-
Dia 1 Que haja Luz
Dia 2 Água dos Mares e Firmamento do Céu (separação das águas)
Dia 3 Terras, Plantas, Vida Vegetal, Frutos
Dia 4 Sol e Lua (Dias, Estações e Anos)
Dia 5 Criaturas (Animais)
Dia 6 Adão e Eva
Dia 7 Descansou -
Eva e Adão comem do fruto e são expulsos do Jardim
-
Adão e Eva e seus filhos Caim (Rebanhos) e Abel (Agricultor)
-
Abel faz sacrifício pra Deus e Caim tem medo de Abel ser o favorito de Deus, prefere matá-lo. Deus o castiga dizendo que a terra não lhe dará frutos e que ele vagará até a morte. Caim foge para uma terra chamada Enode se casa e cria uma cidade com nome de seu filho Enode.
-
Em uma terra distante ama Deus é rico e cria sua família. Deus lhe tira tudo para testar sua fé. Jó suporta tudo até que quando seus amigos resolvem questionar sobre os seus erros ele questiona a Deus o porque disso estar ocorrendo a ele. Deus diz que Jó deveria ter mais confiança nos planos de Deus e entender que haveria um motivo mesmo que ele não tivesse feito nada. Deus lhe dá o dobro de rebanho e mais filhos do que tinha e esse vive feliz até o resto de seus dias.
-
-
Moradores da terra mentiam, matavam, adoravam ídolos...
-
Deus resolve inundar a terra com água para acabar com o mal.
-
Desenvolveram familias
-
As pessoas começam a buscar por fama e poder construindo grandes torres. Para acabar com isso Deus os confundem fazendo com que falem línguas diferentes.A grande torre de Babel fica abandonada e desmorona.
-
Nas margens do rio Eufrades, na cidade de UR, as pessoas se esquecem de Deus e veneram vários deuses. Abrão é convocado para ir para outra cidade somente com sua família e comunica a sua esposa Sarai. Ele leva seu pai Terá e outras famílias para a terra de Harã (fértil e rica). Terá morre. Deus pede para que eles prossigam. Eles vivem uma vida de nômade e passam fome.
-
Ele precisava de recursos para sustentar as várias famílias. Finge ser irmão de Sarai para não morrer caso o Faraó se apaixonasse por ela. O Faraó se apaixona. Porém para proteger a família escolhida, Deus atinge os Egípios com uma enfermidade para eles deixarem Abrão e Sarai em paz. Os Egípios dão alimentos e riquezas a Abrão e deixam eles partirem. Abrão e seus seguidores seguem uma vida de nômades.
-
Com a ida ao Egito o povo prova da riqueza. A ganância cresce entre seus seguidores. Ló e seus trabalhadores começam a brigar por terras e por rebanhos. Abrão chama Ló e resolve dividir as terras para eles não brigarem. Ló fica perto da cidade de Sodoma.
-
Deus promete que Sarai e Abrão terão mais descendentes do que estrelas no céu. Como eles estão velhos e sem filhos, Sarai pede a Abraão que tenha um filho com Hagar (serva de Sarai). Assim acontece e nasce Ismael.
-
3 estranhos aparecem e dizem a Abraão que Sarai terá um filho e que Deus planejava destruir Sodoma por estar perversa. Abraão implora a Deus que salve Sodoma pois poderia ter pessoas boas nela. Abraão faz com que Deus prometa não destruir Sodoma se houver 10 pessoas boas. Enquanto isso 2 anjos visitam Ló. Os moradores de Sodoma resolvem atacá-los pensando que esses seriam ricos. Ló protege os anjos em sua casa. Os moradores os atacam.
-
Os anjos deixam os moradores cegos para se protegerem. Dizem a Ló que deixe Sodoma pois não haviam pessoas justas e a cidade seria destruída. Os anjos, Ló, sua esposa e suas duas filhas partem de Sodoma, a cidade é tomada pelo fogo. Os anjos aconselham que não olhem para trás enquanto estão fugindo porém a esposa de Ló olha a cidade com saudades. Esta é transformada em uma estátua de sal.
-
Abraão vê a fumaça da destruição de Sodoma e resolve muda-se com seu clã para outra terra (Neguebe). Sarai tem um filho (Isaque).
-
Sarai e Hagar brigavam por haver preferência entre Ismael e Isaque. Sarai pede que Abraão para que Hagar e Ismael vão embora.
-
Abrãao seguindo o conselho de Deus pede que Ismael e Hagar vão embora. Deus promete cuidar deles e construir uma grande nação a partir de Isaque. Ismael e Hagar vão para o Deserto, Deus cuida deles e Ismael casa-se com uma Egípcia e se torna líder de uma grande nação do deserto.
-
Deus pede para que Abrãao sacrifique Isaque. Ele obedece a Deus porém na hora em que foi sacrificar Isaque, Deus lhe deu um carneiro e prometeu abençoas o mundo por meio de seus filhos por causa de sua prova de fé. Um tempo depois Sarai morre.
-
Abraão pede um servo que lhe traga uma esposa para Isaque, em Harã. Quando chega a Harã, Rebeca oferece água aos servos e aos cavalos. Ela é escolhida (Abraão era tio-avô dela), segue em caravana para o acampamento. Isaque e Rebeca se apaixonam e casam de imediato pela benção do pai (Abraão). Passa-se um tempo Abraão morre e Isaque assume a liderança.
-
Rebeca era estéril, porém após as preces de Isaque, Rebeca tem 2 filhos gêmeos (2 nações) e Deus alerta que a nação mais jovem dominará a mais velha.
-
Esaú é mais forte, porém Jacó é mais inteligente. Por troca de um cozido Esaú passa a sua primogenitura a Jacó. Isaque estava velho e resolve dar a benção de liderança de seu povo a Esaú. Ele já estava cego. Rebeca orienta Jacó a enganar seu pai fingindo ser Esaú e Isaque abençoa Jacó como líder.
-
Esaú promete matar Jacó. Rebeca orienta Jacó a ir pra Harã ficar com seu irmão Labão para se proteger. Rebeca diz a Isaque que Jacó vai a Harã para encontrar uma esposa. No meio do caminho ora a Deus em uma pedra que ele chama de Betel (a casa de Deus). Segue pra Harã.
-
Jacó se apaixona por Raquel (filha mais nova de Labão). Pede pra se casar com ela. Labão promete deixar eles se casarem se Jacó trabalhasse 7 anos para ele. Ele trabalha. Na cerimônia Labão dá Lia, sua filha mais velha. Jacó fica irado. Labão sabia que Jacó tinha enganado Esaú. Trabalha mais 7 anos para poder se casar com Raquel.
-
Jacó parece lutar com um anjo misterioso. O anjo diz que ele chamará Israel, aquele que luta com Deus. Esaú o recebe bem. Jacó parte para a cidade de Hebrom, onde está seu pai Isaque. Na jornada perto de Belém, o segundo filho de Raquel (Benjamin) nasce e ela morre.
-
A mando de Deus Jacó volta para sua casa com Raquel, seu único filho José e os outros 10 filhos de Jacó. Como não avisa Labão. Labão o segue e cria uma pilha de pedras para separa o território dele e de Jacó para seguirem caminhos diferentes.
-
Jacó parte para a cidade de Hebrom, onde está seu pai Isaque. Na jornada perto de Belém, o segundo filho de Raquel (Benjamin) nasce e ela morre.
-
-
Os irmãos com ciúmes jogam José num buraco e posteriormente o vende para uma caravana, como escravo. Os irmãos entregam a Jacó a capa de José suja com sangue de um animal, dizendo não saber o que teria acontecido. José vira escravo de Potifar, capitão de guerra do rei, vira gerente da casa de Potifar por trabalhar duro.
-
A esposa de Potifar investe em José, ele não cede, ela o acusa de tentar agarrá-la. Ele vai pra prisão. Fica na prisão apaziguando brigas. Um dia o padeiro e mordomo do Faraó vão para prisão.acusados de ofender o rei. Dizem seus sonhos a José e ele os decifra-os, dizendo que um irá morrer em 3 dias e o outro será liberto. José pede ao mordomo que peça para que o liberte pois é inocente.
-
O Faraó diz ao mordomo não querer vinho... por estar tendo alguns sonhos indecifráveis. O mordomo se recorda de José e o Faraó solicita que ele seja solto. José decifra o sonho dizendo que haveriam 7 anos de fartura e 7 de fome. Era necessário alguém inteligente para gerenciar a comida. O Faraó nomeia José seu primeiro-ministro.
-
Os 7 anos de miséria chegam e os irmãos de José, que estavam em Canaã, vão até o Egito para comprar trigo. Ele acusa os irmãos de espiões. Prende um deles Simão e pede que Benjamin o filho mais novo seja levado para liberar Simão. serve um banquete a todos os irmãos quando eles levam Benjamin. Deixa eles partirem e depois acusa Benjamin de roubar uma taça.
-
Os irmãos voltam ao reino para resgatar Benjamin. Vendo que seus irmãos tinham mudado, José se revela e perdoa seus irmãos. Ele se reencontra com o pai. Apresenta sua família para o Faraó que dá a Jacó a melhor região pastoril do Egito. Por 17 anos eles vivem felizes.
-
Jacó falece e deixa a primogenitura a José e seus filhos. Dá maior direito ao filho jovem de José (Efraim) ao invés do mais velho Manassés. Os filhos levam o corpo de José a Canaã. Por anos os filhos vivem felizes. José fala que Deus vai tirá-los do País e os conduzirá a terra que deu a Abraão, Isaque e Jacó. Pede para ser sepultado em Canaã e morre. Novos governantes assumem o trono e esquecem de José e seu Deus. Observam o quão grande o povo Hebreu se tornara.
-
O Faraó observando o grande número de Hebreus, teme sua revolta e torna-os escravos no país. Com a benção de Deus, os Hebreus se multiplicam e se fortalecem. O Faraó toma uma decisão cruel: Jogar todo bebê hebreu do sexo masculino no rio Nilo. Amrão (hebreu da tribo Levi) corre para casa para salvar seu filho. Joquebede (sua mulher) prepara um cesto e sua filha Miriã deixa o cesto com o bebê sob o rio. A princesa vê o cesto e resolve ficar com o bebê.
-
Miriã dá ideia a princesa de Joquebede amamentar Moisés. A princesa aceita. Moisés vive com Joquebede até aproximadamente 4 anos quando ela leva-o para o palácio. Ele cresce no palácio e já adulto vê os escravos serem maltratados. Vendo a injustiça ataca um soldado com violência e sabendo que seria perseguido por defender os Hebreus, ele foge do palácio para a terra de Midiã.
-
No meio do caminho Moisés conhece Zípora, quando um homem tenta impedi-la de dar água de um poço para seus animais. Por ter defendido-a, o pai dela, Jetro, convida-o para jantar. Moisés começa a trabalhar como pastor para Jetro. Se casa com Zipora e tem dois filhos (um deles Gérson). Trabalha por 40 anos e ao ir próximo a montanha de Sinai vê um arbusto em chamas. Deus conversa com ele e diz para conduzir o povo Hebreu para um novo lar onde mana leite e mel. Pede para ele ir até o Faraó.
-
Deus dá o poder de milagres a Moisés para ele ser acreditado pelo povo. Os Hebreus oram por ajuda. Deus fala com Arão (irmão de Moisés) para encontrar Moisés no Deserto. Eles vão para o Egito falar com o Faraó. Pede em nome de Deus que ele liberte os Hebreus. O Faraó se nega e intensifica a cobrança de construção de tijolos.
-
1) Deus envia milhões de rãs;
2) Enxame de mosquitos;
3) Praga de Moscas;
4) Doença sobre os animais;
5) Feridas e bolhas sobre os egípcios;
6) Tempestades de Granizos; Nenhum granizo cai em Gósen.
7) Gafanhotos para destruir as plantações;
8) O Dia tão escuro quanto a noite por 3 dias
9) Morte dos filhos primogênitos dos Egípcios. As portas dos Hebreus=Israelitas são marcadas com o sangue do cordeiro para que o anjo da morte não fosse em suas casas -
Moisés intercede mais algumas vezes em nome de Deus a Faraó... Ele não aceita, é castigado, promete libertar e depois volta atrás. Para provar seu poder
Arão transforma o cajado em cobra, ela come as cobras dos magos egípcios. O Faraó não cede.
Arão fere a água do rio com o cajado e que vira sangue. O Nilo fica vermelho por 7 dias; -
Após a morte do seu filho (na última praga), o Faraó liberta os hebreus. Eles marcham ao encontro da terra prometida, uma nuvem brilhante os guia durante o dia e uma de fogo a noite. O Faraó envia seu exército para capturar os hebreus. Encurralados no Mar Vermelho, Moisés ergue seu cajado, um forte vento leste separa o mar. Os hebreus atravessam. Ao ver o exército ergue as mãos, o vento cessa e o mar apanha o exército.
-
Do Mar Vermelho eles marcham pelo exército. Após 2 dias, reclamam estar com sede e encontram uma fonte amarga. Moisés atira um arbusto e a água fica boa.
Reclamam não ter comida, Deus deu aves a noite (codornizes) e Maná de dia. Instruídos a pegar o necessário do dia, pegam além e este estraga.
No 6º dia Deus instrui a juntar por 2 dias e o alimento não estraga.
Moisés instrui Zípora a ir a seu Pai Jetro para falar de Deus, quer visitar seu antigo lar. -
Bárbaros (Amalaquitas) tentam roubar os Hebreus. Moisés pede a Josué (filho de Num) para montar os melhores homens para a batalha, enquanto Moisés mantem os braços erguidos os Hebreus ganham. Arão e Hur ajudam-no a manter os braços erguidos. Eles ganham e agradecem a Deus. Moisés encontra Jetro, sua mulher e seus filhos. Jetro aconselha a Moisés a delegar poderes, haviam muitas reclamações e ele sozinho teria dificuldades em resolvê-los. Isso facilita a vida de Moisés.
-
Moisés avisa que o Senhor desceria a vista de todos no Monte Sinai. Deus fala os 10 mandamentos da Montanha:
1) Eu sou o Senhor seu Deus. Vocês não devem adorar outros Deuses
2) Não devem construir nenhum ídolo
3) Não devem usar o nome do Senhor seu Deus em vão
4) Lembrem-se do dia do Sábado e santifiquem-no
5) Respeitem seu pai e sua mãe
6) Não matem
7) Não adulteram marido ou esposa
8) Não roubem
9) Não mintam
10) Não cobicem as propriedades de outras pessoas
Deus dá mais leis escritas. -
O povo faz uma aliança com Deus prometendo seguir seus mandamentos. Moisés sobe o Sinai para receber a lei escrita numa tábua de pedra. Josué o seguiu até parte do caminho. Como dias se passam e Moisés não retorna, o povo fica inquieto. Eles levam suas jóias a Arão que manda derreter o ouro e fazer uma estátua de um Bezerro para adoração. Moisés retorna e ao ver a cena quebra as tábuas. Ele derrete o bezerro joga o pó na água e exige que todos bebam da água.
-
Moisés pede perdão a Deus e ele perdoa. Por ter estado com Deus o rosto de Moisés brilha. Deus escreve os dez mandamentos em duas tábuas e solicita que seja criada uma tenda do encontro para adoração. Moisés coloca a arca sagrada com os mandamentos para dentro da tenda. O senhor orienta a fazer sacrifícios para demonstrar arrependimentos por seus pecados. São usados dois bodes, um em sacrifício ao senhor e um expiatório que fica com os pecados e é banido para o deserto.
-
Deus resolve conduzir o povo pelo deserto oferecendo o Maná (como alimento). Eles seguem a nuvem e começam a reclamar de ter só um tipo de alimento para comer. As tendas pegam fogo, como forma de Deus exigir que eles parassem de reclamar. Eles pedem carne, Deus envia tantas codornizes que eles comem até enjoar. O irmão e irmã de Moisés se voltam contra ele. Miriã e castigada com lepra. Arão e Miriam pedem perdão a Moisés. No 7º dia ela é curada.
-
O som de dias grandes trompetas de prata chamam o povo pro tabernáculo. Uma nuvem se ergue. O povo se organiza para partir rumo à terra prometida. Os sacerdotes lideram a formação, carregando a arca da sagrada da aliança. Moisés conta o número de israelitas conforme instruções divinas.
-
Eles acampam no Deserto de Parã fronteira com Canaã. Sondam Canaã para ver como entrariam. Vêem gigantes, Deus diz para eles tomarem a terra porém eles se recusam de medo. Deus orienta a Moisés a levarem eles ao deserto. Já que não tem fé para entrar na terra prometida. Eles se recusam e resolvem enfrentar os gigantes. Os israelitas perdem a guerra. Corá e seguidores estão contra a liderança de Moisés. Moisés diz para o povo ignorar Corá, um terremoto racha o chão que engole Corá e seguidores
-
O povo exige água a Moisés, e ele golpeia 2 vezes a rocha com fúria, e a água brota. Deus diz a Moisés que ele não entrará na terra prometida. Ele solicitou que tocasse não golpeasse. Deus avisa que Arão morrerá, Moisés entrega as vestes de Arão ao seu filho Eleazar sob o Monte Hor. O povo continua a reclamar e são enviadas serpentes venenosas que picam o povo. Moisés solicita o perdão. Todos que olham para a serpente de bronze são curados.
