The pacific soldados guerra 167410 (2)

BENEFICIOS GERADOS PELA GUERRA

  • AÇO INOX

    AÇO INOX
    No embalo de uma corrida armamentista pré-Primeira Guerra, o aço inoxidável estava em desenvolvimento para uso militar. O novo tipo de aço era invenção de uma pequena fábrica de armas na cidade inglesa de Sheffield. A nova liga interessou um dos engenheiros, que se dedicou a fazer talheres, apenas como experiência.
  • AVIOES

    AVIOES
    Eles faziam reconhecimento aéreo de áreas inimigas, realizavam bombardeios intensos, lançavam armas químicas e também combatiam os aviões do inimigo.
  • AMBULANCIA

    AMBULANCIA
    Preocupados com a integridade física de seus soldados, o Exército Espanhol contava com ambulâncias para buscar seus soldados. Os veículos tinham corpo de carroças e carruagens montado em chassis.
  • COMIDA ENLATADA

    COMIDA ENLATADA
    A fome era constante. Devido ao conflito, lavouras se perdiam, e a comida fresca era escassa. As grandes potências dependiam da comida de suas colônias, mas isso não era suficiente para alimentar população civil mais as tropas. Comida enlatada era relativamente fácil de produzir e entregar.
  • CHA EM SAQUINHO

    CHA EM SAQUINHO
    Descobertos por acaso em 1908 por um distribuidor americano que não soube usar corretamente a amostra de chá enviado por um importador inglês, os saquinhos de chá se popularizaram durante a Primeira Guerra a ponto de fazerem parte da ração dos soldados.
  • CHAMPAGNE

    CHAMPAGNE
    O vinho espumante da região de Champanhe, na França, obviamente já existia antes da Primeira Guerra. Mas ele era adocicado, quase totalmente voltado ao mercado russo. Com a guerra, a região de vinhedos como Taittinger e Veuve Cliquot foi bombardeada durante três anos, mas a produção foi feita internamente, em casas de champanhe, sem alterar a qualidade.
  • ZIPPER

    ZIPPER
    As forças armadas americanas compraram a invenção, especialmente a Marinha, introduzindo o chamado fecho-éclair em uniformes e botas. Mas a vida civil logo incorporou a nova praticidade.
  • RELOGIO DE PULSO

    RELOGIO DE PULSO
    Os relógios de pulso eram adornos femininos e eram pouco usados para marcar o tempo. Com a guerra de trincheiras, porém, não havia bolsos para os soldados usarem os relógios, e aí o relógio de pulso deixou de ser um artefato feminino.
  • PASSAPORTE

    PASSAPORTE
    Embora passaportes não fossem invenções novas, não eram unificados nem fiscalizados, de maneira que tinham valor quase nulo. A invenção do trem, na segunda metade do século 19, começou a espalhar populações por toda a Europa. Pouco antes da guerra estourar, a maior parte dos visitantes simplesmente ia e vinha para onde queria sem documentos.
  • BANCO DE SANGUE

    BANCO DE SANGUE
    Embora transfusão de sangue não fosse desconhecida no início do século 20, geralmente era feita diretamente de uma pessoa para outra. Um médico militar americano, Oswald Robertson, estabeleceu o primeiro banco de sangue no front, quando, em 1917, usou citrato trissódico para prevenir a coagulação.
  • TRENCH COATS

    TRENCH COATS
    Uniformes militares vinham mudando desde a Guerra da Crimeia, por um motivo simples: até então, quanto mais alta a patente, mais vistoso era o uniforme do soldado. Assim, marechais podiam ser vistos ao longe no campo de batalha, tornando-se alvos fáceis. Os trench coats foram desenvolvidos para resistir à chuva, com dragonas para colocar as insígnias, argolas para pendurar equipamento e bolso interno para arma de mão.
  • ABSORVENTES

    ABSORVENTES
    Durante a Primeira Guerra Mundial, os militares precisavam de uma forma mais eficaz para cobrir feridas e fazer a bandagem de soldados, ainda mais em um período em que o algodão se tornava escasso. Em1914, a companhia norte-americana Kimberly Clark descobriu que a polpa da celulose da madeira poderia virar mais do que simples papel, mas um material cinco vezes mais absorvente que o algodão, e significativamente mais barato, o cellucotton