Pele taca veja 430x470

As copas do Rei

  • O Rei

    O Rei
    Considerado o maior futebolista de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Rei Pelé, nasceu em 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, Minas Gerais. Único tricampeão mundial, o camisa 10, inciou sua carreira no futebol aos dezesseis anos, no Santos Futebol Clube. Foram dezoito anos atuando pelo clube do litoral paulista, ganhando destaque mundial e chegando a Seleção Brasileira de Futebol, no qual disputou quatro Copas do Mundo.
  • 1958: Estréia gloriosa

    1958: Estréia gloriosa
    Convocado para Copa do Mundo de 1958, na Suécia, o jovem menino de 17 anos, fez sua primeira partida oficial na competição contra a União Soviética, na terceira rodada do certame.
    Dali em diante, o atacante foi fundamental para a seleção brasileira, marcando gols em todos os jogos (6 gols ao todo), inclusive na final contra Suécia, registrando dois feitos, um deles antológico, considerado um dos mais belos gols já feitos em finais de Copa. O mundo conhecia um novo fenômeno, Pelé.
  • 1962: Bicampeão em apenas duas partida

    1962: Bicampeão em apenas duas partida
    Já conhecido mundialmente e considerado o maior de sua época, Pelé chegou otimista para Copa do Chile. Já na primeira partida do torneio, contra a seleção do México, Pelé deixou seu feito. Porém, no segundo jogo contra Thecoslováquia, o rei sofreu um estiramento muscular, o tirando do restante da Copa.
    Mesmo sem ele, a seleção brasileira guiada por Garrincha e Amarildo, conquistou o bicampeonato mundial ao vencer a Thecoslováquia na final, com gols de Zito, Amarildo e Vavá.
  • 1966: Caçado em campo, Pelé e Brasil vão embora mais cedo

    1966: Caçado em campo, Pelé e Brasil vão embora mais cedo
    Campeão das duas ultimas edições, o Brasil novamente era o grande favorito para conquistar o torneio. Porém, todo o favoritismo da seleção não foi prevalecido. Na primeira partida contra a Bulgária, Pelé marcou um gol na vitoria por 2x0. Apesar do triunfo, o camisa 10 saiu machucado da partida, ficando de fora do segundo jogo contra Hungria. Na terceira partida contra Portugal, o Rei foi caçado em campo, e logo nos minutos iniciais saiu contundido, acabava ali sua copa e da seleção.
  • 1970: Eternizado como o Melhor

    1970: Eternizado como o Melhor
    Aos 29 anos, Pelé já não era tão jovem e parte da imprensa criticava sua convocação. Focado em fazer uma copa melhor do que as duas anteriores, o jogador foi o grande destaque da competição. O camisa dez, foi responsável por liderar a grande seleção de 70, atuando em todas as partidas e marcando quatro gols, um deles o de empate, na final contra a Itália. O Brasil vencerá a partida por 4x1. Era seu terceiro titulo em copas, o único a ter tal feito até os dias atuais.
  • Rei de Copas

    Rei de Copas
    Ao todo foram quatro copas disputadas, treze jogos e 12 gols marcados. É o único jogador tricampeão, o mais jovem a disputar uma final de copa e balançar as redes em duas finais ( junto com Zidane).

    Com a seleção brasileira foram 115 partidas, chegando a marcar 95 vezes. Em 2015, a revista France Football, revisou a premiação de melhor jogador do mundo e escolheu Pelé como o melhor jogador em 7 ocasiões (1958, 59, 60, 61, 63, 64 e 70)