-
Moisés envia 2 mensageiros a Terra dos Amorreus para pedirem para passarem em paz. Eles não aceitam e atacam os israelitas que lutando com fé ganham a guerra. Tomam a capital: Hesbom. Espias de Josué vão ao norte de Basã para ver antes de prosseguir. Há uma nação poderosa com o rei gigante Ogue. Eles preparam um ataque surpresa e são derrotados por Josué e seus Homens. Eles agora estão acampados ao lado de Canaã.
-
O Rei Balaque observando as vitórias de Israel sob Siom e Ogue resolve se antecipar e chama um feiticeiro Balaão para amaldiçoar os israelitas. Um anjo de Deus interrompe a mula que levava Balaão ao Rei. Este diz ao Rei as palavras de Deus e ele decide não lutar. Moisés diz ter 120 anos e passa o comando a Josué. Ele morre no Monte Nebo contemplando a terra prometida e o próprio Deus o sepulta.
-
Eles atravessarão o Rio Jordão e capturarão a cidade de Jericó. 2 espias de Josué vão até Jericó para sondar. Eles se escondem na casa de Raabe que os protege dos guardas do reino. Em troca eles prometem salvar ela e sua família. Eles orientam-na a colocar amarrar sua janela com uma corda vermelha para saberem qual é a sua casa e ela não ser atacada.
-
Josué pede para que os sacerdotes carreguem a arca até o Rio Jordão. O rio pára de correr e então todos o atravessam. Os israelitas fazem o primeiro acampamento em Gilgal. Na terra prometida os israelitas encontram frutas, legumes e grãos em abundância. Deus pára de enviar o maná que durou 40 anos.
-
Aconselhado por um anjo, Josué ordena que Sete sacerdotes marchem em frente a arca, ao redor da muralha de Jericó por 6 dias. No 7º dia eles rodeiam 7 vezes, os sacerdotes tocam as trombetas, o povo grita e a muralha vem ao chão. Somente Raabe e sua família são salvos. Deus exige que tudo deveria ser destruído inclusive as riquezas da cidade. Eles partem para invadir AI uma cidade ao lado.
-
Vendo que o exército era pequeno Josué envia somente 3000 homens. Eles perdem a batalha. Josué questiona Deus. Deus conta que fez isso porque Acã teria desobedecido suas ordens (pegou riqueza em Jericó). Este deveria ser punido. Depois todos os soldados liderados por Josué partem para a tomada de Ai e ganham a batalha.
-
Sabendo que seriam atacados os Gibeonitas vestem roupas maltrapilhas e carregam pão mofado. Pedem um tratado de paz. eles deixam eles ficarem com eles. Um dia os israelitas vêem que foram enganados quando vão a cidade de Gibeom e eles estão bem vestidos. Os Gibeonitas se tornam servos dos Israelitas.
Sabendo que os gibeonitas seriam atacados por 5 reis inimigos, Josué volta com soldados para ajudá-los
Os inimigos são pegos por granizo e Josué pede para que o sol pare para vencer a batalha -
Finalizada a conquista do sul de Canaã, os reis do norte planejam atacar, porém Josué vence. Ele divide Canaã em 6 cidades: Quedes, Golan, Remote,Siquém, Bezer e Hebrom (de Calebe). Com a morte de Josué, alguns israelitas voltam a adorar outros deuses. Deus permite que sejam conquistados pelo Rei Cuxe (perverso). O genro de Calebe, Otoniel, os salva. Por 40 anos tem paz. Voltam a adorar deuses, Eglom (rei de Moabe) conquista-os e reina por 18 anos (com mão de ferro), com capital em Jericó.
-
Josué morre. Os líderes seguintes continuam mantendo suas promessas com Deus. Eles constroem cidades e escolhem juízes para governar. Com o passar do tempo os israelitas se esquecem de Deus. Começam a adorar ídolos dos povos vizinhos. Deus permite que o Rei de Cuxe (perverso) os conquiste. O genro de Calebe, Otoniel, salva-os posteriormente. Por 40 anos Otoniel governa pacificamente. Quando ele morre, os israelitas voltam a adorar outros deuses. Eles são invadidos por Eglom, rei de Moabe.
-
Surge um libertador na tribo de Benjamin (canhotos): Eúde. O rei que o revista como se fosse destro e não vê a arma. Ele mata-o pois era gordo e estava sozinho da sala. Eúde e os israelitas lutam contra os Moabitas no rio Jordão. Eles vencem e a Terra fica em paz por 80 anos.
-
Os Israelitas começam com a idolatria. Baraque pede ajuda a Débora que orienta o exército. a chuva começa e as tropas de Cananeus que tinham tudo de ferro ficam entalados na lama do Rio Quisom. Os Israelitas vencem e passam por 40 anos de paz. Após esse período deixam os ensinamentos de Deus de lado e sofrem nas mãos das tribos por 7 anos.
-
Um anjo aborda Gideão, jovem que malhava trigo. Ele não acredita e o anjo pões fogo na comida com um cajado. Deus pede que Gideão destrua o altar de Baal. Gideão o destrói a noite, porém pede um sinal de Deus para saber se foi o escolhido. Pede que a lã amanheça molhada e a terra seca. No outro dia pede o contrário. Ele acredita que é um escolhido de Deus.
-
Gideão reúne um exército de 32 mil soldados para vencer os Midianistas. Deus lhe dá mais orientações e Gideão libera quem tinha medo de lutar. Restando 10 mil homens. Seguindo para o riacho, todos que se inclinam para tomar água são enviados para casa. Restam somente 300 homens. O estrondo das trombetas e o fogo das tochas deles a noite, fazem com que os Midianistas lutem contra si mesmos e a maioria morre assim.
-
Após a morte de Gideão, novos inimigos surgem: os Filisteus. Uma mulher do povo de Israel é escolhida para dar origem a um herói que não poderia cortar o cabelo. Ele cresce rebelde, porém não corta o cabelo. Se apaixona por uma Felisteia. Marca o casamento. No dia do seu casamento propõe uma charada para os Filisteus. Conta a resposta somente para sua esposa. Que quando ameaçada pelos Filisteus lhes revela a resposta. Com ódio Sansão ataca alguns Filisteus e paga a promessa com a roupa deles.
-
Sansão pensa que talvez sua esposa tenha feito isso porque sofria ameaças. Os Filisteus põe fogo na casa dela e do sogro em virtude do ataque de Sansão. Irritado ele faz uma carnificina dos Filisteus. Sansão serve como líder e protetor de Israel por 20 anos.
-
Sabendo do interesse de Sansão em Dalila, os governantes dos Filisteus oferecem muito dinheiro para ela enganar Sansão e descobrir seu ponto fraco. Ela aceita o trato. Sansão finge que ser amarrado por um cordão de couro era a resposta. Ela tenta porém ele se solta. Ela insiste em saber a verdade. Ele conta que sua força está no cabelo. Ela o entrega e os Filisteus lhe tiram a força cortando o seu cabelo. Eles o cegam e o colocam na prisão de Gaza.
-
Seu cabelo cresce na prisão ele pede forças a Deus. Apesar de ser forte tinha caráter fraco. Deus lhe dá forças e ele destrói o templo de Dagom. Deus demonstra que pode usar os fracos também, desde que lhe sejam fiéis.
-
Duas mulheres vivem em uma terra estranha. Rute (moabita) e sua sogra Noemi (Judia). Rute começa a trabalhar num campo da família de Noemi. O proprietário, Boaz, descobre e facilita a colheita para Rute. Um dia orientada por Noemi ela veste seu melhor vestido em uma festa e pede para se casar com Boaz. Ela tem um filho: Obede, que seria avô de Davi, o maior de todos os reis de Israel.
-
Ana pede um filho a Deus e promete dá-lo para seguir a Deus, Quando ele nasce ela leva-o até Eli para ter os ensinamentos de Deus. Samuel cresce lá e Ana o visita com o seu marido presenteando com vestimentas. Samuel escuta Deus alertando que os filhos de Eli vão sofrer por não obedecer e Samuel conta a Eli.
-
Os soldados Hebreus estão perdendo a luta contra os Filisteus. Embora seja proibido pela Lei do Senhor, os filhos de Eli decidem levar a arca sagrada para a batalha. Os Filisteus roubam a Arca, os filhos de Eli morrem na batalha e ele morre depois ao descobrir. Em poder dos Filisteus a arca gera muitos danos a suas comunidades (acontecem coisas ruins onde ela fica)...eles decidem levá-la a Quiriate Jearim e deixá-la lá.
-
Samuel cresce e lidera os israelitas. Eles vão a Mispá para orar e pedir perdão ao Senhor. Os Filisteus preparam um ataque e perdem a batalha em virtude de uma tempestade que os confundem com raios e trovões. Como lembrete Samuel ergue um monumento Ebenézer (ajuda do Senhor)
-
Os israelitas solicitam um líder a Samuel que está envelhecendo. Samuel os adverte dos perigos de se ter um Rei. Eles insistem mesmo assim. O escolhido é o lavrador Saul (descendente de Benjamin). Saul é ungido por Samuel e profetiza em Gibeã tomado pelo espírito santo. Saul se esconde ao ter que se mostrar a todos está com medo. Depois se apresenta. O Rei dos Amorreus ameaçam os israelitas. Saul ameaça quem o não seguir de matar o seus gados. Um exército logo se forma e ele ganha a batalha.
