América colonial espanhola

  • 2016 BCE

    Contexto Histórico

    Antigo sistema colonial. Colônias a periferia do sistema e a metrópole o centro do sistema. Manter o superávit comercial. Crise do Absolutismo (Antigo Regime), Expansão do Iluminismo com liberalismo econômico que equivale livre comércio e liberalismo político que há autonomia política e fiscal. Guerras Napoleônicas desencadeou enfraquecimento da Espanha. Revolução Industrial: pressão pelo fim do exclusivo metropolitano. Guerra de Sucessão (Espanha) Morte de Carlos II (1700/rei da Espanha).
  • 2016 BCE

    Formas de Colonização

    Povoamento:
    Minifúndio, policultura, trabalho livre, mercado interno
    Exploração:
    Latifúndio, monocultura, trabalho escravo, mercado externo.
  • 2016 BCE

    Economia

    Se baseia na mineração, agricultura, pecuária, sistemas de frotas anuais, sistemas de portos únicos e trabalho compulsório. A base da economia espanhola eram, especialmente da Bolívia, a prata e também o ouro de outras colônias. A mineração foi responsável pelo crescimento de outras que eram ligadas, como, a agricultura e a criação de gado necessários para o consumo de quem trabalhava nas minas. Quando a mineração decaiu, a pecuária e a agricultura, passaram a ser as atividades básicas.
  • Sep 17, 1512

    Trabalho Compulsório

    Destaque para a encomienda, termo que significa “recomendar” ou “confiar” esse regime deixava comunidades indígenas inteiras sob os cuidados de uma encomendero que poderia utilizar a mão de obra dos índios; havia também a mita que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios, ainda recebiam uma quantidade de minério conhecida como partido.
  • Comércio Triangular

    Relação econômica entre América, Europa e Africa. A estrutura administrativa da América colonial espanhola caracterizou-se pela divisão do território em oito áreas administrativas, chamados de vice-reinos e a as capitanias-gerais. Órgão administrativo era o Conselho das Índias, presidido pelo rei da Espanha. Decisões de maior importância em relação a colonia. Casas de Contratação, administração do comercio colonial. Havia também cabildos ou ayuntamentos (administração local) e audiências.
  • Sociedade hispano-americana

    Chapetones, espanhóis nativos que monopolizavam todos os altos cargos administrativos coloniais; criollos descendentes de espanhóis nascidos na América; mestiços resultado da miscigenação entre bancos e índios; as comunidades indígenas sem nenhum tipo de direito, explorados como trabalho compulsório ou dizimadas; nas áreas da atual México, América Central e ilhas do Caribe, havia os escravos negros.