-
A primeira ambulância foi projetada em 1792 pelo barão Dominique Jean Larrey, médico de Napoleão Bonaparte, para retirar soldados feridos do campo de batalha sem aumentar os ferimentos. Juntamente com Pierre François Percy, ele estabeleceu uma equipa de motoristas de ambulâncias com cirurgiões e carregadores de maca. Foi usada pela primeira vez na invasão de Napoleão a Itália, em 1796-1797.
-
Alguns pesquisadores defendem que o relógio de pulso foi criado muito antes da guerra, porém o acessório começou a ser usado pelos soldados, já que os soldados precisavam de um jeito prático de saber as horas, e seu uso era muitas vezes obrigatório nas tropas, o que ajudou a popularizar o objeto.
-
O zíper não foi inventado durante a guerra, mas se popularizou por causa dela. Criado em meados do século XIX, foi aperfeiçoado em 1913, e utilizado pelas tropas dos Estados Unidos em suas roupas e equipamentos durante a 1ª Guerra e, nos anos 20, esse tipo de fecho passou a ser aplicado em todos os tipos de roupas, calçados e bolsas.
-
Aço que não enferruja nem sofre corrosão chegou ao mundo em 1913, o produto revolucionou a indústria metalúrgica e tornou-se um componente indispensável do mundo moderno. Os militares britânicos estavam tentando encontrar um metal mais adequado para armas. O problema era que o calor e a fricção produzidos pela passagem das balas enferrujavam os canos das armas.
-
Durante a guerra surgiu a ideia do primeiro objeto voador não tripulado, sendo projetado uma "bomba voadora” não tripulada. Este foi provavelmente o primeiro modelo de drone, projetado para decolar, voar até certa distância e depois parar e mergulhar no chão. Porém, o primeiro voo de teste falhou, os modelos seguintes não foram considerados muito confiáveis, mas a ideia do drone já estava consolidada.
-
Durante a Primeira Guerra Mundial, enfermeiras perceberam o potencial de absorção dos materiais utilizados para os soldados feridos, permitindo os primeiros esboços dos absorventes como conhecemos hoje. Em 1920, chegou às lojas americanas o primeiro absorvente íntimo da história.
-
Durante o início da Guerra Fria, o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas (magnetrons). Durante as muitas horas dedicadas ao serviço, ele percebeu que uma barra de chocolates em seu bolso havia derretido. Não demorou para que chegasse à conclusão de que o doce havia sido aquecido pelas micro-ondas. Depois, as pesquisas prosseguiram e a pipoca foi o primeiro alimento a ser preparado no mundo com a nova técnica.
-
Ao perceber que a tinta utilizada em jornais secava rapidamente, deixando o papel livre de borrões, o inventor húngaro László Bíró imaginou como poderia ser útil uma caneta com o mesmo tipo de produto em seu interior. A invenção só se popularizou com a eclosão da Segunda Guerra, quando a Royal Air Force necessitava de canetas que não vazassem tinta durante os combates aéreos. O bom desempenho trouxe sucesso para o inventor e substituiu as canetas-tinteiro.
-
O primeiro computador eletrônico do mundo, conhecido como ENIAC, começou a ser desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, mas só ficou pronto em 1946, durante a Guerra Fria. Utilizado basicamente para cálculos balísticos, peça fundamental no desenvolvimento da bomba de hidrogênio, por exemplo.
-
Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos buscavam um meio de comunicação e de armazenamento de dados que fosse descentralizado. Assim, a ARPA, agência militar especialmente desenvolvida para a criação desse projeto, financiou estudos e pesquisas acadêmicas que pudesse levar à criação da ARPANET, como era chamada a nossa querida internet naquela época. Antes o acesso a essa rede estava restrito para usos militares, sendo liberado também para o uso acadêmico e mais tarde para o público em geral.