Benefícios das guerras

Timeline created by facebooker_1564485497087876
In History
  • revolução francesa

    revolução francesa
    A Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia como classe social dominante, superando a aristocracia proprietária de terras, bem como a criação de novas instituições e novas formas de organizar a vida econômica, política e social que iriam se expandir para todo o planeta. Além disso, foi um marco na história da humanidade, porque inaugurou um processo que levou à universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais a partir da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
  • criação dos bancos de sangue

    criação dos bancos de sangue
    Antes da Primeira Guerra Mundial os médicos estudavam os vários tipos sanguíneos, suas propriedades e formas de fazer as transfusões, mas, durante a guerra, as duras batalhas forçaram o campo da hematologia a ter uma ação mais rápida para salvar a vida dos soldados. Assim, vários médicos começaram a fazer experimentos para descobrir uma nova forma de armazenar o sangue, e o médico Oswaldo Robertson foi muito importante, criando os bancos de sangue no campo de batalha na França.
  • criação dos antibióticos

    criação dos antibióticos
    A penicilina foi descoberta em 1928, pelo cientista escocês Sir Alexander Fleming, mas foi durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, que os médicos descobriram o potencial da penicilina para tratar as feridas dos soldados. Foi a partir daí que foram realizados experimentos para descobrir os limites e vantagens dos antibióticos.
    A aceitação do remédio foi tão grande que cerca de 400 milhões de unidades de antibióticos foram produzidas em 1943. Já em 1945, foram 650 bilhões de unidades por mês.
  • caneta esferográfica

    caneta esferográfica
    Ao perceber que a tinta utilizada em jornais secava rapidamente, deixando o papel livre de borrões, o inventor húngaro László Bíró imaginou como poderia ser útil uma caneta com o mesmo tipo de produto em seu interior. A invenção só se popularizou com a eclosão da Segunda Guerra, quando a Royal Air Force necessitava de canetas que não vazassem tinta durante os combates aéreos. O bom desempenho trouxe sucesso para o inventor e substituiu as canetas-tinteiro.
  • criação dos helicópteros

    criação dos helicópteros
    Os primeiros projetos de helicópteros remontam à Idade Média, mas foi somente em 1936 que eles ganharam vida, com a introdução do Focke-Wulf Fw 61, da Alemanha, o primeiro operacional da História, e em 1940, durante a Segunda Guerra, com o Flettner Fl 282, o primeiro produzido em série. Como a tecnologia ainda estava em desenvolvimento, eles eram usados para fins de observação, transporte e evacuação médica.
  • criação do Nylon

    criação do Nylon
    Lançado em 1938, serviu primeiro para escovas de dente e meias-calças femininas. A entrada dos Estados Unidos na guerra fez a demanda explodir, a ponto de só ser permitido que essa fibra sintética fosse usada na fabricação de objetos do universo militar, como paraquedas, tanques de combustível de aeronaves e redes de descanso. O governo até criou uma campanha para que as mulheres doassem as meias para a confecção de paraquedas. A raridade tornou o material um sonho de consumo.
  • criação da fita adesiva

    criação da fita adesiva
    A fita adesiva foi criada em 1943, por uma mulher chamada Vesta Stoudt. Ela trabalhava em uma fábrica, durante a Segunda Guerra Mundial, inspecionando o acondicionamento de munições. Foi durante esse período que Stoudt percebeu o quanto as caixas de munições eram trabalhosas para serem abertas devido à vedação e o quanto isso poderia colocar os soldados em risco nos campos de batalha, e por isso criou a fita adesiva para ajudar os soldados.
  • criação dos computadores

    criação dos computadores
    Durante a guerra, o Eixo possuía uma carta na manga: era a máquina Enigma, usada para criptografar mensagens secretas. Essa tecnologia fez com que os britânicos criassem o Colossus, o primeiro computador eletrônico, em 1943. Do outro lado do Atlântico, os EUA desenvolveriam o Harvard Mark I, para o projeto Manhattan, que era eletromecânico, e o interesse levaria o Exército a patrocinar o Eniac, o primeiro computador moderno, que saiu após a guerra, em 1946.
  • corrida armamentista

    corrida armamentista
    Trata-se de um confronto político e ideológico que resulta no incentivo à pesquisa e desenvolvimento de armas, bem como no aperfeiçoamento de táticas militares e quase todo conhecimento que temos hoje sobre tecnologia nuclear também se desenvolveu durante a corrida armamentista, e hoje é uma das formas mais eficazes em gerar energia. Os satélites também evoluiram bastante durante a corrida armamentista e hoje muitos sistemas são dependentes deles, como a TV, celular, o próprio GPS, etc.
  • corrida espacial

    corrida espacial
    A corrida espacial ocorreu na segunda metade do século XX entre a URSS e os Estados Unidos da América pela supremacia na exploração e tecnologia espacial com o objetivo de construir a primeira aeronave espacial tripulada em órbita e a chegada a Lua. Embora os dois países tivessem a mesma capacidade técnica e operacional, foram os soviéticos os primeiros a colocarem um satélite em órbita. No final, os Estados Unidos venceram a corrida, com o primeiro homem a pisar na Lua, Neil Amstrong.