Bandeira união

História da União Europeia

  • Segunda Guerra Mundial e Seus Efeitos

    Segunda Guerra Mundial e Seus Efeitos
    Após a Segunda Guerra Mundial, vários países europeus estavam com suas economias destruídas devido aos conflitos. Havia um grande desejo de promover uma integração entre os países, visando destituir os regimes totalitários que eram significativos naquele período. A intenção era a reestruturação europeia ao ponto de se tornarem uma grande potência, com condições de competir com os Estados Unidos, União Soviética, China e Japão, destaques em relação ao desenvolvimento econômico.
  • Period: to

    De 1943 a 2016

  • O Benelux

    O Benelux
    O passo inicial para criação da União Europeia foi dado em 1944, quando Bélgica, Holanda e Luxemburgo fundaram o “Benelux”, que era um acordo econômico entre os três países com a finalidade de facilitar o escoamento da produção de carvão e aço destes pelo Porto de Roterdã, na Holanda.
  • Criação da CECA

    Criação da CECA
    Seguindo no mesmo sentido, no ano de 1951 é fundada a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), com objetivo de unificar a produção entre países interessados de aço.
  • Euratom e CEE

    Euratom e CEE
    Após a criação da CECA, houve também a fundação da Comunidade Europeia de Energia Atômica (Euratom), bem como a Comunidade Econômica Europeia (CEE), em 1957, a partir do Tratado de Roma, onde os países da CECA alargam o mercado comum a outros produtos e serviços e entreajudam-se economicamente.
  • O Tratado de Maastricht e a Moeda Única

    O Tratado de Maastricht e a Moeda Única
    Com o fim da URSS e o enfraquecimento da Rússia, surge um momento favorável para a Europa. Desse modo, em 1991, a partir de uma série de debates de reuniões com líderes de vários países, foi assinado o Tratado da União, ou Tratado de Maastricht, o qual foi a base para constituição da União Europeia, assim como a criação da moeda única, o Euro.
  • O Euro

    O Euro
    Foi somente em 1999 que o euro finalmente passou a circular, porém não foram todos os países-membros que o aderiram como moeda oficial.
  • O Tratado de Lisboa

    O Tratado de Lisboa
    Este tratado foi responsável pela formação do Parlamento Europeu, e consequentemente criou o Presidente da Europa (uma espécie de gestor da União Europeia). Os pontos abordados pelo tratado são: controle de imigração e emigração, controle de segurança, integração jurídica, e sustentabilidade. Esses pontos causaram várias divergências entre os países do bloco.
  • O Brexit

    O Brexit
    Em momentos de instabilidade econômica, uniões como a UE podem ser prejudicadas. Foi assim que, na Inglaterra, surge um levante pedindo a saída do Reino Unido da União Europeia. Com um país de grande influência saindo do bloco, isso poderia gerar um movimento onde vários outros países seguissem seu exemplo e também saíssem. Esse movimento se chamou Brexit, porém ele não foi concretizado, sendo uma vitória para a União Europeia.