-
União aduaneira entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
-
Em 1951, a França, a Alemanha Ocidental e a Itália se juntaram ao Benelux, formando assim a Ceca.
-
Em 1957 os países integrantes da Ceca assinam o Tratado de Roma, assim dando origem a CEE (Comunidade Econômica Europeia).
-
Nos anos 1990 o bloco socialista acaba. Assim, se torna possível a formação de um mercado único entre os países da Comunidade Europeia.
-
Em 1992, na cidade de Maastricht, é assinado o tratado que deu início à União Europeia. Sua base era a livre circulação de pessoas, de serviços, de mercadorias e de capitais. 12 países compunham o bloco da União Europeia, sendo eles Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Reino Unido.
-
Em 1995, três países entraram na União Europeia, sendo eles a Suécia, Finlândia e Áustria.
-
Em 2002, o euro entra em vigor como moeda comum de alguns países membros da União Europeia. Dos integrantes em 2002, apenas a Dinamarca e o Reino Unido não aderiram o euro como moeda oficial. O objetivo do euro era facilitar e fortalecer os negócios e a circulação de capitais e mercadorias entre os países-membros da União Europeia.
-
No ano de 2004, dez novos países entram na UE. Sendo eles Estônia, Lituânia, Letônia, Polônia, Eslováquia, Hungria, República Tcheca, Eslovênia, Chipre e Malta.
-
Em 2007 a Romênia e a Bulgária entram para a União Europeia.
-
Em 2013, a Croácia entrou para a UE.
-
Em 2017, o Reino Unido solicitou a saída da União Europeia.
-
Em 2020, após três anos, o Reino Unido oficializa sua saída da União Europeia. O movimento ganhou o apelido de Brexit, resultado da junção das palavras inglesas British (britânico) e exit (saída).