-
Gradualmente, o surgimento das cidades foi alterando a paisagem com construções, e a vida em sociedade foi se modificando com a "divisão do trabalho".
-
Neste período que começam a formar as primeiras polis. Havendo uma combinação de diferentes culturas. Os gregos adaptaram conhecimentos desenvolvidos em outras sociedades, para construção da sua forma de vida e organização social. Os povos eram conectados, especialmente por vias maritacas,já que muitos deles eram navegadores e comerciantes. O fim deste período foi marcado por invasões persas e o desenvolvimento do que chamamos de Período Clássico.
-
Eles se instalaram em uma estreita faixa de terra no Mediterrâneo. Esse povo se caracterizou pela arte de navegação e pelo intenso comércio, por isso no mediterrânico tinha-se muitas rotas fenícias comerciais. Além disso também se organizaram em cidades-estados.
-
Nesse período sua capital era Mênfis, situada no delta do Nilo, mesmo período em que foram construídas pirâmides como: Quéops, Quéfren e Miquerinos. nesse período também começou a ser usada a irrigação, que desencadeou em uma expansão agricola.
-
Nesse período houve a reunificação política. Governos fortes expandiram o domínio para o sul do Egito e a capital foi transferida para Tabas e o comércio foi favorecida pelas trocas com áreas do Mediterrâneo.
-
Antes de se estabelecer o domínio babilônico. a mesopotâmia viveu outras disputas que tinham como finalidade impor sua hegemonia sobre as de mais. Seu domínio imperial e unificado foi imposto por Hamurábi. A principal realização desse período foi a publicação do código de Hamurabi (com o princípio: olho por olho, dente por dente) esse código ditava o poder exercido pelo rei, este tendo responsabilidade com os seus súditos.
-
Abraão teria ouvido uma mensagem divina pedindo que ele conduzisse seu povo (os hebreus) à Terra prometida, levando-os à Canaã, uma história decisiva desse povo.
-
Nessa época muitos hebreus migraram para o Egito. No Egito os hebreus foram escravizados por mais de 400 anos pelos faraós. Depois desse longo tempo Moisés os conduziu á liberdade.
-
Nesse período houve a consagração da capacidade militar egípcia e a conquista de regiões da Ásia. As áreas conquistadas tinham que pagar tributos e ceder escravos para os seus novos senhores.
-
A região onde se desenvolveu a cidade de Sidon começou a ser habitada por volta de 4000 a.C. Essa cidade foi um centro comercial importante dos fenícios e, por volta do século X a.C., disputava a hegemonia da região com outra cidade-estado fenícia: Tiro. A decadência de Sidon aconteceu exatamente na época da aliança de Tiro com o Reino de Israel.
-
Essas regiões eram formadas por nomos, que nada mais eram que divisões de governo. Cada nomo possuía sua divindade principal e cultuava milhares de deuses, tinha seus líderes, seus templos, seus sacerdotes e era muito organizado.
-
Os Assírios habitavam a região norte da Mesopotâmia e estavam fortemente militarizados, alguns séculos mais tarde conquistaram a região da Babilônia, Armênia, Síria, Palestina e Egito com o objetivo de obter vantagens comerciais benefícios econômicos e tributos de guerra.
-
Este governo se caracterizou pela organização administrativa que promoveu nas extensões do império assírio. Os comandantes do exército estavam entre os mais poderosos membros da sociedade, que era essencialmente militarizada, fator que contribuía para a tendência expansionista dos assírios. Além da formação de uma biblioteca que possuía cerca de 30 mil peças . Muito do que se sabe sobre a Mesopotâmia foi encontrado nos resquícios dessa biblioteca
-
Após os caldeus terem derrotados os assírios, a Babilônia passou a ser dominada pelos caldeus. Com a morte do rei assírio , o governante da Babilônia, reafirmou alianças com os povos medos e persas e concretizou a derrota assíria.
-
Nessa época as tribos do sul rebelaram-se e fundaram o reino de Israel e as tribos leais ao filho de Salomão criaram o reino de Judá. Com a divisão os hebreus se enfraqueceram e foram subjugados pelos asiáticos e com isso o templo de Jerusalém foi destruído e vários hebreus foram levados ao cativeiro para a Babilônia.
-
Os hebreus foram libertados quando o rei persa Ciro dominou a Babilônia e deu autorização para os hebreus regressassem a Judá. imagem do rei Ciro