• Novas descobertas no espaço

    Astrônomos baseados no Havaí anunciaram a descoberta de mais seis luas na órbita de Júpiter, elevando para 58 o número de satélites naturais conhecidos do Homem no maior planeta do sistema solar.
    A descoberta foi feita por David Jewitt e Scott Sheppard, da Universidade do Havaí, e Jan Kleyna, da Universidade de Cambridge.
  • A Revolução de Copérnico

    A renascença chegou na astronomia através dos estudos de Nicolau Copérnico, que propôs um modelo heliocêntrico do Universo. Seu trabalho foi defendido, ampliado e corrigido, pelas ideias de Galileu Galilei e Johannes Kepler.
  • Translação da Terra

    A translação da Terra é o movimento elíptico que a Terra realiza ao redor do Sol. Esse movimento, juntamente com a inclinação do eixo de rotação da Terra, é responsável pelas estações do ano. O movimento demora 365 dias e seis horas a ser realizado, isto é, na verdade, um ano não bissexto tem um défice de 6 horas e 4 minutos em relação ao real movimento de translação. Este défice, ao fim de 4 anos de "acumulação", origina 24 horas (6h x 4 anos = 24h) e é "compensado" com um ano bissexto.
  • Astronomia moderna

    No final do século XIX foi descoberto que, quando a Luz do Sol era decomposta, uma miríade de linhas espectrais era observada (regiões onde havia pouca ou nenhum luz). Experimentos com gases aquecidos mostraram que as mesmas linhas podiam ser observadas no espectro de gases, linhas especificas correspondendo a elementos específicos. Foi evidenciado que, elementos químicos encontrados no Sol (majoritariamente hidrogênio e hélio) também eram encontrados na Terra. Durante o século XX, a espectrosco
  • Primeira viagem ao espaço

    No dia 12 de abril de 1961 concretizou-se um dos grandes sonhos do Homem, a primeira viagem espacial. O cosmonauta Yuri Alexeyevich Gagarin ficou para a posteridade como o primeiro homem a entrar no espaço, completando a órbita terrestre em 1h48m, dentro da nave espacial russa Vostok