-
Revolução Industrial, que iniciou-se na Inglaterra, foi a transição para novos processos de manufatura a partir de 1760. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão.
-
Na Inglaterra, por volta de 1850, pela primeira vez em um grande país, havia mais pessoas vivendo em cidades do que no campo. Nas cidades, as pessoas mais pobres se aglomeravam em subúrbios de casas velhas e desconfortáveis, se comparadas com as habitações dos países industrializados hoje em dia. Mas representavam uma grande melhoria se comparadas às condições de vida que os camponeses tinham.
-
As evoluções tecnológicas ocorrem desde que o homem surgiu no mundo. Elas favoreceram, também, as corridas armamentistas entre nações imperialistas, em contextos expansionistas como o que precedeu a primeira guerra mundial.
-
Após a segunda guerra, o período da guerra fria favoreceu a evolução de tecnologias avançadíssimas ao passo que as duas grandes potências mundiais, rivalizando-se em terra, rivalizaram-se também no espaço.
-
A vida na cidade moderna significava mudanças incessantes. A cada instante, surgiam novas máquinas, novos produtos, novos gostos, novas modas, novas tecnologias.
-
A guerra travada entre dois blocos – capitalistas (EUA) e socialistas (URSS) e, como incremento desta empreitada, posteriormente nos contemplou com a internet, o boom do milênio, já no final dos anos 90, no século XX.
-
Com a expansão do conhecimento através dos recursos tecnológicos, houve a abertura para a inclusão do ensino a distância, possibilitando o acesso a educação de qualquer lugar do mundo.
-
Hoje, simultaneamente, nos comunicamos em tempo real com qualquer parte do mundo. A chamada globalização, advento que transformou a vida da população mundial, último marco da evolução tecnológica na era contemporânea, é o maior exemplo de como a tecnologia é capaz de superar a si mesma, sob a égide da “satisfação das necessidades e das demandas do homem”.