-
Samuel se afasta de sua posição de Juiz. Os Filisteus preparam um contra-ataque com um grande exército. Os israelitas se assustam com a dimensão do exército. Samuel disse que ofereceria um sacrifício pra Deus. Saul não espera e oferece ele mesmo. Ao Samuel o repreender por estar errado.. ele retira o sacrifício. O filho de Saul, Jônatas resolve agir atacando as guarnições dos Filisteus. Um grupo de israelitas o ajudam. Eles ganham. Jônatas come um favo de mel. Os soldados não.
-
Saul fica irado com Jônatas pois tinha feito um juramento de jejum para todos soldados até a noite. Diz que vai matar seu filho porém os soldados o defendem por terem ganho a batalha. O Senhor diz, a partir de Samuel, que Saul deveria atacar os Amalequitas e não trazer nada deles. Samuel faz o ataque porém trouxe parte do rebanho deles. Apesar de se justificar que queria oferecer os animais em sacrifício, Samuel diz a Saul que Deus o rejeitaria como ele o rejeitou.
-
Samuel retorna a Belém e conversa com Jessé, neto de Rute e Boaz. Pede para escolher um de seus filhos para um serviço especial. Ele escolhe Davi (8º filho - mais novo). Quando seus irmãos vão ao campo fora de Belém para chamar Davi, o pastor corajoso, ele mata um leão para proteger as ovelhas de seu pai, com uma pedra. Samuel o unge como o próximo Rei de Israel.
-
Davi foi visto cantando e tocando harpa no campo pelos empregados de Saul. Quando o espírito do Senhor sai de Saul, um mau, enviado por Deus, o atormenta. Seus empregados se lembram de Davi e Saul pede para que ele venha tocar e afastar o espírito mau. Davi vai algumas vezes (seria uma oportunidade dele acompanhar um rei e como deveria se portar diante Deus estando nesta posição).
-
Novamente os Filisteus atacam Israel. O pai de Davi pede para que ele leve comia para seus irmãos na batalha. Quando Davi chega ao campo de batalha ele vê o gigante Golias desafiando o exército de Deus. Golias disse que só era necessário um homem para derrotá-lo e tudo acabaria. Davi se oferece. Ele vai com sua funda e pedras. Atinge uma pedra na cabeça do Gigante que toma e Davi corta-lhe a cabeça com sua espada pesada. Os Filisteus tentam fugir porém os israelitas os derrotam.
-
O rei Saul dá um bom posto para Davi como oficial. Ele sente-se enciumado e até tenta matar Davi. Ele diz a Davi que oferecia sua filha Mical se ele matasse 100 filisteus. Davi mata 200 e se casa com Mical. Saul tenta combinar com Jônatas de matar Davi. Ele não aceita. Saul se reúne com a conspiração e Mical vê. Ela pede pra Davi fugir e engana os homens que vêm tentar matar Davi. Davi vai para Ramá onde Samuel está.
-
Davi vai pra Judá e 400 homens se juntam a ele. Entre seus parentes 3 sobrinhos indispensáveis: Joabe (comandante), Abisai (Guarda-costas) e Asael (perseguirá seus inimigos). Gade, ex-profeta de Saul adverte Davi para ir para a floresta de Herete e ele se torna seu 1º profeta. Saul ordena a morte de todos Sacerdotes de Nobe e cidadãos de sua cidade e somente Abiatar, o filho de Aimeleque consegue fugir, seu 1º sacerdote.
-
Abiatar diz que a ordem de Deus seria Davi proteger a cidade de Queila dos Filisteus. Liderados por Davi eles ganham a batalha. O profeta diz que Saul está a camiho e Abiatar adverte que o povo de Queila o entregará a Saul. Ele parte e 200 homens da cidade o seguem. Seu exército passa a ter 600 homens. Davi encontra Saul numa caverna dormindo mas não o mata. Saul se envergonha e parte com seu exército. Força Mical a se casar com outro homem. Samuel morre servindo ao Senhor.
-
Parte do exército, segundo ordem de Davi procura Nabal para solicitar suprimentos. Nabal se nega e Davi fica irado (propõe uma batalha). A mulher de Nabal, Abigail sabendo de tudo oferece os suprimentos para eles não se enfurecerem ela pede piedade a Davi. Quando conta ao seu esposo do que escapou ele morre de susto. Davi se casa com Abigail. Saul continua perseguindo Davi. Novamente Davi tem a oportunidade de matar Saul dormindo e não o faz. Saul promete ir.
-
Ao ver o exército Filisteu, Saul sente medo e ao recorrer o Senhor ele não o responde. Ele recorre ao poder das trevas. Pede pra uma feiticeira chamar o espírito de Samuel para acalmar sua alma atribulada. Samuel aparece e diz que seu exército será derrotado e que ele e seus filhos morreriam. Davi seria o novo rei. Os Filisteus os derrotam e Saul deixa-se se cair em sua própria espada para não ser pego. A profecia se cumpre.
-
Davi chora a morte de Saul e Jônatas e escreve uma canção de luto chamada de Canção de Reverência.Ele volta a Judá e como 1º ato de rei, concede benefícios aos homens de Jabes-Gileade como gratidão de ter buscado o Saul e Jônatas para um enterro digno. O general Abner tenta dar um golpe anunciando seu filho, Is-Bosete, como Rei e leva o resto do exército de Saul para batalha contra Joabe (comandante de Davi). Eles se encontram no Lago Gibeão e hesitam por serem da mesma nação.
-
Eles se enfrentam. Joabe e seu irmão Asael tentam atacar Abner. 360 homens de Abner morrem e somente 20 de Davi, incluindo Asael. Joabe promete vingança. Is-Bosete começa a desconfiar de Abner e Abner passa para o lado de Davi. Ele o recepciona com uma festa. Joabe fica furioso. Ele dá um recado falso a Abner e o mata numa rua deserta. Davi se declara inocente diante de seu povo e ordena punição a Joabe e lhe obriga chorar no funeral de Abner. Com medo os oficiais de Is-Bosete os trai e o mata.
-
Ao se apresentar para Davi os militares são mortos. Davi não aceita a traição deles. Davi se torna rei aos 30 anos de idade de toda Israel (12 tribos). Davi estabelece Jerusalém como capital. Ela está na fronteira de Judá e Israel. Ele diz que quem conquistasse Jerusalém seria o general do exército israelita. Joabe infiltra no reino com o exército pelo um canal de água de esgoto. O oficial com medo abre os portões e Davi domina praticamente sem luta.
-
Davi tenta trazer a arca da aliança de Quiriate Jearim para Jerusalém. Não consegue de primeira por não observar as instruções de Deus corretamente. Porém tem sucesso na 2ª tentativa. Eles tocam e cantam canções de louvor. Davi decide construir um templo para o Senhor, mas ele o ordena que seu templo seja construído por um de seus filhos que seria um homem pacífico.
-
Davi vê Bate-Seba, esposa de Urias no palácio. Ele acha ela linda e manda seu marido ir dar um recado a Joabe na batalha. No papel Davi pede para que Urias lute na frente de batalha para morrer. Joabe acata as ordens do Rei e Urias e outros ótimos soldados morrem. Após o luto Davi se casa com Bate-Seba.
-
Davi tem um filho com Bate-Seba. Um dos profetas, Natã, vai ao palácio. Ele conta a Davi uma injustiça que aconteceu em seu reino. Um homem muito rico e outro muito pobre. O rico decide sacrificar um cordeiro. Ele pega o único que o pobre tinha. Davi fica irado com a história. Natã então revela que essa parábola seria o que Davi fez ao roubar Bate-Seba. Como castigo este revelou que o seu primeiro filho morreria. Davi ora pedindo perdão. Fica em jejum. Porém em 7 dias seu filho morre.
-
Joabe está finalizando a batalha contra Rabá e chama Davi para finalizar a batalha. Eles ganham. Davi tem outro filho com Bate-Seba, Salomão, Deus o nomeia Jedidias "Amado por Deus"
-
Absalão põe fogo no campo de cevada de Joabe. Joabe vai até ele. Ele coloca que não quer mais as restrições de Davi. Joabe dá o recado a Davi e Davi perdoa o filho. Absalão age como político em Jerusalém e ao conquistar muitos aliados trama um golpe ao reinado. Ele se consagra em Hebrom com seus aliados. Um pastor vai até Davi e o conta sobre o golpe. Davi decide abandonar Jerusalém com seus aliados, para que estes não sofressem com guerra. Aitofel, avô de Bate-Seba se alia a Absalão.
