-
Criação do Serviço Florestal Federal
-
Revolução responsável pela ascenção de Getúlio Vargas. Durante sua ditadura, motivado pela escassez do combustível durante a Segunda Guerra, decretou algumas medidas conservadoras, como, o reflorestamento em margens de ferrovias, criação de parques nacionais e estação de pesquisa florestal.
-
Durante esse período ocorreu, no Brasil: criação do Parque Itatiaia (1937); a criação de unidades de conservação no Centro-oeste, efetivação da Primeira Floresta Nacional na Amazônia e a FLONA de Caxuanã, visando a transferência do capital nacional para o interior e a abertura de estradas; e 13 unidades de proteção da Mata Atlântica.
-
Obrigava os donos de terras a manterem 25% da área de seus imóveis com a cobertura de mata original.
-
Chamou atenção para o poder das de destruição das bombas atômicas, e a questão dos testes e das usinas nucleares chamaram atenção para o futuro da humanidade.
-
Apesar dos movimentos de defesa do meio ambiente de forma mais estruturada terem surgido no século XIX, apenas na segunda metade da década de 40, houve uma revolução ambiental, devido, principalmente, ao testes nucleares e ao aumento da indústria e do consumo.
-
Criação da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza, pelo governo federal. Que tinha como objetivo principal defender a fauna marítima, a flora aquática e fiscalizar a pesca no litoral.
-
A questão sustentabilidade ambiental começa a ocupar um lugar de importância no debate acadêmico e político. Ocorrendo a internacionalização da problemática do meio ambiente. A questão ambiental se torna um ponto de partida para outro movimentos sociais.
-
Criação do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal.
-
Fundação do Greenpeace
-
Ocorreu em Estocolmo, tendo dois grupos antagônicos; um deles julgava as preocupações com o meio ambiente desnecessárias e prejudiciais aos países em desenvolvimento, o outro defendia o emediato controle demográfico e econômico. Aparecendo assim, a necessidade de um crescimento econômico que respeitasse o meio ambiente.
-
É nesse período que ocorre a chamada "segunda onda verde internacional", devido o crescimento dos movimentos realionados ao meio ambiente, a consciência planetária, pela confirmação de fenômenos ecológicos globais e a catástrofes ocorridas. O Brasil sofre assim, grande pressão dos movimentos ambientalistas e de organismos financeiros internacionais, sendo realizado estudos de impactos ambientais para a realização de novos projetos. Ocorreu também a criação de 76 unidades de diferentes naturezas.
-
-
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
-
Formação da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento
-
Criação dos Estudos de Impacto Ambiental, e dos Relatórios de Impacto Ambiental, devido as projetos infra-estruturais que proliferavam por todo a país,
-
Esse termo, que começou a ser divulgado a partir de 1987, com a divulgação do Relatório Brundtland, coroborra para mostrar a necessidade de pensar na sustenbilidade do desenvolvimente e da união das nações para evitar uma catástrofe global.
-
Foi a primeira a tratar especificamente da questão ambiental, tendo um capítulo sobre o meio ambiente, e declarando como patrimônio nacional a Mata Atlântica, o Pantanal e a Floresta Amazônica. Além de instituir novas bases de aplicação de multa, a obrigação de recuperação dos ambientes degradados e lei para compensar pela exploração dos recursos naturais.
-
Nesse período, marcado pela Constituição de 1988, ocorreu a estimulação do envolvimento da população nas questões ambientais, divisão de responsabilidade e complementariedade entre as competências federais, estaduais e municipais e criação de mais unidades de conservação. Nesse período, consolidam-se as políticas do tipo indutor do desenvolvimento sustentável.
-
O IBDF é transformado no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Ambientais Renováveis (IBAMA), sendo responsável pela administração das unidades de conservação.
-
Ne década de 1990, foi criado o Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM) e o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), com o objetivo de contribuir para o monitoramento e controle ambiental da Amazônia.
-
O final do ano de 1990, foi marcado, também, pelo debate sobre os transgênicos.
-
O Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), foi uma iniciativa do governo brasileiro em parceira com a comunidade internacional e teve como finalidade o desenvolvimento de estratégias inovadoras para a proteção e o uso sustentável da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, associadas a melhorias na qualidade de vida das populações locais.
-
Teve como objetivo debater os problemas ambientais mundiais, tendo apresentado como resultado, a produção de alguns documentos oficiais fundamentais. Entre eles a Agenda 21, que tinha um ambicioso programa para implantação de um modelo sustentável em todo o mundo.
-
Criação do Ministério do Meio Ambiente ,Recursos Hídricos e Amazônia Legal (MMA).
-
Nessa confrência foi firmado o Protocolo de Kyoto, com o objetivo de se reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e o consequente aquecimento global, criando assim, diretrizes para amenizar o impacto dos problemas ambientais causados pelos modelos de desenvolvimento industrial e de consumo vigentes no planeta.
-
Conhecida como Lei das Águas, estabeleceu instrumentos para a gestão dos recursos hídricos de domínio federal
-
Lei de Crimes Ambientais que determina as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
-
Criação da Agência Nacional da Água, responsável, entre suas atribuições, pela cobrança do uso da água, constitucionalmente considera um bem público.
-
Ocorrreu em Joanesburgo, África do Sul, e também ficou conhecida como Rio+10. Nessa reunião constatou que poucas metas haviam sido cumpridas pelos países.