Images (51)

Sunji Nishimura

  • Shunji

    Shunji
    Shunji nasceu em 8 de dezembro de 1910, em Uji, província de Quioto. Era o segundo dos seis filhos de Shotaro e Toshi Nishimura. Aos 19 anos, formou-se Técnico em Mecânica na Escola Industrial Dai-Ichi Kogyo Gakko, em Kyoto. E começou a trabalhar na fábrica de carvão da família.
  • Shunji

    Em janeiro de 1931, Shunji ingressou na Escola Rikkokai, história à Igreja Metodista, que preparava jovens japoneses para a emigração. Pretendia ir para a Bolívia, mas escolheu o Brasil porque o governo brasileiro pagava a viagem. Embarcou no porto de Kobe, no navio Buenos Aires Maru, em 6 de fevereiro de 1932. Desembarcou no porto de Santos, em 22 de março.
  • Shunji

    Em 1934, voltou a São Paulo e matriculou-se no curso primário do Colégio Adventista Brasileiro, no bairro de Santo Amaro. Estudava oito horas por dia e sua própria escola. Um ano depois, o dinheiro acabou. Deixou a escola e conseguiu trabalhar em uma fábrica, como torneiro e soldador. O salário era tão baixo que muitas vezes almoçava pão com banana
  • Shunji

    Em fevereiro de 1939, Shunji decide tentar a sorte no interior do Estado. Tomou o trem em São Paulo com destino à região da Alta Paulista e desembarcou no ponto final da linha, a cidade de Pompeia, então um pequeno vilarejo, distante 472 milhas da capital.
  • Shunji

    Shunji Nishimura seguiu a Jacto Máquinas Agrícolas até 1972, quando a Empresa teve sua primeira diretoria nos moldes modernos e seu filho Jiro Nishimura foi presidente. O fundador passou a se dedicar ao desenvolvimento de projetos de novos produtos, como a primeira colhedora de café, e continua a orientar as decisões e estratégias da companhia. Faleceu em 23 de abril de 2010, aos 99 anos.