Evolução dos Conceitos de Saúde

  • 500 BCE

    Conceito (Intro)

    Conceito (Intro)
    O conceito de saúde não reflete da mesma maneira para todas as pessoas, sendo assim, definido mediante classe social, econômica, política e cultura.
  • 499 BCE

    "Mágico-Religioso"

    Diferentes religiões e culturas acreditavam que a doença era uma maldição ou a punição de um pecado. Os hebreus acreditavam que a doença era um sinal de desobediência divina. Já o Cristianismo, via como pecado e a cura uma questão de fé. No judaísmo, os hebreus se separavam de outros povos e acabavam se "prevenindo" das doenças. Em povos indígenas, o xamã era o encarregado de expulsar os maus espíritos dos doentes, mediante a rituais utilizando plantas e substâncias alucinógenas.
  • 460 BCE

    Hipócrates de Cós

    Considerado o pai da Medicina, o grego escreveu alguns manuscritos onde ele mostra uma visão racional da medicina e relata a existência de 4 fluidos essenciais no corpo corpo humano. Além disso, Hipócrates entendia a enfermidade como uma desorganização do organismo, que era influenciada tanto pelo meio interno quanto o meio externo. Sendo assim, defendendo o conceito saúde-enfermidade.
  • 1500

    Parcelsus

    O suiço acreditava que as doenças eram ocasionadas por agentes externos ao organismo. Então, como os processos no organismo são químicos, os melhor jeito para combater isso, seria na mesma moeda. Sendo assim, os remédios teriam que ser químicos também.
  • René Descartes

    No século XVII, Descartes acreditava que o corpo funcionava como uma máquina, mente-corpo. Além disso, com o desenvolvimento do estudo anatômico, ele percebeu que a doença poderia ser localizada nos órgãos.
  • François Xavier Bichat

    Seguindo a linha de raciocínio de Descartes, Bichat acreditava que o conceito de saúde era, o "silêncio dos órgãos".
  • Louis René Villerme

    Médico que publicou um relatório sobre a mortalidade nos bairros de Paris, onde concluiu que os lugares de baixa renda eram mais afetados.
  • William Farr

    Médico e pioneiro nas estatísticas de saúde. Farr se tornou diretor-geral do General Register Office, na Inglaterra. Em seus relatórios anuais era possível relacionar o número de mortalidade com a desigualdade apresentada entre os bairros sadios e não-sadios da Inglaterra.
  • -

    Começam a aparecer os blueprints e inquéritos estatísticos sobre a saúde.
  • Edwin Chadwick

    Chadwick não tinha nenhuma relação com a área da saúde, era advogado. Contudo, escreveu um relatório que se tornou famoso, chamado "As condições sanitárias da população trabalhadora".
  • "Public Health Act"

    O parlamento promulgou lei "Public Health Act", baseado no relatório de Chadwick, onde foi criado uma diretoria geral de saúde. Essa diretoria ficou encarregada de propor medidas de saúde pública e recrutar médicos sanitaristas. Sendo assim, dando início aos trabalhos de saúde publica na Grã-Bretanha.
  • Lemuel Shattuck

    Livreiro, ele faz um relato sobre as condições sanitárias no estado de Massachusetts, EUA. Com isso, é criada uma diretoria de saúde no estado, reunindo médicos e leigos.
  • John Snow

    Médico, fez um estudo pioneiro sobre a cólera em Londres, dando base para o nascimento da epidemiologia. Com isso, foi revelado que o corpo podia se expressar por número, via sinais vitais.
  • Louis Pasteur

    No final do século XIX, Pasteur descobriu a existência de micro-organismo e esses micro-organismos eram causadores de doenças, assim possibilitando o desenvolvimento de vacinas e soros. Chamada de Revolução Pasteuriana, as doenças estavam sendo identificadas e poderiam ser curadas ou previnidas.
  • Otto von Bismarck

    Conhecido como "chanceler de ferro", criou um sistema pioneiro de seguridade social e de saúde.
  • Sir William Beveridge

    Foi designado pela coroa inglesa a fazer um diagnóstico da situação do seguro social. Dezoito meses depois, Beveridge desenvolveu um plano dentro do Welfare System, chamado de Serviço Nacional de Saúde. Esse programa foi destinado a fornecer atenção integral à saúde da população, usando recurso dos cofres públicos.
  • Organização Mundial da Saúde (OMS)

    Em 7 de abril de 1948, dia mundial da saúde, a OMS divulgou uma carta implicando o reconhecimento e o direito à saúde e da obrigação do Estado na divulgação e proteção da mesma.
  • Marc Lalonde

    Titular do Ministério da Saúde e do Bem-estar do Canadá, e até então aplicando o modelo médico inglês no país, Marc desenvolveu um conceito no campo da saúde para analisar os fatores que podem, intervir na saúde e os fatores que a saúde pública deve intervir. De acordo com esse conceito, o campo da saúde abrange quatro pontos principais, sendo eles: biologia humana, meio ambiente, estilo de vida, e organização.
  • Conferência Internacional de Assistência Primária à Saúde

    Promovida pela OMS e a par de suas funções, a OMS havia desenvolvido alguns programas junto com os países-membros, com focos principais na malária e varíola.
    Além disso, foi demonstrado também, a grande desigualdade da saúde entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos. Com isso, foi destacado a responsabilidade que o governo tem de prover saúde e da importância da participação da comunidade para implementar os cuidados à saúde. Sendo assim, formando a base do sistema de saúde.
  • Constituição Federal

    Constituição Federal
    O princípio que orienta o Sistema Único de Saúde (SUS), foi decretado no artigo 196, que diz "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação".