Benefícios das guerras

Timeline created by TSERIES2
In History
  • Caneta esferógrafica

    Caneta esferógrafica
    Ao perceber que a tinta utilizada em jornais secava rapidamente, deixando o papel livre de borrões, o inventor húngaro László Bíró imaginou como poderia ser útil uma caneta com o mesmo tipo de produto em seu interior. A invenção só se popularizou com a eclosão da Segunda Guerra, quando a Royal Air Force necessitava de canetas que não vazassem tinta durante os combates aéreos. O bom desempenho trouxe sucesso para o inventor e substituiu as canetas-tinteiro.
  • Radar aéreo

    Radar aéreo
    O Radar foi a tecnologia revolucionária que foi inventada na década de 30 e que foi muito útil para fins militares durante a 2 ª Guerra Mundial. Foi criado pois os britânicos precisavam saber dos ataques de bombardeiros alemães.
  • Dispositivo de visão noturna

    Dispositivo de visão noturna
    à invenção do dispositivo Zielgerät 1229. Era uma lâmpada que emitia luz infravermelha, invisível a olho nu, mas clara como o dia para quem olhasse pela mira especial. O artefato pesava mais de 2 quilos e foi acoplado a fuzis de assalto Sturmgewehr 44, utilizados pelo Exército alemão. Recebeu o codinome Vampir, com significado óbvio.
  • Helicópteros

    Helicópteros
    Os primeiros projetos de helicópteros remontam à Idade Média, mas foi somente em 1936 que eles ganharam vida, com a introdução do Focke-Wulf Fw 61, da Alemanha, o primeiro operacional da História, e em 1940, durante a Segunda Guerra, com o Flettner Fl 282, o primeiro produzido em série. Como a tecnologia ainda estava em desenvolvimento, eles eram usados para fins de observação, transporte e evacuação médica.
  • M&M's

    M&M's
    Os M&M's foram criados em 1941 quando Forrest Mars viu soldados espanhóis a comerem pedaços de chocolate cobertos de açúcar, para o chocolate não derreter nos dedos, durante a Guerra Civil Espanhola. Foi em 1941 que os primeiros M&M's foram vendidos nos Estados Unidos. Na Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos recebiam do exército estes snacks devido à sua conveniência de transporte em qualquer clima; pouco depois disto o doce foi publicitado e tornou-se num grande sucesso.
  • Fita Adesiva

    Fita Adesiva
    A fita adesiva foi criada em 1943, por uma mulher chamada Vesta Stoudt. Ela trabalhava em uma fábrica, durante a Segunda Guerra,
    inspecionando o acondicionamento de munições.
    Foi durante esse tempo que ela percebeu o quanto as caixas de munições eram trabalhosas para serem abertas devido à vedação e o quanto isso poderia colocar os soldados em risco, nos campos de batalha. É por esse motivo, que ela criou a fita adesiva, que vedava as caixas ao mesmo tempo que se soltavam com mais facilidade.
  • Exploração espacial

    Exploração espacial
    O primeiro objeto a chegar ao espaço foi o tétrico míssil balístico V-2, da Alemanha Nazista. Subia a até 174 quilômetros e voltava, na vertical, em velocidade hipersônica. O som só chegava depois e era rápido demais para ser visto no céu. Do nada, as pessoas eram vaporizadas. Os EUA e a URSS capturaram foguetes e, em 1946, um deles tirou a primeira foto do espaço. Os criadores do V-2 foram recrutados – Wernher von Braun, membro da SS, veria a Apollo 11 chegar à Lua por seu trabalho.
  • Microondas

    Microondas
    Durante o início da Guerra Fria, em 1945, o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares, na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas. Durante as muitas horas dedicadas ao serviço, Spencer percebeu que uma barra de chocolates em seu bolso havia derretido.
    Não demorou muito para que engenheiro chegasse à conclusão de que o doce havia sido aquecido pelas micro-ondas.
  • Computadores

    Computadores
    Durante a guerra, o Eixo possuía uma carta na manga: era a máquina Enigma, usada para criptografar mensagens secretas. Essa tecnologia fez com que os britânicos criassem o Colossus, o primeiro computador eletrônico, em 1943. Do outro lado do Atlântico, os EUA desenvolveriam o Harvard Mark I, para o projeto Manhattan, que era eletromecânico, e o interesse levaria o Exército a patrocinar o Eniac, o primeiro computador moderno, que saiu após a guerra, em 1946.
  • GPS

    GPS
    Uma tecnologia que deriva de projetos criados com fins militares e para o uso em guerras. Antes restrito aos militares, o GPS está agora disponível no bolso de muitos civis. Porém, como o sistema é de criação do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e atende tanto a militares quanto a civis, a prioridade no uso do GPS é sempre das forças armadas daquele país.