criações das guerras

Timeline created by rjfjmjfhnhbegefhukd
In History
  • 1229

    dispositivo de visão noturna

     dispositivo de visão noturna
    Se os soldados podem contar com o auxílio dos óculos de visão noturna, isso se deve graças à invenção do dispositivo Zielgerät . Era uma lâmpada que emitia luz infravermelha, invisível a olho nu, mas clara como o dia para quem olhasse pela mira especial. O artefato pesava mais de 2 quilos e foi acoplado a fuzis de assalto Sturmgewehr 44, utilizados pelo Exército alemão.
  • serviço de ambulância

    serviço de ambulância
    Uma grande mudança no serviço de socorro médico se deu com as batalhas lutadas pela França em 1793. Na ocasião, os veículos de duas ou quatro rodas puxados por cavalos entravam no campo de batalha para atender os feridos e fornecer os primeiros socorros.
  • controle de tráfego aéreo

    controle de tráfego aéreo
    A única forma de comunicação com pessoas no solo era por meio de gestos com bandeiras ou luzes. Porém, isso mudou com a ajuda do Exército Americano, que instalou o primeiro rádio de comunicação em duas vias em um avião durante a Primeira Guerra Mundial.
  • aerossol

    aerossol
    O precursor da lata já havia sido patenteado em 1927, mas foi somente durante a guerra que o objeto ganhou as características modernas. Na campanha do Pacífico, os soldados precisavam se proteger dos mosquitos portadores da malária enquanto estavam dentro das tendas ou dos aviões. Assim, os pesquisadores americanos Lyle Goodhue e William Sullivan desenvolveram a primeira e pequena lata de aerossol pressurizado por um gás liquefeito.
  • caneta esferográfica

    caneta esferográfica
    Ao perceber que a tinta utilizada em jornais secava rapidamente, deixando o papel livre de borrões, o inventor húngaro László Bíró imaginou como poderia ser útil uma caneta com o mesmo tipo de produto em seu interior. A invenção só se popularizou com a eclosão da Segunda Guerra, quando a Royal Air Force necessitava de canetas que não vazassem tinta durante os combates aéreos.
  • helicópteros

    helicópteros
    Os primeiros projetos de helicópteros remontam à Idade Média, mas foi somente em 1936 que eles ganharam vida, com a introdução do Focke-Wulf Fw 61, da Alemanha, o primeiro operacional da História, e em 1940, durante a Segunda Guerra, com o Flettner Fl 282, o primeiro produzido em série. Como a tecnologia ainda estava em desenvolvimento, eles eram usados para fins de observação, transporte e evacuação médica.
  • mola maluca

    mola maluca
    Brinquedo que entra e sai de moda até hoje, as molas Slinky foram criadas acidentalmente durante a guerra. Na época, o engenheiro mecânico naval Richard James desenvolvia molas que seriam responsáveis por estabilizar os equipamentos sensíveis a bordo dos navios em viagens agitadas. Quando uma delas caiu no chão, ele notou que, em vez de rolar, o objeto se endireitou e ficou de pé. James percebeu que aquilo poderia ser um ótimo brinquedo — e acertou.
  • exploração espacial

    exploração espacial
    O primeiro objeto a chegar ao espaço foi o tétrico míssil balístico V-2, da Alemanha Nazista. Subia a até 174 quilômetros e voltava, na vertical, em velocidade hipersônica. O som só chegava depois e era rápido demais para ser visto no céu. Do nada, as pessoas eram vaporizadas. Os EUA e a URSS capturaram foguetes e, em 1946, um deles tirou a primeira foto do espaço. Os criadores do V-2 foram recrutados – Wernher von Braun, membro da SS, veria a Apollo 11 chegar à Lua por seu trabalho.
  • micro-ondas

    micro-ondas
    Durante o início da Guerra Fria, em 1945, o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares, mais precisamente na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas (magnetrons). Durante as muitas horas dedicadas ao serviço, Spencer percebeu que uma barra de chocolates em seu bolso havia derretido.
  • computador

    computador
    O primeiro computador eletrônico do mundo, conhecido como ENIAC, começou a ser desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, mas só ficou pronto em 1946, durante a Guerra Fria.
  • internet

    internet
    durante a Guerra Fria, os Estados Unidos buscavam um meio de comunicação e de armazenamento de dados que fosse descentralizado, isto é, que continuasse funcionando mesmo que parte dele tivesse sido bombardeada. Assim, a ARPA, agência militar especialmente desenvolvida para a criação desse projeto, financiou estudos e pesquisas acadêmicas que pudesse levar à criação da ARPANET, como era chamada a nossa querida internet naquela época.
  • produção em massa de antibióticos

    produção em massa de antibióticos
    Apesar de não ter sido inventada durante a Segunda Guerra Mundial, foi durante esse trágico evento histórico que a penicilina passou a ser produzida em massa pela primeira vez, com o objetivo de tratar milhões de pessoas de doenças como a sífilis e a gonorreia, que faziam vítimas em batalhões do mundo todo durante milhares de anos.
  • GPS

    GPS
    A implementação do GPS é baseada, parcialmente, em sistemas de navegação via rádio, como o LORAN ou o Decca Navigator, que foi usado na Segunda Guerra Mundial.