GCD semana 2

By Naida
  • NEIMAR

    NEIMAR
    Quando passamos a avaliar o insucesso, pode-se destacar a falta de diretrizes estruturadas para implantação do planejamento. No texto, a demora em tomar uma decisão e a falta de estruturação dos processos de gestão e organização poderão trazer um insucesso.
  • FERNANDO CESAR

    FERNANDO CESAR
    temos que lembrar que a falta de critérios de qualidade e falhas na comunicação impactam no projeto.
    A parte de comunicação embora pareça simples ela costuma ser a mais problemática. Temos que lembrar que pessoas de áreas diferentes são pequenos grupos sociais com vocabulários próprios e que muitas vezes as palavras podem ser subentendidas durante uma reunião.
  • MIRIAN

    MIRIAN
    O ponto de atenção que levou ao fracasso do empreendimento sem dúvida foi a falta de Planejamento estratégico. Absalão absteve-se de ser líder do empreendimento, passando essa responsabilidade para outros, que apesar de serem próximos a ele, não tinham o real conhecimento da Missão...
  • KÊNIA

    KÊNIA
    Creio que podemos apontar como insucesso a departamentalização exagerada, o que setorizou todos os procedimentos e não alcançou o objetivo (construir o barco) já que todos se perderam desse objetivo, ou talvez, não tinham a motivação para isso...
  • JANETE

    JANETE
    Planejar é refletir, retornar quando necessário, avaliar e reavaliar o que foi feito com muito cuidado, acompanhar toda equipe que esta engajada na construção de um empreendimento para que o sucesso seja alcançado. Estabelecendo assim estratégias efetivas e antecipando ações. Acredito que esse foi o ponto que Absalão pecou em seu projeto
  • FREDERICO

    FREDERICO
    Um dos erros cometidos nesse empreendimento foi a questão de procurar se cercar de vários tipos de funcionários e não escutar a opinião do verdadeiro especialista. Em qualquer liderança é muito importante ouvir as opiniões das pessoas que conhecem do assunto para que se tome medidas necessárias para minimizar os possíveis erros.
  • LEILA APARECIDA

    LEILA APARECIDA
    A opinião do verdadeiro especialista não foi levada em consideração. Na verdade foi até questionada por alguns membros. Foram tantos envolvidos no processo que o objetivo não foi alcançado. Justamente a experiência deu suporte para a construção da arca
  • MARCO AURELIO

    MARCO AURELIO
    O que vi no texto foi uma série de erros que poderiam ser evitados, o maior deles, na minha opinião, foi negligenciar a experiência e conhecimento de Noé.
  • LUCIANO

    LUCIANO
    Especialmente, destaco o não reconhecimento de saberes e competências os quais o personagem Noé possuía. O objetivo e prazo solicitados teriam sido alcançados e haveria tempo hábil para ajustes necessários, o que é parte de uma ‘planejamento contínuo’.
  • LEANDRO

    LEANDRO
    Absalão não pensou em possíveis problemas que poderiam acontecer durante o processo, e assim, não se preparou para solucionar estes transtornos antes que se tornassem problemas maiores.
  • LEONARDO

    LEONARDO
    Podemos apontar vários fatores, para o sucesso de empreendimento, principalmente na educação. E um dos pontos fundamentais é uma boa comunicação. Imagine se nossa comunicação aqui fosse falha!
  • PAULINE

    PAULINE
    De nada adianta planejar sem levar em conta a data limite e trabalhar em cima dela. Outra questão é a falta de simplificação das etapas. Algumas vezes optar pelo caminho mais simples, principalmente quando o tempo é curto é o melhor caminho
  • KERLEY

    KERLEY
    ... o indivíduo mais gabaritado de uma empresa não é o que possui a expertise necessária[...].Absalão tomou decisões precipitadas baseadas no "falatório" de seus conselheiros e acabou se desfazendo do melhor especialista no ramo do projeto
  • GERALDA

    GERALDA
    Absalão acreditava que como chefe deveria supervisionar e controlar o projeto, mas na verdade um projeto necessita de um gestor que oriente e participe da execução do projeto desde a sua criação.
  • HAYAT

    HAYAT
    Absalão não deu credibilidade a experiência e a simplicidade técnica de Noé, alocou recursos desnecessários e mão de obra sem qualificação em seu empreendimento[...] Modelo de administração burocrática, me lembra muitíssimo a administração pública, muita mão de obra para pouco resultado.
  • JANAINA CHRISTINA

    JANAINA CHRISTINA
    No estudo de caso, acontece um fato que evidencia muito bem essa falta de equilíbrio. Quando Absalão recebe a orientação de colocar mais peso no topo, ele entende como medida e não como pessoas competentes que deveriam estar a frente do projeto.
  • MARIA HELENA

    MARIA HELENA
    Traçar metas para alcançar um objetivo é imprescindível! Embora Absalão tivesse total confiança em suas indicações (amigos), não tratou de coordená-los e liderá-los, ainda que ele, com discurso centralizador, acreditou que tinha o controle.
  • RAQUEL

    RAQUEL
    ...um bom líder vai além de acompanhar, mas sim liderar e guiar o seu grupo de trabalho da melhor maneira devendo planejar, motiva-los e ajuda-los a concluir seus objetivos".