Evolução do IHC

  • Década de 50

    Características: Entrada e saída dos dados através de cartões perfurados.
    Forma de interação: Cabos com plugs, chaves e cartões perfurados.
  • Década de 50

    Características: Entrada e saída dos dados através de cartões perfurados.
    Forma de interação: Cabos com plugs, chaves e cartões perfurados.
  • Década de 60

    Interface Gráfica
    Até a década de 60, interface gráfica não existia da forma como conhecemos, eram apenas linha de código
    (interface textuais estavam sendo intrusidas nesta década)
  • Década de 60

    Interface Gráfica
    Até a década de 60, interface gráfica não existia da forma como conhecemos, eram apenas linha de código
    (interface textuais estavam sendo intrusidas nesta década)
  • Década de 70

    Em 1973, Xerox PARC desenvolveu o computador pessoal Alto, foi o primeiro computador a demonstrar a metáfora de desktop e a apresentar uma interface gráfica de usuário que tinham como características janelas, que possuíam bordas e barras de títulos que permitiam a identificação e o reposicionamento delas, além de conter o primeiro menu de dropdown fixo.
  • Década de 70

    Em 1973, Xerox PARC desenvolveu o computador pessoal Alto, foi o primeiro computador a demonstrar a metáfora de desktop e a apresentar uma interface gráfica de usuário que tinham como características janelas, que possuíam bordas e barras de títulos que permitiam a identificação e o reposicionamento delas, além de conter o primeiro menu de dropdown fixo.
  • Década de 80

    No início da década de 1980, a única mídia disponível para uso era o texto formatado. Conforme o fim da década foi se aproximando, novas tecnologias foram desenvolvidas: Hypertext, HyperCard, formatos padrões de imagem, formatos de discurso sintético.
  • Década de 90

    Forma de interação:
    Windows 95: Tela com ícones, barra de tarefas de cor cinza, necessário a utilização de um mouse para conseguir clicar nos ícones e acessar suas respectivas informações. Ícones contornados, cores não muito vivas.
    Alguns aparelhos contavam com a utilização de botões (por hardware).
  • Década de 90

    Forma de interação (como o usuário interage com a respectiva interface) anos 90:
    Windows 95: Tela com ícones, barra de tarefas de cor cinza, necessário a utilização de um mouse para conseguir clicar nos ícones e acessar suas respectivas informações. Ícones contornados, cores não muito vivas.
    Alguns aparelhos contavam com a utilização de botões (por hardware).
  • Década de 2000

    Características da interface: Dentre as principais características, podemos citar a maior utilização de imagens, símbolos e ícones que auxiliam e facilitam o entendimento do usuário. Forma de interação: teclado, mouse e botões, posteriormente a interface touchscreen revolucionou o mercado de celulares.
  • Década de 2000

    Características principais da interface: Dentre as principais características, podemos citar a maior utilização de imagens, símbolos e ícones que auxiliam e facilitam o entendimento do usuário. Forma de interação: Inicialmente, a interação com a interface se dava através do teclado, mouse e botões, posteriormente a interface touchscreen revolucionou o mercado de celulares, popularizando-se no final da década.
  • Década Atual

    Características principais da interface:
    Interfaces visuais, gráficas, coloridas, touchscreen, VR Forma de interação:
    Existem várias formas de interação hoje em dia, como: touch screen, voz, interface gráfica, periféricos, VR.
  • Década de 2010

    Características principais da interface:
    Interfaces visuais, gráficas, coloridas, touchscreen, VR Forma de interação:
    Existem várias formas de interação hoje em dia, como: touch screen, voz, interface gráfica, periféricos, VR.