-
Assinatura do Tratado de Paris que institui a Comunidade Europeia de Carvão e de Aço (CECA)
Tratado Paris -
Assinatura do Tratado de Roma (CEE - CEEA)
Tratado de Roma -
Apresentação do projecto de uma União Política
-
Criação de uma Comissão Europeia e de um Conselho de Ministros únicos para a CECA; CEE e CEEA
-
Na Cimeira de Haia de 1969 é aceite pelos estados-membros o estabelecimento de uma união económica e monetária. Esta cimeira marca o renascer da vontade política de construir uma Europa unida. As suas resoluções tendem para consolidar, reforçar e alargar a Comunidade. Na Cimeira de Haia chegou a um acordo sobre a admissão do Reino Unido para a Comunidade, iniciando a política externa e a cooperação (a Cooperação Política Europeia), tendo integração para além da economia.
-
Os estados-membros aprovam o "Relatório Davignon" sobre a cooperação política que tem por objectivos levar a Europa a pronunciare-se, a uma só voz, sobre os grandes problemas internacionais e mundiais e, sempre que possível e necessário agir em conjunto e de maneira coerente.
-
São definidos novos campos de acção para a Comunidade: a política regional do ambiente e da energia.
-
É decidida a eleição do Parlamento Europeu por sufrágio universal. Foram necessários 25 anos para que a Comunidade tomasse esta decisão, muito embora a eleição já estivesse prevista nos tratados.
-
Entra em vigor o Sistema Monetário Europeu .
-
É assinado o Acto Único Europeu. Trata-se de um instrumento institucional novo que altera os tratados europeus e que visa melhorar o funcionamento da comunidade e alargar o campo das actividades. Entrou em vigor a 1 de Julho de 1987. Alterou o Tratado Roma. O seu grande objectivo era o relançamento da integração europeia.
-
É assinado, na Cimeira de Maastricht, o Tratado da União Europeia.
-
Entrada em vigor do Tratado de Maastricht e instituição da União Europeia, fundadanas comunidades europeias. O seu objectivo essencial é a realização da União Económica e Monetária e pretende aprofundar a cooperação política.
-
É assinado o Tratado de Amesterdão, que aopta e reforça as políticas e os meios da União, particularmente nos domínios da cooperação judiciária, da livre circulação dos didadãos e da política externa.
-
Criação da União Económica e Monetária e o euro torna-se moeda única.
-
Desaparecimento das moedas nacionais