-
Gazeta de Boston passa a ofertar alguns materiais com o propósito de ensinar temáticas específicas por
correspondência. -
Na Suécia, o Instituto Líber Hermondes realizou diversos
cursos. -
Sir Isaac Pitman, na Inglaterra, começa a oferecer cursos de taquigrafia via correspondência postal. Sendo assim a um dos primeiros registros de ensina a distância.
-
A Sociedade de Línguas Modernas (Alemanha) patrocina os professores Charles Toussaine e Gustav Laugenschied para ensinarem Francês por correspondência;
-
A Universidade de Chicago (EUA), buscando primeiramente a formação de professores, articulou a criação da Divisão de Ensino por Correspondência.
-
Surge no Brasil os primeiros cursos por correspondência, sendo voltados principalmente para a qualificação profissional.
-
A União Soviética começa a oferecer cursos por correspondência
-
A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Roquette-Pinto, começa a transmitir programas educacionais, abrindo caminho para o uso do rádio como ferramenta de ensino. Posteriormente o MEC incorpora essa iniciativa.
-
No Brasil, o Instituto Monitor (1939) inicia suas atividades com cursos profissionalizantes por correspondência, se tornando uma das instituições pioneiras do EaD no país.
Já em 1941 surge o Instituto Universal Brasileiro. -
O Japão inicia seus programas escolares
de transmissões de aulas e cursos via rádio como complemento e enriquecimento da escola oficial. -
Surge nos Estados Unidos a "University of Chicago Extension", que usava o rádio para disseminar conteúdo educacional.
-
A Rádio Sorbone, na França, inicia a transmissão das aulas de quase todas as matérias literárias da Faculdade de Letras e Ciências Humanas.
-
Noruega cria a primeira legislação para escolas por correspondência;
-
Nasce a Universidade da África do Sul, atualmente a única universidade a distância da África, que se dedica exclusivamente a desenvolver cursos nesta modalidade.
-
Os Estados Unidos através da Chicago TV College, inicia uma transmissão de programas educativos pela televisão, influenciando outras universidades do país que não tardaram em criar unidades de ensino a distância, baseadas fundamentalmente na televisão.
-
1961: a TV Rio exibiu um dos primeiros cursos EaD pela televisão;
1967: o Governo Militar criou o Centro Brasileiro de TV Educativa e a partir daí, centenas de programas educativos foram produzidos. -
1970: Governo Federal cria o Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC), que organiza cursos a distância via televisão e rádio.
1979: Surge a Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa (FUNTEVÊ), impulsionando o uso da TV como ferramenta educacional no país. -
Na Europa temos dois eventos nesse ano:
a resolução do Parlamento Europeu sobre Universidades Abertas na Comunidade Europeia;
Criação da Fundação da Associação Europeia de Universidades de Ensino a Distância. -
Implementação da rede Europeia de Educação a Distância, baseada na declaração de Budapeste e no relatório da Comissão sobre educação aberta e a distância na Comunidade Europeia.
-
1995: É criado o Telecurso 2000 pela Fundação Roberto Marinho, uma iniciativa que utiliza televisão para disseminar conteúdos de ensino fundamental e médio;
1996: Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no Brasil, o ensino a distância é oficialmente reconhecido como uma modalidade válida de ensino. -
Criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma iniciativa do governo federal para promover a educação superior a distância em todo o território brasileiro;
O Ministério da Educação (MEC) regulamenta os cursos superiores a distância, dando um impulso à oferta dessa modalidade em instituições de ensino. -
O Ensino a Distância expande rapidamente no Brasil, com cerca de 1,3 milhão de alunos matriculados em cursos de graduação a distância, segundo o Censo da Educação Superior, chegando a ultrapassa o ensino presencial em número de ingressos em algumas áreas de graduação no Brasil.
-
A pandemia de COVID-19 provoca uma transição massiva para o ensino online em todo o mundo, com escolas e universidades adaptando-se ao ensino remoto para garantir a continuidade das aulas.