-
Aitofel orienta Absalão a atacar Davi o mais rápido possível. Husai um conselheiro espião de Davi aconselha a Salomão a juntar mais aliados para atacar Davi. Absalão decide aguardar. Pensando que Absalão poderá perder e que ele seria acusado de traidor, Aitofel se enforca. Davi busca refúgio em Maanaim. Os dois exércitos se encontram na Floresta de Efraim. As feras da floresta e sua vegetação densa dificulta para o exército de Absalão. Absalão tenta fugir mas fica preso na árvore pelo cabelo.
-
O filho primogênito é Amnon. Já preocupado Absalão planeja matar Amnon para não ter que competir o reino. Ele faz uma festa afastada e chama todos os irmãos. Aproveita que estão bêbados e mata Amnon. Davi fica irritado porém Absalão foge para Gesur (cidade de seu avô). Davi chora por 3 anos sobre o filho fugitivo e o que está morto. Ele chama Absalão para viver em Jerusalém porém ele passa por algumas restrições punitivas. Absalão quer falar com Joabe e ele não o atende.
-
Mesmo tento prometido para Davi que não mataria Absalão. Ele o mata ao vê-lo preso na árvore pelo cabelo. Davi se irrita com Joabe porém ele o perdoa. Enquanto isso Salomão está crescendo. Davi envelhece e Adonias o filho mais velho trama para tomar o reinado de Salomão que foi designado por Deus. Adonias comemora com Joabe e Abiatar. Natã consta a Bate-Seba que conta a Davi dos planos de Adonias. Davi se irrita e ordena que Salomão fosse a fonte sagrada de Giom para ser ungido rei de Israel.
-
Salomão poupa a vida do irmão. Porém mais tarde ele executa Adonias e Joabe por traição. O reinado de Davi foi de 40 anos e sempre rendeu honras ao Senhor. Ele foi sepultado em Jerusalém.
Para solidificar seu reino ele toma 3 decisões: Casa com a filha do faraó (aliança com Egito), Planeja construir um templo, Oferece sacrifício a Deus em Gibeom
Ele tem um sonho e pede a Deus sabedoria. Deus diz que ele terá mais sabedoria e que terá riquezas e honra. Vida longa se seguir os seus Mandamentos. -
Há um tempo para tudo, E uma estação para cada atividade debaixo do céu:
Um tempo para Nascer e para Morrer
Plantar/Colher
Matar/Curar
Derrubar/Construir
Chorar/Sorrir
Estar de Luto/Dançar
Espalhar Pedras/Recolhê-las
Abraçar/Ficar Longe
Buscar/Desistir
Guardar/Jogar Fora
Rasgar/Emendar
Silenciar/Falar
Amar/Odiar
Guerra/Paz
Ele fez tudo belo em seu tempo... Tudo o que Deus faz dura para sempre -
2 mulheres pobres tiveram filho. Um morreu e as 2 dizem ser mães do vivo. Salomão diz que repartirá a criança, uma metade para cada mãe. Uma cede e diz poder dá o filho para a outra. Ela fica com a criança pois essa seria a reação de uma mãe.
Salomão constrói um Templo para Deus em 7 anos (ele é de cedro, bronze e ouro). A Arca Sagrada fica nele abaixo de 2 querubins. Ele também constrói um palácio com muitas riquezas. Expande seus negócios para além do mar vermelho por navios. -
A rainha de Sabá toma conhecimento de Salomão e parte com camelos e riquezas para conhecê-lo em Jerusalém. Ele apresenta o seu reino. Ela o testa com enigmas e verifica que ele é muito sábio. Salomão usa a sabedoria para impressionar líderes e obter mais honra e fama. Constrói templos pagãos. Todos os advertem sobre seu afastamento de Deus. Ele se recusa a escutar. Seu contramestre Jerobão o abandona. Aías lhe diz que 10 tribos serão sob o governo de Jerobão e as outras duas do filho de Salomão.
-
Ao saber da profecia de Aías, Salomão fica irado. Manda matar Jerobão. Continua a adorar outros ídolos e morre.
Jerobão faz uma proposta para Roboão, filho de Salomão, que não aceita. Ele se demonstra mais duro. O povo não o aceita ele foge e somente Jerusalém e a tribo de Judá o aceita.
As tribos foram divididas 10 no norte, Israel e Judá (do Sul). O faraó egípcio rouba os ornamentos do palácio.
As tribos do norte partem para o sul para adorar no templo. Isso divide lealdade de seu povo. -
O Rei Jeroboão faz 2 bezerros de ouro para serem adorados. Um profeta diz que eles se quebrariam ao meio. Ao ordenar que o povo atacasse-o os símbolos se quebram e seu braço se atrofia.
Ele é curado e reina por muitos anos sem sobressaltos. Um dia seu filho adoece.
A esposa vai a Aías para saber a profecia e ele revela que seu filho morreria e Israel se desfazaria por adoração pagã. A profecia se cumpre. Como consequência os reis de Israel passam 40 anos de guerras. -
Após 60 anos de divisão dos reinos de Israel, Acabe assume o trono. Ele se casa com Jezabel que adora um Deus estranho Baal. Ela pede um templo para Baal e pede que fechem os de Deus. Elias invade o salão e ele defendendo Deus diz mostrar o poder do Senhor pela escassez de chuva, até que ele ordenasse chover. Elias foge. Jezabel fica furiosa e manda Obadias matar todos os adoradores de Javé. Obadias crê no Senhor e esconde seus seguidores ao invés de matá-los. A terra verde se torna um deserto.
-
Escondido Elias se alimenta com Pão e Carne que corvos o levam. A seca afeta o riacho de Elias então ele vai para a cidade de Zarafate onde uma mulher viúva alimenta ele e ao seu filho com farinha e óleo de um jarro que os alimenta por 2 anos. Seu filho morre e ao pedir Deus seu filho de volta ele volta a vida.
Após 3 anos de seca Deus diz a Elias para retornar a Israel para voltar a chuva. Ele faz uma proposta reunindo todos os 450 profetas de Baal e o povo de Israel. Ele cria uma competição. -
Elias oferece 2 touros. 1 será sacrifício par Baal e o outro a Deus. Eles serão aclamados o que responder com fogo será o verdadeiro. Os de Baal ficam 1 dia clamando e exaustos desistem. Elias ergue um altar com 12 pedras (as tribos de Israel) cava um fosso em torno dele e coloca água. O touro fica no altar. Elias ora. Raios caem sem nuvens e consomem o touro, as pedras e a água. O povo ataca os profetas de Baal. Uma nuvem vem e começa a chover. Elias leva a noticia da vitória no Monte Carmelo.
-
Jezabel está furiosa e manda matar Elias. Com medo ele foge. Ele pede para Deus findar sua vida. Um mensageiro do Senhor lhe dá pão e água. Elias vai ao Monte Sinai e diz não querer ser mais profeta. Deus lhe dá um novo plano: Ir ao país de Arã ungir Hazael como próximo rei deles. Encontrar Jeú, capitão do exército de Israel, que será o rei após Acabe. Encontrar Eliseu nos campos que será o próximo profeta. Elias encontra Eliseu que se despede da família para seguir Deus.
-
Acabe queria a vinha de Nabote. Ele não quer vendê-la por ser da família. Quando conta para Jezabel ela tem um plano. Ela escreve uma carta falsa ordenando matá-lo por blasfêmia ao Deus. Ela assina como o Rei.
Nabote é apedrejado até a morte. Cães lambem seu sangue. Jezabel dá a notícia da morte para Acabe, que fica feliz e vai até a vinha. Lá ele encontra Elias que lhe diz que ele sofreria como Nabote (que morreu injustamente) e que o mesmo ocorreria com Jezabel. -
Josafá governava Judá segundo as palavras do Senhor. Seu filho se casa com Atalia, filha de Jezabel e Acabe. Os Arameus tomam uma cidade de Acabe e ele resolve fazer um confronto e pede ajuda de Josafá. Os profetas de Acabe o orientam a lutar. Porém Josafá pede ajuda de um profeta do Senhor. A contragosto Acabe chama Micaías que lhe diz que ele morrerá no confronto. Mesmo assim eles partem para a luta. Acabe morre atacado por uma flecha com o sangue se esvaindo aos poucos, conforme a profecia.
-
Os filhos assumem o reinado após a morte de Acabe, porém Jezabel continua nos bastidores. Durante o reinado do 2º filho Jeorão, Elias recebe uma mensagem que deve ir ao rio Jordão. Eliseu o acompanha. Lá ele abre as águas com seu manto e caminha no seco. Deus o leva aos céus e Elias recebe o seu manto. Ao retornar Elias também abre as águas com seu manto. Um grupo de profetas testemunham o acontecido e espalham que Eliseu assumiu o lugar de Elias.
