As invenções das guerras

Timeline created by maludmuniz
In History
  • AMBULÂNCIAS

    AMBULÂNCIAS
    o exército espanhol contava com um serviço que demonstrava preocupação com a integridade física de seus soldados. Apesar disso, o primeiro registro de uso desse tipo de veículo se deu em 1487, pela rainha espanhola Isabella I. Uma grande mudança no serviço de socorro médico se deu com as batalhas lutadas pela França em 1793. Na ocasião, os veículos de duas ou quatro rodas puxados por cavalos entravam no campo de batalha para atender os feridos e fornecer os primeiros socorros.
  • BOLSAS DE SANGUE

    BOLSAS DE SANGUE
    Antes da Primeira Guerra Mundial os médicos estudavam os vários tipos sanguíneos, suas propriedades e formas alternativas de fazer as transfusões, já que até 1915 isso só era possível de uma pessoa para outra, forma direta e instantânea. Mas, durante a guerra, as duras batalhas forçaram o campo da hematologia a ter uma ação mais rápida e atuante para salvar a vida dos soldados. O médico Oswaldo Robertson foi uma dos grandes destaques nesse segmento e desenvolveu o primeiro banco de sangue.,
  • PRODUÇÂO DE ANTIBIÓTICOS

    PRODUÇÂO DE ANTIBIÓTICOS
    Com o objetivo de tratar milhões de pessoas de doenças como a sífilis e a gonorreia, que faziam vítimas em batalhões do mundo todo durante milhares de anos Além de usarmos a penicilina até hoje para o tratamento de diversos males, ela também abriu as portas para outros medicamentos que se tornaram essenciais para os soldados. Remédios para malária, por exemplo, foram indispensáveis para a presença de combatentes norte-americanos no Pacífico Sul.
  • CHOCOLATES M&M'S

    CHOCOLATES M&M'S
    Os incríveis chocolatinhos confeitados surgiram na década de 30, durante a Guerra Civil Espanhola. Na época, o empresário americano Forrest Mars criou os confeitos para impedir que o chocolate derretesse e os soldados pudessem consumi-lo nos campos de batalha para repor as energias. Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, os M&Ms fizeram sucesso entre os soldados e foram inclusos na ração diária dos homem no campo de guerra.
  • FITA ADESIVA

    FITA ADESIVA
    A fita adesiva foi criada em 1943, por uma mulher chamada Vesta Stoudt. Ela trabalhava em uma fábrica, durante a Segunda Guerra Mundial, inspecionando o acondicionamento de munições. Foi durante esse período que Stoudt percebeu o quanto as caixas de munições eram trabalhosas para serem abertas devido à vedação e o quanto isso poderia colocar os soldados em risco, nos campos de batalha. É por esse motivo que Stoudt criou a fita adesiva.
  • FORNO DE MICRO-ONDAS

    FORNO DE MICRO-ONDAS
    Durante o início da Guerra Fria, o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares, mais precisamente na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas (magnetrons).
  • COMPUTADORES

    COMPUTADORES
    O primeiro computador eletrônico do mundo, conhecido como ENIAC, começou a ser desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, mas só ficou pronto em 1946, durante a Guerra Fria. Utilizado basicamente para cálculos balísticos, esse “cérebro gigante” foi peça fundamental no desenvolvimento da bomba de hidrogênio, testada pelo país em 1952.
  • INTERNET

    INTERNET
    Ainda durante a Guerra Fria, os Estados Unidos buscavam um meio de comunicação e de armazenamento de dados que fosse descentralizado. Assim, a ARPA, agência militar especialmente desenvolvida para a criação desse projeto, financiou estudos e pesquisas acadêmicas que pudesse levar à criação da ARPANET, como era chamada a nossa querida internet naquela época.
  • CAMERAS DIGITAIS

    CAMERAS DIGITAIS
    Desde o fim da década de 50 que governos têm enviado satélites espiões para a órbita terrestre. Sempre equipados com câmeras potentes para capturar imagens de territórios inimigos. O problema era que, a única forma de ter acesso a essas imagens era por meio do filme fotográfico liberado pelo satélite na atmosfera terrestre, então em 1976, a NASA colocou um fim nesse transtorno e lançou um satélite equipado com uma câmera óptico-elétrica capaz de transmitir as imagens em formatos digitais.
  • GPS

    GPS
    . A implementação do GPS é baseada, parcialmente, em sistemas de navegação via rádio, como o LORAN ou o Decca Navigator, que foi usado na Segunda Guerra Mundial. O sistema é de criação do Departamento de Defesa dos Estados Unidos com a prioridade no uso do GPS é sempre das forças armadas daquele país. O primeiro receptor foi testado em 1982.