Download (1)

Blocos econômicos: União europeia

  • O COMEÇO DE UMA UNIÃO

    O COMEÇO DE UMA UNIÃO
    Após duas guerras mundiais devastadoras que mataram milhões de pessoas no séc.XX, vários países europeus decidiram se unir para impedir que estas tragédias se repetissem.
  • FUNDADORES DA CEE

    FUNDADORES DA CEE
    Os países fundadores da CCE foram a Alemanha, França, Itália, Bélgica, os Países Baixos e Luxemburgo.
  • DIA DA EUROPA

    DIA DA EUROPA
    Na origem da União Europeia de hoje está a proposta para uma gestão conjunta do aço e do carvão apresentadas pelo francês, Robert Schuman. A obrigação de decidir em conjunto o que fazer com o carvão e o aço da Europa, fazia com que nenhum país pudesse fabricar armas sem o conhecimento do outro.
  • SETORES ECONÔMICOS

    SETORES ECONÔMICOS
    A Comunidade Europeia do Carvão e do Aço foi criada pelo Tratado de Paris, ela entrou em vigor no dia 23 de julho de 1952.Logo após a CCE (comunidade econômica europeia) foi criada pelo tratado de roma, que foi assinado na capital italiana em 1957. um comitê econômico e social foi criado com representantes representando os trabalhadores, empregadores e outros grupos de interesse. Funcionando como uma ponte entre as instituições e os cidadãos da UE.
  • PRIMEIRO ALARGAMENTO

    PRIMEIRO ALARGAMENTO
    A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido, aderiram as Comunidades Europeias que passou a contar com nove membros, sendo eles: Bélgica, França, Alemanha , Itália, Luxemburgo e Países Baixos.
  • Period: to

    NOVAS ADESÕES A UE

    A queda do Muro de Berlim permitiu aos países da Europa central e oriental, anteriormente controlados pela antiga União Soviética, reformar os seus sistemas e aderir à UE. Vários países se juntaram a UE chegando em um total de 25 países membros da UE até 2004.
  • QUEDA DO MURO DE MERLIM

    QUEDA DO MURO DE MERLIM
    Pouco depois da 2°Guerra Mundial, a Europa foi dividida em duas, devido ao conflito entre os regimes comunistas e capitalistas. O muro de Berlim separou as partes orientais da ocidentais e por isso foi considerado como um símbolo até sua queda. Essa separação durou quase três décadas.
  • SURGIMENTO DO EURO

    SURGIMENTO DO EURO
    A integração evoluiu para a adoção de uma moeda única, o euro, criada em 1999, para a unificação política. O euro começou a ser usado na forma de notas e moedas em 2002.Ao se fazer referência ao aspecto econômico-comercial da integração europeia, devemos utilizar o termo "Comunidade Europeia".
  • TRATADO DE LISBOA

    TRATADO DE LISBOA
    O Tratado de Lisboa outorgou ao Parlamento as mesmas competências legislativas que o Conselho e também lhe deu a capacidade de determinar o rumo político da Europa. É uma nova forma de democracia participativa, que permite às pessoas solicitarem a apresentação de novas propostas legislativas desde que recolham as assinaturas necessárias.
  • ATUALMENTE

    ATUALMENTE
    A União Europeia possui, um caráter único; os países que a compõem congregaram suas soberanias em algumas áreas para ganhar força e influência no mundo, as quais não poderiam obter sozinhos. A UE cresceu para 27 Estados-membros eles são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia.