Curiosidades do Século 20

  • O ar-condicionado

    Willis Carrier, um engenheiro formado na Universidade de Cornell, desenvolveu um processo capaz de resfriar o ar, o fazendo circular por dutos resfriados artificialmente, processo também capaz de reduzir a umidade. Este foi o primeiro ar-condicionado contínuo por processo mecânico da história.
  • O liquidificador

    Os primeiros liquidificadores surgiram nos Estados Unidos. O modelo era uma espécie de liquidificador misturado com batedeira. O mesmo continha um motor elétrico movido à correia de transmissão, tendo sido usado principalmente na mistura de substâncias químicas e na fabricação de milkshakes. Em 1910, surgiram os primeiros liquidificadores para uso doméstico.
  • A televisão

    Em 1920, mediante trabalho do inglês John Logie Baird, baseado num invento de Nipkow, realizou as primeiras transmissões teste. Em 1926, o inglês Baird realizou uma demonstração no Royal Institute em Londres, assinando contrato com a BBC para experimentação em 30 linhas.
  • A caneta

    As canetas esferográficas, principal modelo usado atualmente, surgiram por meio do húngaro Ladislao Biro, o qual se baseou em uma caneta que não borrava e cuja tinta não secava no depósito, realidade constatada durante o uso das velhas canetas-tinteiro.
  • O microondas

    O efeito calorífico das microondas foi descoberto pelo americano Percy Spencer. Os primeiros fornos de microondas eram, porém, caros e pouco práticos. A partir de 1970 apareceram modelos menores e mais fáceis de operar.
  • O cartão de crédito

    Em 1949, o advogado Frank McNamara marcou um almoço em Nova York e, na hora da conta, percebeu que estava sem a carteira. A partir daquele episódio, McNamara teve a ideia de criar um cartão que pudesse ser usado para pagar contas depois de alguns dias. Com os sócios Ralph Schneider e Casey Taylor, criou a Diners Club, administradora do Diners Club Card, inicialmente aceito apenas em 27 restaurantes de Nova York.
  • O código de barras

    Em 1952, quando ainda eram estudantes de engenharia da Universidade Drexel, na Filadélfia, os americanos Bernard Silver e Norman Joseph Woodland foram responsáveis por patentear o código de barras, sistema utilizado até hoje e que facilitou a agilizou compras, especialmente em supermercados.