União Europeia

Timeline created by atsr
  • FORMAÇÃO

    Teve como uma de suas causas de formação o final da 2 Guerra Mundial, onde surgiram 2 grandes potências, os EUA representando o capitalismo e a URSS representando o socialismo. A partir disso para reerguer a Europa como potência econômica para disputar com o EUA e a URSS criou se em 1952 a CECA ( comunidade europeia de carvão e do aço).
  • FORMAÇÃO

    Teve como uma de suas causas de formação o final da 2 Guerra Mundial, onde surgiram 2 grandes potências, os EUA representando o capitalismo e a URSS representando o socialismo. A partir disso para reerguer a Europa como potência econômica para disputar com o EUA e a URSS criou se em 1952 a CECA ( comunidade europeia de carvão e do aço).
  • TRATADO PARIS

    TRATADO PARIS
    O Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) foi assinado em Paris em 18 de Abril de 1951 pela Bélgica, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Entrado em vigor em 23 de Julho de 1952,
  • TRATADO ROMA

    TRATADO ROMA
    1957 é assinado, pela Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Itália e Alemanha, o Tratado de Roma, que instituía a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (EURATOM), a primeira visando integrar a economia dos países membros com o estabelecimento da união aduaneira e de um mercado comum, e a segunda com o objetivo de fomentar a cooperação no desenvolvimento e utilização da energia nuclear e elevação do nível de vida dos países membros.
  • Tratado Maastricht

    Tratado Maastricht
    Foi um acordo assinado na cidade Maastricht (Holanda) pelos países europeus em 1992.- O principal destaque no acorde de 1992 foi com a criação da União Económica e Monetária (UEM) e da moeda única, o Euro, o que facilitou a coordenação das políticas econômicas do bloco.
    Outro ponto importante foi à instituição da cidadania europeia, bem como a definição dos direitos e deveres daqueles cidadãos, como o de circularem e residirem livremente na Comunidade.
  • Países que assinaram o Tratado Maastricht

    Países que assinaram o Tratado Maastricht
    12 países assinaram o Tratado em 7 de fevereiro de 1992 – Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Reino Unido.
  • Tratado de Lisboa

    Tratado de Lisboa
    Assinado na cidade de Lisboa em Portugal no ano de 2004.
    Mas o tratado foi concluído em 2007, quando foi assinado pela maioria dos países europeus e entrou em vigor a partir de 2009. O Documento com acordo e termos elaborados pelos países-membros da União Europeia que pretendem reformar ou alterar determinadas características legislativas do bloco.
  • Period: to

    Características do Tratado de Lisboa

    -Fortalecimento do Parlamento Europeu, bem como dos parlamentos nacionais, que poderão tomar ações em conjunto desde que decididas em comum acordo pela maioria dos membros. -O aumento do poder político dos cidadãos do bloco que poderão intervir e solicitar alterações político-burocráticas, desde que organizados em grupos com uma quantidade de pessoas superior a um milhão de indivíduos com cidadania reconhecida.
  • Period: to

    Características do Tratado de Lisboa

    -Possibilidade de saída do bloco. Antes esse direito não era garantido aos países-membros que, a partir de então, poderão se retirar da União Europeia apenas com aprovação interna, não sendo necessário justificar a sua retirada às demais nações. Com as recentes crises econômicas que vêm dominando o mercado europeu, muito se questiona se alguns dos países não pensarão em se ausentar do grupo, lembrando que, para isso acontecer, é necessário um aviso prévio de um ano.
  • Países da União Europeia

    Países da União Europeia
    Data de adesão Países
    1 de janeiro de 1958 - Alemanha/Bélgica/França/Itália/Luxemburgo Países Baixos 1 de janeiro de 1973 -Dinamarca / Irlanda /Reino Unido (saiu da UE em 31 de janeiro de 2020) 1 de janeiro de 1981 - Grécia 1 de janeiro de 1986 - Espanha / Portugal 1 de janeiro de 1995 - Áustria /Finlândia /Suécia 1 de maio de 2004 Chéquia /Chipre /Eslováquia /Eslovénia / Estónia /Hungria /Letónia /Lituânia /Malta /Polónia 1 de janeiro de 2007 -Bulgária /Roménia 1 de julho de 2013-Croácia