-
Uma mulher pede ajuda de Eliseu pois um agiota quer levar seus filhos como escravos por ela não pagar uma dívida de seu marido morto. Ela só tem 1 jarro de óleo. Ele a orienta a reunir todos os jarros emprestados dos vizinhos. O óleo se multiplica ela os vende e paga o agiota. Eliseu purifica água suja de um poço; ressuscita um menino; ao ser ameaçado por um grupo de jovens, invoca ursos do bosque para defendê-lo; Durante a construção de seu abrigo a cabeça de um machado flutua sobre as águas.
-
Naamã está com lepra em Arã e uma de suas escravas israelitas o orienta a procurar ajuda na Samaria, capital de Jerusalém. Ele vai a procura de Eliseu. Ele não está em casa, porém lhe deixa um recado para se lavar no rio Jordão 7 vezes para ser curado. Mesmo descrente Naamã tenta e ele é curado. Ele agradece Eliseu.
-
O rei de Arão ainda conspira contra Israel porém Eliseu sempre avisa o Rei Jeorão sobre as emboscadas. O rei de Arão monta um exército contra Eliseu.Eliseu ora e um exército do céu de cavalos e guerreiros de fogo aparece para defendê-lo. O exército arameu fica cego e Eliseu os conduz a capital de Israel. Eles recobram a visão e Eliseu lhes dá uma festa. As duas nações ficam em paz por um tempo devida a bondade de Eliseu.
-
O rei de Arã decide suspender o suprimento em Samaria e cercar a cidade. A cidade de Israel se esforça e resiste por um tempo. Porém começam a reclamar. Jezabel faz com que seu filho duvide de Deus e incentiva-o a orar para Baal.
Eliseu diz para que eles aguardem. No outro dia haveria comida. 4 leprosos resolvem sair da cidade e encontra muita comida. O cerco tinha sido abandonado. Eles avisam o rei Jeorão.
Seus soldados tentam contato com os arameus para saber o que tinha ocorrido. -
Os arameus dizem que eles tinham escutado a aproximação do exército dos Egípicios durante a noite e que tinham fugido. Os israelitas comeram até se sacear.
Apesar de várias provas, Jezabel e o Rei Jeorão continuam adorando Baal. Em uma batalha contra Arã, Jeorão é ferido.
O capitão Jeú fica no comando. Eliseu pede a um profeta que ungisse Jeú como rei (conforme profecia do Senhor a Elias). -
Jeú conta a seu exército que o apoia. Eles vão até Jezreel. Jeorão e seu sobrinho, Rei Acazias de Judá, se aproximam. O exército matam os dois.
Quando Jezabel sabe da morte deles resolve se embelezar. Queria ser vista bonita. Quando Jeú se aproxima do palácio ele ordena aos servos que empurrem Jezabel da janela. Eles o obedecem. Seu corpo não é sepultado. Eles são comidos por selvagens.
Eles destroem a estátua de Baal. Ao sul, no reino de Judá, a mãe de Acazias, Atalia recebe as notícias. -
Jeoseba, irmã de Acazias, tem um filho Joás e fica triste com a notícia. Atalia ordena que todos os herdeiros do rei homens fossem mortos. Jeoseba esconde Joás com o sacerdote Jeoiada, no templo de Deus. Por 6 anos Atalia reina Judá com crueldade. Jeioada espera que o povo estivesse cansado de Atalia e apresenta Joás e diz que iria ungí-lo como Rei de Judá. Ele é ungido e Atalia é executada.
-
Judá prospera por anos mas com a morte de Jeioada, Joás fica fragilizado. Zacarias é filho de Jeioada e tenta orientar o rei. Esse porém resolve escutar seus conselheiros e mata Zacarias apedrejado. A profecia de que Judá seria destruída acontece. Joás é assassinado por seus próprios homens. Por 100 anos Judá é governado por reis que hesitam entre Deus e seus ídolos. Deus envia profeta após profeta para advertir o povo de Deus.
-
Deus diz a Jonas que fosse a cidade corrupta de Nínive para que eles arrependam-se dos pecados. Caso contrário seriam destruídos. Jonas vai a Jope para pegar um navio. Ele desobedece Deus e pega um navio para direção contrária. Ocorre uma tempestade e ele é jogado ao mar. Um monstro do mar o engole e ele fica vivo dentro do peixe por 3 dias e noites. Jonas ora e o peixe o vomita na terra de Nínive. Ele prega Deus e o povo se arrepende. Jonas fica irado pela compaixão de Deus e pede pra morrer.
-
Oseias: Apesar de sua esposa Gômer tê-lo abandonado ele o perdoa. Se Deus podem amar um povo infiel ele poderia amar sua esposa infiel.
Amós: Vocês são como um muro sem prumo, deve ser destruídos antes que um novo seja levantado.
Joel: Os gafanhotos consomem tudo, com o arrependimento tudo será reparado.
Miqueias: Que a vida dos pobres sejam melhores. Diz aos ricos de Judá o que estão fazendo de errado. Que sejam justos, perdoadores e amigos de Deus. -
Isaías estava rezando no templo quando Deus falou com ele. Ele se propôs a ser aquele que falaria com os pecadores. Ele foi profeta do reinado de Ezequias. Ezequias algumas vezes teve medo e quase morreu. Deus lhe deu mais 15 anos de vida. Ezequias foi orgulhoso e Isaías o advertiu que um dia a Babilônia destruiria Judá. Após sua morte, seu filho vir rei e conduz Judá a idolatria. Isaías profetiza a destruição e o envio do libertador dos pecados e rejeitado pelos homens (JESUS CRISTO).
-
Josias é bisneto de Ezequias. Torna-se rei de Judá com 8 anos. 13 anos depois Deus convoca Jeremias ainda criança para ser profeta. Josias decide restaurar o templo e seus servos encontram um rolo antigo (Torá). Ficam felizes, porém a profetisa Hulda os orienta que o povo seria destruído pelos pecados, não no reino de Josias que era humilde. Josias lê Torá e orienta seu povo. Eles comemoram a Páscoa (recordando a libertação dos ancestrais da escravidão do Egito).
-
Por vários anos Josias e Jeremias trabalham juntos com alma e força. O exército egípcio (um dos maiores) está atacando o assírio, porém com medo de vir atacar Jerusalém, Josias resolve se adiantar e atacá-los. Jeremias o adverte que quem destruiria Jerusalém seria a Babilônia. Josias o ignora e parte com seu exército para o ataque. O Faraó Neco (Egito) mata Josias. Jeocaz toma o trono e é submisso ao Egito. Habacuque (profeta) questiona Deus o sofrimento dos justos e a riqueza dos perversos.
-
Nabucodonosor conquista o Egito e rende Judá. Ele faz alguns reféns para garantir lealdade de Jeocaz. Entre os reféns estão Daniel e seus 3 amigos. O novo rei de Judá é Jeoaquim, que continua adorando outros deuses. Jeremias prega sobre a circuncisão, sobre os corações falsos, orações e sacrifícios para os idólatras porém eles não acreditam.
-
Jeremias diz que Deus destruiria Jerusalém e que eles seriam exilados para a Babilônia. Eles serviam estranhos em sua própria terra. Agora serviriam estrangeiros em uma terra estranha.
Os idólatras resolvem apedrejá-lo, mas Aicam alerta que Miqueias tinha feito profecias assim e Ezequias, o rei, não ordenara sua morte. O povo recua. Baruque, um escriba, se apresenta para Jeremias. -
Jeremias pede para que Baruque escreva suas profecias. Ele pede para que este leia para o povo no templo. Um dos servidores pega os escritos e leva ao Jeoaquim, que queima o rolo e ordena a prisão dos dois. Ambos já haviam se escondido. A pedido de Deus Jeremias vai à cidade para profetizar. Irritado Pasur, um sacerdote, o espanca e o coloca no tronco. Humilhado Jeremias clama ao Senhor. Na manhã seguinte Jeremias é libertado.
-
Jeoaquim resolve não pagar tributo a babilônia, os reféns de lá não seriam importantes. Resolve usar os recursos para reforçar o exército. Jeremias sabe que Deus é contra. A revolta de Jeocaz contra a babilônia está em pleno vapor quando de repente ele morre. Babilônia facilmente derrota Judá, o jovem Jeoaquim é forçado a render-se a Nabuco. Nabuco leva os tesouros, os nobres, trabalhadores habilidosos, o rei e 10 mil homens mais fortes de Judá para a Babilônia. Príncipe Zedequias torna-se rei.
-
Entre os cativos da Babilônia há Ezequiel. Ezequiel é lavrador. Na beira do rio tem uma visão impressionante: 4 criaturas, 4 asas, 4 rostos, roda dentro de roda e um trono glorioso. Deus o chama para ser profeta e advertir o povo de Jerusalém. Jerusalém seria destruída, após 70 anos os judeus poderiam voltar. Ezequiel vai a um campo de batalha com ossos de soldados. Deus o ordena que profetize a vida. Ele fala e os ossos tornam-se pessoas vivas. Ezequiel conta aos Judeus na Babilônia.
-
Deus diz que vai reuní-los e que traria-os de volta a sua terra. Iria purificá-los, dar um novo coração e colocar o seu espírito para seguir seus mandamentos. Haverá um novo templo e uma nova Jerusalém com um novo nome que significa " O senhor está ali"
-
Zedequias ainda governa permanecendo leal a Nabuco e pagando tributo a Babilônia. Ele reúne os reis estrangeiros dominados pela Babilônia para fazer uma conspiração. Eles tentariam se unir aos Egípcios. Jeremias entra na sala carregando um jugo de boi. Ele diz que todos deveriam servir a Babilônia (o jugo), senão seriam esmagados como folhas sob os pés. Hananias (profeta) quebra o jugo e profetiza que em 2 anos Babilônia seria destruída. Jeremias profetiza que ele estaria morto em 1 ano.
-
Mesmo Hananias morrendo em poucos meses, Zedequias não quer acreditar em Jeremias. Um embaixador do Egito é enviado e diz ter interesse em lutar. A Babilônia ataca Judá, em virtude da revolta. Num momento eles cessam. Jeremias alerta que Judá não venceu. Os babilônicos foram atacar os egípcios que vinham ajudar. Jeremias é preso como traidor (pelas suas profecias), coloca-o num poço vazio e antigo. Ebede-meleque, servo, obtém permissão para colocá-lo no pátio da prisão.
-
O cerco dos babilônicos continuam após eles terem vencido os egípcios. Zedequias procura Jeremias, pois o povo passa fome. Jeremias lhe diz que se ele se rendesse Jerusalém seria salva. Caso contrário, ela seria queimada e ele torturado e morto. Jeremias continua preso. Após 30 meses do que ele disse, haviam 2 anos e meio de batalha e os babilônicos transpõe o muro. Zedequias tenta escapar com sua família. Os babilônicos os alcançam e arrancam seus olhos.
-
Nabuco permite que Jeremias fique livre, pois foi fiel a Deus. Diz que se quisesse poderia vir pra babilônia com riqueza e conforto. Jeremias não aceita e fica com o Povo de Deus para que eles tivessem um líder. Os babilônicos põe fogo em Jerusalém que vira cinzas e pedras escurecidas. Jeremias LAMENTA. Os Edomitas celebram o fracasso de Jerusalém e o profeta Obadias os repreendem por sua atitude cruel.
-
Os babilônicos estabelecem quartel general em Mizpã e nomeiam Gedalias como governador. Ele era fiel a Deus e Jeremias se une a eles. Gedelias é assassinado. Um grupo de pessoas com medo de toda Israel levar a culpa pergunta Jeremias o que Deus acharia deles irem para o Egito e terem paz e comida. Jeremias diz que eles deveriam permanecer na Babilônia. Eles vão pro Egito e Jeremias também. Nabuco conquista o Egito matando todos os refugiados. Do povo de Deus, restaram os exilados na Babilônia.
-
Os cativos de Judá chegam a Babilônia. Dentre eles estão Daniel e seus 3 amigos: Sadraque, Mesaque, Abede-Nego.
No dia seguinte alguns prisioneiros fortes e inteligentes foram selecionados para receber 3 anos de estudos com os sábios e estar na corte do rei. Daniel e seus amigos estão neste grupo. Depois desses anos os mais bem qualificados serão conselheiros. Durante os 3 anos eles recebem bom tratamento, ficam hospedados num quarto mobiliado e as iguarias da mesa real de Nabuco. -
Daniel e seus amigos não comem da comida, da carne e do vinho consagrados aos ídolos. Eles pedem somente legumes e água. Por 10 dias eles comem assim e os outros das iguarias do Templo de Marduque. Mesmo assim eles estão mais fortes e ágeis. Apesar de ler sobre a história babilônica eles rezam a Deus 3 vezes ao dia como demonstração de fidelidade. Deus dá a eles conhecimento e sabedoria e para Daniel o poder de compreender os sonhos. Após os 3 anos eles são escolhidos para servir o governo.
-
Nabuco teve um sonho estranho de que não se lembrava, porém queria que fosse interpretado. Nenhum conselheiro conseguiu e então ele ordenou que todos os sábios fossem mortos. O capitão da guarda chamam Daniel e seus amigos para serem mortos. Daniel indaga o motivo, e quando lhe é revelado ele pede permissão para falar com Nabuco. Ele lhe pede um dia. Os jovens oram e Deus revela o sonho para Daniel. No outro dia Daniel fala ao rei que ele sonhou com uma pedra derrubando uma estátua.
-
A cabeça de ouro representa o grande reino e o resto do corpo da estátua os reinos menores que ainda virão mas que depois que caírem, Deus estabeleceria um reino que nunca mais seria destruído. Nabuco faz Daniel governante da província e sobre todos os sábios que ele salvou a vida. Os 4 hebreus agem com eficiência e sabedoria conquistando a simpatia do povo. Os outros conselheiros do rei ficam irritados. Querem se livrar deles, como Daniel é muito poderoso, resolvem atacar seus amigos.
-
Nabucodonosor constrói uma estátua para ele. Todos deveriam adorá-la ao soar as trombetas. Os conselheiros aproveitam essa oportunidade para denunciar os amigos de Daniel (eles não iriam adorar a estátua). Assim como previam eles não se curvam e com entusiasmo os conselheiros vão a Nabuco para relatar o ocorrido. Nabuco os convoca irritado e os ordena que façam a adoração. Eles se recusam e Nabuco ordena que estes sejam jogados na fornalha. Quando olham para fornalha viam 4 pessoas vivas.
-
Dentre os 4 um era um ser celestial (um anjo). Nabuco ordena que os 3 saíssem. Eles saem vivos. Nabuco ordena que ninguém mais fale uma palavra contra o Deus dos Hebreus. Daniel sonha com 4 bestas surgindo do mar.
1º Leão com asas de águia
2º Urso feroz
3º Leopardo com 4 cabeças e 4 asas
4º Besta com dentes de ferro que esmaga e devora todas as anteriores
Deus lhe revela que elas seriam os 4 metais da estátua de Nabuco, 4 reinos (Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma) - o de Deus é que prevaleceria. -
Após a morte de Nabuco, Daniel continua a governar sob a liderança de muitos reis diferentes. O novo monarca Belsazar é jovem e mimado. Mesmo diante de 2 ameaças (revolta dos sacerdotes e iminência da invasão do exército Persa) ele passa seu tempo em festas. Durante uma delas um sinal sobrenatural. Uma mão surge no ar e escreve 3 palavras na parede. Ninguém consegue ler. Ele fica assustado e chama Daniel. Ele lhe promete riqueza e promoção caso desvendasse o que estava escrito.
-
Daniel recusa a riqueza e a promoção. Diz a Belsazar que ele foi arrogante e blasfemou Deus. Ele adverte que seus dias estavam contados, seu reino seria dividido entre os Persas. O rei não se amedronta e dá um colar para Daniel dando-lhe os mesmos poderes do rei e resolve voltar para a festa. Os soldados persas invadem o salão e prendem Belsazar. Antes do nascer do dia Belsazar é executado. Dario, rei da Persa, procura alguém para ajudá-lo a administrar o novo império.
-
Daniel já idoso chama atenção de Dario por sua integridade e sabedoria. Ele pede para ajudar a governar, certificar que os impostos fossem pagos e que a lealdade fosse mantida. Daniel faz um trabalho magnífico e Dario promove como administrador de todo o reino. Os jovens oficiais ficam com inveja. Decidem conspirar contra Daniel e dão a ideia ao rei de que assinasse uma lei de que todos deveriam orar e curvar somente ao rei por 30 dias. Quem desobedecesse deveria ser jogado aos leões.
-
Dario assina a lei. Daniel ora a Deus, como tem feito nos últimos 70 anos de vida, no andar de cima de casa direcionado para Jerusalém. Os jovens vêm que Daniel cai na armadilha e denuncia ao rei. Dario nota que ouve uma conspiração, pede para que Daniel deixe de orar por 29 dias, porém ele se recusa. Dario percebe que não conseguirá livrar o amigo de sua lei e entristecido ordena que ele seja jogado na cova dos leões. Eles selam a cova com uma pedra. Dario não comem nem dorme pensando em Daniel
-
Ao amanhecer o rei corre até a cova e pede para tirar a pedra. Deus enviou um anjo para fechar a boca dos leões. Exultante o rei ordena que tirem Daniel da cova. Fica feliz e abraça o amigo. O rei ordena que os nobres conspiradores fosse jogados a cova. Os leões que estavam mansos com Daniel atacam furiosamente os conselheiros. O rei ordena que todos adorem ao Deus de Daniel. Daniel ajuda a governar os persas até o resto de sua vida. Deus lhe fez próspero e tornou seu nome respeitado pelo povo.
