-
O prefeito João Batista de Almeida construiu o cemitério, porém, não conseguia inaugurá-lo pois ninguém morria em Guarapari. Foi então que em 1916, dez anos depois, a cidade enfim viu um ataúde descer à cova. Mas a façanha não foi simples. Para inaugurar o Cemitério São João Batista foi preciso tomar emprestado um defunto da vizinha Beneventes, atual Anchieta. Assim nascia o personagem do prefeito Odorico Paraguaçu, que inspirou Dias Gomes a escrever a novela "O Bem Amado".
-
O Antigo Cemitério de São João Batista, cujo o nome foi dado em homenagem ao prefeito que aumentou o seu tamanho, Sr João Batista de Almeida, apelidado de Juca Brandão.
-
Discurso proferido em 1916, por ocasião de uma visita oficial do Presidente do Estado, Cel. Marcondes de Alves de Souza, por um vereador, mulato escuro, pernóstico e rábula da Comarca, o Sr. Belarmino Sant" Ana, na cerimônia inaugurado do cemitério da cidade:
- Exm°. Sr Presidente do Estado.
- Exm°. Sr Padre Frois, digno representante do senhor Bispo.
- Exm°. Autoridades Civis e Militares.
- Minhas Senhoras e Meus Senhores.
-
Guarapari é e sempre será o país da saúde e das maravilhas. Aqui nunca ninguém morre e nem se entristece, mesmo que queira. Tanto isso é uma verdade verdadeira que, para que fosse inaugurado este cemitério no dia de hoje, já feito e construído a mais de dez anos não se sabe para que e nem porque, foi preciso que arrastasse as pressas um defunto emprestado em Benevente, aliás um defunto morto da pior espécie, pois não passa de um molambo, como todos podem ver.
-
(Ouviu-se uma voz na multidão : "Cala boca negro burro.")
- Sou burro, sim, porém artista como uma locomotiva que gera no azul do firmamento.
-
Esse aparte que acabamos de ouvir, Senhor Presidente do Estado, é a prova provada, das razões porque esta merda de cidade não vai adiante e eu me recuso a continuar falando para ignorantes e analfabetos.
- Tenho dito. ( e desceu do palanque dando bananas para a multidão).
-
Nota: Até hoje esse discurso bestialógico é relembrado através daquela frase que ficou famosa: "Guarapari é um País calmoso e hereditário onde se respira o ar por conseqüência, vindo de um lado pelo oceano marital e de outro lado pelo oceano matagal".