Formação da União Europeia

  • Benelux

    Um grupo econômico formado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
    Seus principais objetivos eram: facilitar e aumentar o comércio de mercadorias entre os membros, reduzindo impostos e taxas de comércio exterior; e diminuir a burocracia entre suas relações.
  • Declaração Schuman

    Tinha como objetivo colocar em comum as produções franco-alemã de carvão e de aço sob uma Alta Autoridade Comum, numa organização aberta à outros países da Europa.
  • CECA

    Comunidade Europeia do Carvão e do Aço.
    Composta por: Bélgica, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos.
    Concretização da Declaração Schuman.
  • Tratado de Roma

    Em 25 de Março de 1957, foram assinados dois tratados:
    1 - Instituiu a Comunidade Europeia da Energia Atómica (CEEA ou EURATOM);
    2 - Instituiu a Comunidade Económica Europeia (CEE) e os seis países que a compunham: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos.
    Foi criado com o objetivo de trabalhar na integração e no crescimento econômico dos países integrantes através de trocas comerciais.
  • CEE

    Comunidade Econômica Europeia
    Benelux + CECA ( França, Itália, Alemanha Ocidental, Bélgica, Holanda e Luxemburgo).
    Estabelecia um mercado comum europeu: impostos alfandegários externos comuns; uma política conjunta para a agricultura; políticas comuns para o movimento de mão de obra e para os transportes; e a fundação de instituições comuns para o desenvolvimento econômico.
  • Acordo de Schengen

    O acordo representa uma convenção entre 26 países europeus (quase todos os integrantes da União Europeia tirando a Bulgária, Roménia, Chipre e Croácia e quatro países que não são membros: Islândia, Noruega, Liechenstein e Suíça) sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários.
  • Ato Único Europeu

    Introduziu alterações nos Tratados que instituem as Comunidades Europeias; empregou a cooperação política europeia; e aumentou também os poderes legislativos do Parlamento Europeu com a introdução dos processos de cooperação e de parecer favorável.
    Foi assinado pela Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido e República Federal da Alemanha.
    Portugal e Espanha são aderidos.
  • Tratado de Maastritch

    O Tratado de Maastricht foi responsável pela formação da União Europeia, com os objetivos de, ao instituir o bloco, atingir o reforço e a convergência das economias e gerar uma União Econômica e Monetária, incluindo uma moeda única e estável; e a instituição de uma cidadania comum aos nacionais dos seus países, o que facilitaria a livre circulação de pessoas, sem deixar de garantir a segurança dos seus povos.
  • Tratado de Amsterdã

    O objetivo fundamental do Tratado era criar um espaço de liberdade, segurança e justiça comuns aos cidadãos europeus. Nele, são enfatizados vários aspectos fundamentais como: emprego, livre circulação de cidadãos, justiça, política externa e de segurança comum e reforma institucional para enfrentar a entrada de novos membros da União.
    A Áustria, Finlândia e Suécia aderem à EU
  • Tratado de Nice

    O Tratado tinha como objetivo reformar a estrutura institucional da União Europeia, a fim de fazer face aos desafios do novo alargamento. Com ele, os poderes legislativos e de supervisão do Parlamento foram aumentados e a votação por maioria qualificada ao Conselho é alargada a mais áreas.
    Adesão de 10 países: República Checa, Estónia, Chipre, Letónia, Lituânia, Hungria, Malta, Polónia, Eslováquia e Eslovénia;
  • Tratado de Lisboa

    Procura tornar a União Europeia mais democrática e eficaz para resolver problemas sociais e ambientais, como as mudanças climáticas e ajuda humanitária.
    Romênia e Bulgária aderem à União Europeia.
  • A Croácia adere à UE

  • Brexit

  • Reino Unido se retira da União Europeia