-
Após a conquista de Babilônia por Dario, o Império Persa se tornou o mais poderoso de todo o mundo, estendendo-se da Índia à Etiópia. O Rei Xerxes se assenta no trono de Susã. Para celebrar sua grandeza, o soberano dá uma festa que se estende por meses. Ele se gaba por sua riqueza, poder e pela beleza de sua rainha. Pede para que a rainha Vasti se apresente para ele se gabar na festa. Ela se recusa. Ele pensa em castigá-la de acordo com a lei persa. Os nobres dizem para depor do posto de rainha
-
Eles orientam de buscar as mais belas, jovens e discretas mulheres do interior. Não poderia aceitar o que Vasti fizeram para impor o respeito sob as mulheres. O rei expulsa Vasti e promulga que todo homem deve ser rei em sua casa. Ele sente falta de sua bela rainha quando o efeito do vinho se vai. Como é volúvel ele aceita ainda escolher uma nova rainha. Ester era prima de Mardoqueu (judeu que trabalha em Susã) seus pais estavam mortos. Ela está entre as escolhidas como as mais belas
-
Mardoqueu orienta Ester que não revele ser judia. Hegai vê as belas moças no palácio e diz que serão tratadas por ele para serem apresentadas ao rei: 6 meses com a pele nas mais finas loções e óleos, 6 meses perfume apropriado e para aprenderem a se maquiar e só depois disso seriam selecionadas. Ester tem graça e inteligência e Hegai separa 7 servas para ela e um quarto no palácio. Após 3 anos o rei escolhe Ester. Ela vê Mardoqueu secretamente e ele insiste para que ela escondesse sua origem
-
Mardoqueu descobre que 2 servos (Bigtã e Teres) querem matar o rei e conta para Ester. Ester conta ao rei que executa-os. Ela revela que Mardoqueu lhe contou. Xerxes ordena ao escriba que coloque no livro oficial que ele deveria recompensar este homem. Ele precisa de promover alguém ao cargo de 1º ministro: Hamã. Mardoqueu se recusa a reverenciá-lo. Hamã descobre que ele é judeu e lança sorte (purim) para definir o dia em que os judeus seriam punidos: 13º dia do mês de Adar.
-
Ester pede oração e jejum por 3 dias aos judeus e também o faz. Após este período vai até o rei corajosamente. Ele não importa com a intrusão e estende seu cedro como sinal de perdão. Pede uma festa no outro dia para os dois e Hamã. Ele aceita e chama Hamã. Quando chega em casa, Hamã gaba de seu poder com sua esposa mas diz da sua insatisfação quanto Mardoqueu. Ela diz para ele construir uma forca e pedir no outro dia (na festa) para executá-lo. Naquela noite o rei não consegue dormir.
-
O rei pede para um servo ler os registros públicos para que ele pudesse dormir. Ao falar de Mardoqueu lembrou-se que ainda não o tinha recompensado. Hamã entra na corte para solicitar o enforcamento dele e o rei lhe pede uma ideia para honrar um homem que lhe agradou.
Hamã lhe sugere montá-lo em um cavalo com seus mantos conduzindo pela cidade e dizendo a todos "O rei respeita esse homem"
Ele lhe pede para fazer isso a Mardoqueu.
Irado e humilhado Mardoqueu faz a cerimônia. -
Sabendo que o rei é tolo ele resolve se vingar lhe dando a ideia de destruir uma raça de pessoas que não lhe obedecem. O rei confia nele e lhe passa o anel para fazer essa nova lei. A lei de Hamã é distribuída pelo reino da Pérsia: Todo judeu deverá ser eliminado no 13º dia do 12º mês. Quem o matasse ficaria com seus bens. Sofrendo Mardoqueu cobre-se com saco de panos e cinzas na cabeça. Procura Ester para pedir ajuda. Ela diz que não pode apresentar ao rei sem convite senão seria morta.
-
Na festa Xerxes promete dar qualquer coisa que ela lhe pedir. Ela pede que ele salve a vida dela e de seu povo do plano cruel de um homem que os condenou. Ele indaga quem o fizera e ela indica Hamã. Furioso o rei deixa o jardim. Percebendo o erro que cometeu Hamã implora a Ester que lhe poupe a vida. O rei pensa que ele está lhe atacando. Um servo lhe revela sobre o plano da forca e Ester revela ser parente de Mardoqueu. Xerxes ordena que Hamã seja enforcado e que Mardoqueu fique no cargo dele.
-
Ester ainda pede pelo povo judeu. O rei ordena que os judeus sejam armados no 13º dia. Eles tem sucesso ao se defender. Mardoqueu dá a ideia desse dia ser marcado como a festa de Purim para lembrar da vitória dos judeus.
-
Após o exílio na Babilônia e na Pérsia os judeus sonhavam em voltar pra Judá. Em sua maioria eles foram bem tratados pelos reis Persas. Quando o Rei Ciro assume ele promulga uma lei ordenando a construção da casa de Deus em Jerusalém, liberando quem quiser fazê-lo a retornar. Os Judeus ficam felizes e ao chegar em Jerusalém destruída Jesua e Zorobabel iniciam a construção do altar em frente ao templo. O povo celebra a festa do tabernáculo. Eles começam a construir o templo.
-
Eles buscam cedro em Sidom. Quando o alicerce é lançado eles comemoram. Os samaritanos escutam a festa e se oferecem pra ajudar. Com medo de desviar dos caminhos de Deus eles recusam a ajuda. Os samaritanos se irritam e vão até o rei Ciro e o alerta que os judeus costumavam se rebelar contra os reis ao longo da história (confirmado pela história escrita nos pergaminhos). Ele ordena o interrompimento da construção.
Os Judeus passam a trabalhar em casa. Ciro morre e novos reis assumem o trono. -
Um dia Ageu fala com Zorobabel e Jesua que o Senhor questionava porque suas casas estavam construídas e a dele não. Zorobabel tenta se justificar pela lei Pérsia, no entanto Ageu diz que eles não deviam temer.
Os judeus retomam a obra e ao ser questionado pelo governador o por quê da obra eles dizem que fora permitido por Ciro.
Zacarias diz a Zorobabel que o templo seria construído pelo poder do espírito santo.
O rei persa além de confirmar que havia a lei, financia o material para a obra. -
Esdras vai até Jerusalém e os alerta da necessidade de restaurar a pureza da adoração deles (eles não vinham rezando corretamente). Sob seu comando cresce a força espiritual. Enquanto a cidade dormia Neemias e seus guardas notam que os muros da cidade estão destruídos e que eles seriam facilmente atacados. Neemias está na pérsia mas é Judeu. Eles começam a construir o muro e alguns inimigos tentam atacá-los. Armados eles conseguem se defender e os inimigos fogem. Jerusalém agora está forte.
-
Ele questiona a oferta dada para Deus e diz que deviam ser dadas toda a oferta que o Senhor merecesse.
Como dar a verdadeira adoração a Deus. -
Alexandre, montado em seu cavalo Bucéfalo, lidera seu exército contra o Império Persa.
Quando os judeus descobrem que Alexandre pretende atacar Jerusalém, um sacerdote, baseado num sonho, orienta-os a recebê-lo com vestes formais do lado de fora dos muros. Mesmo com medo eles obedecem.
Quando Alexandre chega ele se curva aos sacerdotes e louva a Deus. Mesmo não o adorando, ele teve um sonho em que Deus o orientava a unir com eles para atacar a Pérsia.
No livro de Daniel havia uma previsão -
Daniel previa que haveria um guerreiro grego que conquistaria toda a Pérsia. Alexandre promete a paz em seu reinado.
Porém, Alexandre morre e seu grande império é dividido entre seus generais. Jerusalém tem sacerdotes que orientam adoração a todos os deuses. Inclusive fazem um sacrifício com um porco no templo do Senhor.
Matatias (sacerdote) se revolta, mata o pagão que oferecera um porco (animal impuro para os Judeus) e estimula a revolta em Judá.
Eles resolvem lutar contra o exército Selêucida -
Judas Macabeu e os judeus atacam o exército e vencem. A chama eterna está quase sem óleo. Precisando de 8 dias para ter o óleo consagrado. Quando conseguem prover o óleo a chama ainda esta acesa! O templo é purificado e Judá permanece livre por mais 100 anos.
As forças romanas vêm do mar mediterrâneo, a serviço de César, e tomam Jerusalém. Herodes se torna um governador do império romano. Era judeu e pede para governar os Judeus prometendo nunca se revoltar. -
Herodes tenta ganhar a simpatia dos judeus, construindo um templo novo. No entanto, o povo lhe despreza, sabendo que ele era lacaio de Roma.
Amargurados, os judeus clamam pelo libertador para salvar Israel.
FIM ANTIGO TESTAMENTO