do ensino médio (2º grau, ou colégio) que podem ser assistidas em casa ou em telessalas. As aulas são dividas por matérias. Cada teleaula tem uma duração de 15 minutos aproximadamente.
-
Convênio entre o Ministério da Educação, a Fundação Padre Landell de Moura e Fundação Padre Anchieta, cuja meta era a utilização do rádio para a educação e a inclusão social de adultos. O projeto foi mantido até o início da década de 1980. E no mesmo ano surgiu o Projeto Sistema Avançado de Comunicação Interdisciplinares (SACI).
-
A Diocese de Natal, Rio Grande do Norte, cria algumas escolas radiofônicas, dando origem ao Movimento de Educação de Base (MEB), marco na Educação a Distância não formal no
Brasil. -
Surge o Instituto Rádio Monitor, fundado por um ex-sócio do Instituto Monitor, o instituto já formou mais de 4 milhões de pessoas e hoje possui cerca de 200 mil alunos e era oferecidos vários cursos técnicos a distancia.
-
Surgimento, em São Paulo, do Instituto Monitor, o primeiro instituto brasileiro a oferecer sistematicamente cursos profissionalizantes a distância por correspondência, na época ainda com o nome Instituto Rádio Técnico Monitor.
-
Aulas de cursos passaram a ser transmitida via rádio, tendo no Japão o primeiro registro dessa atividade em 1935. E foi na África que um dos marcos, desse processo teve inicio, foi a criação da primeira Universidade voltada para esse processo para oferta e disseminação de curso a distancia.
-
Roquete-Pinto, membro da Academia Brasileira de Ciência, instalou a Rádio-Escola Municipal no Rio.Utilizavam correspondência para contato com estudantes. Posteriormente essa iniciativas foi encorporada ao Ministério da Educação.
-
A partir daí, alguns países da Europa passaram a ministrar cursos postais durante todo o seculo XIX. Em 1829, a Suécia inaugura o Instituto Líber Hermondes, que possibilitou a mais de 150.000 pessoas realizarem cursos através da Educação a Distância; Em 1840, no Reino Unido surgiu um dos primeiros Institutos de Educação por Correspondência da Europa na Inglaterra - Open University. E um pouco mais tarde a Universidade Nacional de Educação, na Espanha se destaca.
-
A Educação a Distância é uma modalidade de ensino muito antiga. Mas, teve como marco o anuncio de um curso por correspondência pela Gazeta de Boston, onde oferecia material para ensino e tutoria por correspondência. Após essa iniciativa a Educação a Distância começa a existir institucionalmente.